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Mensagem por benicl em Sab 10 Ago 2019, 20:26

Tema: A importância do saneamento básico nas cidades brasileiras

"A partir do segundo quartel do século anterior, o Brasil passou a ser uma nação majoritariamente urbana, consequência do êxodo rural provocado pela industrialização. Nesse contexto, torna-se impreterível discutir acerca dos fatores corroborantes do desenvolvimento humano nas cidades brasileiras, dentre eles, o saneamento básico, importante no âmbito sociopolítico, fundamental para a melhora da saúde pública.
Em primeiro lugar, é imperioso destacar que a Constituição Federal de 1988, lei máxima do país, garante a todos os cidadãos não só o direito à vida, como também a dignidade. Diante disso, o acesso a uma infraestrutura sanitária proporciona aos indivíduos o pleno usufruo dessa garantia, pois evita a exposição desses à condições inumanas, tais como esgoto exposto nas ruas. Depreende-se, portanto, a importância social e política do saneamento básico.
Não obstante, o acesso à rede de esgoto, à água encanada e à coleta de lixo pode ser considerado uma política de prevenção de doenças. Desse modo, a presença do saneamento básico nas cidades diminui a ocorrência de enfermidades típicas de locais carentes dessa infraestrutura, como a leptospirose. Por conseguinte, evita-se a superlotação de hospitais e clínicas do SUS - Sistema Único de Saúde. Nota-se, pois, a contribuição positiva da infraestrutura sanitária para a saúde pública.
Diante do exposto, nitidifica-se a necessidade do Poder Público continuar aprimorando a infraestrutura sanitária das cidades. Portanto, o Governo Federal deve, por meio da promulgação de lei, desburocratizar processos adstritos ao planejamento e às licitações de obras relacionadas ao saneamento básico nas cidades, com o fito de torná-los políticas públicas para o cumprimento da Constituição Federal, além de minorar a superlotação da rede pública de saúde.
Assim, espera-se que a consequência da tomada de tais medidas seja a melhora do desenvolvimento humano nas áreas urbanas brasileiras."

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Mensagem por MFaraday em Dom 11 Ago 2019, 10:12

Bom dia;
Tentarei pontuar por conceitos, destacando os pontos positivos e negativos; Peço desculpas por qualquer equívoco, não sou grande conhecedor da língua portuguesa nem professor da área, apenas outro estudante que também treina muita redação;
No critério de uso da norma padrão da língua culta você apresenta um vocabulário formal, bem diversificado, sem equívocos no uso de vírgulas; Apenas percebi um ou dois erros de crase, que são considerados desvios leves; Acredito que nesse quesito é pertinente uma pontuação de pelo menos 180 pontos;
Na coesão textual, você utiliza bons recursos, a redação possui um bom ritmo; Eu apenas atentaria à repetição de palavras, como melhora (que poderia ser substituída por melhoramento ou melhoria); 180 pontos, pelo menos, nesse critério, são justos;
Na argumentação, foram apresentados argumentos coesos e razoavelmente explorados; Há conexão entre o que foi apresentado; Talvez uma correção mais rígida possa dizer que o candidato aproximou-se do senso comum, mas acredito que pelo menos 160 pontos seriam alcançados nesse critério;
Na relação de outros conteúdos com o texto, você relacionou conceitos do SUS e da constituição Federal, mas talvez teria sido bacana apresentar algum filósofo ou pensador; 160 pontos, no mínimo;
Para a conclusão, acredito que 180 pontos sejam justos. Você respondeu as quatro questões básicas, mas a proposta não é 100% inovadora; 180 pontos.
Espero que tenha sido uma correção justa.
Abraço.

MFaraday
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Mensagem por Ullysses em Seg 12 Ago 2019, 03:09

1) A partir do segundo quartel do século anterior, o Brasil passou a ser uma nação majoritariamente urbana, em consequência do êxodo rural provocado pela industrialização. 


o saneamento básico, o qual é importante no âmbito sociopolítico



- Até poderia deixar como aposto, mas tendo em vista que o Enem avalia coesão, é preferível usar conectivos e pronomes relativos, concorda?


2)  importante no âmbito sociopolítico e fundamental para a melhoria da saúde pública.


3) você não colocou nem a problematização nem a tese no primeiro parágrafo. Observe que ele todo tem o caráter contextualizador, uma vez que é inteiramente expositivo. Além disso, a primeira frase está totalmente desconectada da segunda. Lembra da regra que te falei, de que "uma frase puxa a outra"? Não foi aplicada nesse caso. Basicamente, o que você escreveu foi "O Brasil é majoritariamente urbano. Precisamos discutir sobre o saneamento básico". Falta mencionar em que aspecto o saneamento básico está relacionado com a urbanização, criar um link, que seria exatamente a problematização. Daí vem a importância de seguir a fórmula "contextualização + problematização + tese" na introdução, tá vendo? Coloque algo como "nesse contexto, uma das principais consequências decorrentes desse processo consiste na má qualidade dos serviços de saneamento oferecidos pelos governos municipais, o que é ruim porque gera isso e isso, blablabla". Claro que não com essas palavras, mas com essa ideia.


Já a tese precisa ter caráter argumentativo, obviamente, assim como introduzir os argumentos. Ao colocar "torna-se impreterível discutir", a tese é tão vaga que nem dá pra chamá-la de argumentativa. O que você está propondo não é meramente "discutir" sobre saneamento básico, e sim que a garantia ao acesso ao saneamento básico seja plenamente efetivada na sociedade brasileira, como forma de promover o direito à dignidade da pessoa humana e de melhorar a qualidade dos serviços de saúde pública oferecida à população, algo assim. Seja mais específico. 


4) * não só o direito à vida, como também à dignidade - erro de crase e falta de paralelismo 


5) à a condições inumanas


6) pois evita a exposição desses  destes 


7) usufruto 

Coolimpreterível discutir acerca dos fatores corroborantes do desenvolvimento humano (imprecisão vocabular - substituir por decorrentes)
* processos adstritos ao planejamento (adstritos = associados, porém com sentido de "exclusivos"). Evite pegar aquelas palavras do sinonimos.com. Se for usá-las, pelo menos tenha certeza de que as está empregando corretamente. No caso, pesquise exemplos de frases em que elas foram empregadas. Smile


9) evita a exposição desses a condições inumanas, tais como ao esgoto exposto nas ruas (falta de paralelismo) 


10) No terceiro parágrafo, você expôs a causa e a consequência, mas não explicitou o nexo causal (isto é, de que modo o saneamento básico reduziria a ocorrência de doenças?). Sempre que você utilizar o recurso argumentativo de causa-consequência, precisa colocar o nexo causal também, OK? No segundo parágrafo você fez isso, em "pois evita a exposição desses a condições inumanas, tais como ao esgoto exposto nas ruas". 


Edit: o que eu quis dizer por "nexo causal" foi que você deve vincular a causa à consequência, de maneira a comprovar que esta é provocada por aquela. Caso contrário, seu argumento é inválido, já que você poderia muito bem estabelcer relação de causalidade entre dois elementos não associados. 


Falta de saneamento básico (causa) > exposição a condições desumanas (sustentar com exemplos) > desrespeito ao princípio de dignidade da pessoa humana, defendido na DUDH.
Falta de saneamento básico (causa) > exposição a condições insalubres (sustentar com exemplos) > desrespeito ao direito à saúde, defendido na CF88.


11) exposto a céu aberto - imprecisão vocabular. Somente "exposto" não exprime a gravidade do problema. "A céu aberto" funciona como um modalizador.


12) Assim, espera-se que a consequência da tomada adoção de tais medidas seja a melhoria do desenvolvimento humano nas áreas urbanas brasileiras."


Última edição por Ullysses em Qua 14 Ago 2019, 13:17, editado 3 vez(es)
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Mensagem por Ullysses em Seg 12 Ago 2019, 04:11

13) Proposta de intervenção agora...
Desde 2015, não é exigido que a proposta de intervenção seja original, devendo ser apenas bem especificada e viável, e desde 2017, é preciso haver apenas uma proposta de intervenção. Então, a originalidade da proposta e a qtd. de soluções não interferem na nota. A proposta também está bem construída, já que contém todos os elementos (quem, o quê, como, por quê). No caso de temas sociais, eu também sugiro que você coloque "onde" ou "para quem", já que as principais medidas devem ser direcionadas às áreas ou às populações de risco. Mas, cara, "desburocratizar" é muito inviável. Se existe burocracia, é porque ela é importante. Está fora de cogitação colocar isso como proposta de intervenção. 

Coloca, sei lá, que as Universidades devem realizar pesquisas com o intuito de desenvolver tecnologias de baixo custo para tratar a água, e que, posteriormente, ONGs poderiam captar recursos doados pela sociedade civil e realizar mutirões para distribuir tais equipamentos e ensinar as técnicas desenvolvidas nas regiões mais vulneráveis...  

Outra coisa: a exigência de apenas uma proposta de intervenção não extingue a necessidade de elas remeterem aos dois argumentos. Não foi o caso desse texto, mas já que lembrei, vou deixar a dica haha. 


14) Os únicos conhecimentos de mundo do texto foram citar a CF88 e o processo de urbanização do Brasil, e bem vagamente. Quando eu disse que outra opção além de referenciar pensadores e teorias consiste em mencionar fatos, não estava me referindo a conhecimento de senso comum. Naquele texto que te mandei no privado, por exemplo, a autora citou o fato de a formação em Libras nos cursos de licenciatura acontecer por tempo insuficiente à aquisição de fluência na língua, algo assim, além de ter citado um filósofo na introdução, se não me engano. Na parte de urbanização, por exemplo, você poderia ter citado algo de Geografia, por exemplo, Milton Santos. Podia também ter citado a política sanitarista de Osvaldo Cruz, fazer uma crítica a ela e propor adequá-la às necessidades contemporâneas etc. E quando for adicionar alusões, lembre-se de contextualizá-las com o argumento, para o texto não virar um mosaico de ideias embaralhadas.

15)  "Não obstante" no início do terceiro parágrafo... "Não obstante" ao quê? Lembre-se da regra de "uma frase puxa a outra". Esse conectivo não tem relação nenhuma com a ideia com que o parágrafo anterior foi concluído. Seria melhor substituir por um articulador aditivo.

Competência 1: 80
- Erros reincidentes no uso da crase + falta de paralelismo em mais de um trecho: -40 pontos
- Recorrência de imprecisão vocabular: -40 pontos
- Grafia incorreta de mais de uma palavra em relação à modalidade formal da língua + repetição de palavras: -40 pontos

Competência 2: 120/160
- Embasamento em conhecimento de senso comum na maior parte do texto e/ou repertório sociocultural não produtivo: - 40 pontos (dependendo do corretor)
- Tese implícita/ausente: -40 pontos 

Competência 3: 160/200
- Ausência de nexo causal no terceiro parágrafo: -40 pontos (dependendo da atenção do corretor)


Competência 4: 120
- Falta de articuladores remissivos (vide observação n. 1) 
- Uso inadequado de conectivos (vide observação n. 15): -40 pontos;
- Introdução pouco articulada (vide observação n. 2): -40 pontos.

Competência 5: 160
- Solução inviável e inadequada.


Última edição por Ullysses em Qua 14 Ago 2019, 12:51, editado 4 vez(es)
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Mensagem por Ullysses em Seg 12 Ago 2019, 04:28

Sugestões:

1) Para a diversificação do vocabulário:
- Com base nos textos já escritos, faça uma lista das palavras mais recorrentes e procure sinônimos para elas;
- Procure uma lista de sinônimos para conectivos na internet;
- Leia essas listas antes de escrever, inclusive, no dia da prova oficial;
- Antes de escrever o texto, identifique os termos-chave da proposta de intervenção, e liste sinônimos para eles, assim como palavras relacionadas. Além de pensar em alguns, você pode procurar outros sinônimos nos textos motivadores. Isso facilita muito a escrita depois. Por exemplo, no tema "publicidade infantil em questão no Brasil", os termos-chave seriam:
1) Publicidade infantil: mídia, propaganda, manipulação midiática, estratégias de marketing, anúncios publicitários;
2) Infantil: pueril, criança, púberes, infantes, infância, menores de 12 anos, filhos (se for citar os pais)
3) Brasil: país, nacional, brasileiro, sociedade, território nacional, meio social

* Isso te economiza bastante tempo durante o processo de escrita, já que não vai precisar quebrar o raciocínio para procurar sinônimos. Além disso, você pode riscar as palavras que já usou ou, pelo menos, contar a incidência de cada uma, de modo a evitar a repetição dos termos em posições próximas ou paralelas

2) Para a diversificação do repertório sociocultural
- Consulte alguns dicionários de alusões que algumas pessoas já fizeram, ou complemente o seu:
https://www.vestgeek.com/dicionario-alusoes-enem/
- Pense no que você tem estudado das outras matérias.

3) Para a elaboração de uma proposta de intervenção viável
- Pense em políticas que já estão sendo implantadas e pense em formas de aprimorá-las;
- Pense em como cada agente de intervenção (ONGs, Poder Executivo, Poder Legislativo, Universidades etc. etc) poderia agir;
- Escreva na fórmula: cabe a QUEM fazer O QUÊ, do modo COMO, a fim de POR QUÊ;
- Simule que você, de fato, fosse eleito como responsável por adotar uma medida para resolver o problema. Pense que toda a sociedade civil estaria sob sua responsabilidade. O que você faria, nesse caso?
- No COMO, seja bem realista e específico (na medida em que o espaço da folha de redação permite), de forma a citar os recursos e procedimentos necessários à efetivação da proposta;
- Se houver uma população ou região mais vulnerável, especifique a ONDE ou A QUEM essas medidas devem ser direcionadas (nesse caso, um dos parágrafos argumentativos deve explicitar qual é essa população).

Espero ter ajudado (fiquei mais de duas horas escrevendo haha)  cheers


Eu sinceramente acho que você deveria continuar escrevendo no estilo da redação sobre escravidão moderna. Estava bem superior.
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Mensagem por benicl em Qua 14 Ago 2019, 13:40

Olha, sinceramente eu não sei mais de nada. Não adianta eu tentar ficar escrevendo e enlouquecendo e minhas redações piorando em vez de melhorar.
Não é todo tema que consigo fazer igual a escravidão moderna. Minha cabeça já está um nó pois tenho que rever matemática, tentar aprender física para não reprovar na escola e ainda estou fazendo um artigo de opinião...Tudo isso junto com aqueles fatores que já falei, está insustentável é a minha situação.

Quem sou eu para discutir com quem já tirou nota 1000, mas minha redação do ano passado era infinitamente pior do que essas que faço e tirei 640. Suas correções são bem detalhadas e rígidas, mas, sei que devo me preparar para o pior, que os corretores são profissionais de Letras, mas será que os corretores que passam em média 45 segundos com uma redação irão fazer uma análise tão aprofundada?

E outra, parece que quanto mais estudo mais erro. Ano passado não sabia nada de concordância/regência tirei 160, agora, no terceirão, estudo sobre isso e tiro 80? Sinceramente, isso me desanima muito pois não evoluo com os treinos. Longe de menosprezar seu esforço me ajudando, mas muitas vezes falam que não é assim. Mas estou perdendo as esperanças, ENEM/vestibular já estão me subindo a cabeça.

Eu não quero Medicina. Então não preciso ficar procurando ser sempre o melhor. Isso só me faria mal pois sei que sendo realista não tenho como fechar a prova do ENEM e a redação com o meu contexto de vida. Só quero tirar uma nota acima de 650 (geral) pois é o mínimo que dá para um curso do meu interesse.

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Última edição por benicl em Qua 14 Ago 2019, 14:06, editado 1 vez(es)

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Mensagem por benicl em Qua 14 Ago 2019, 13:47

Para ver a abstratividade - nem sei se essa palavra existe - do tema nem você soube o que colocar na intervenção. Eu odeio esses temas sobre "A importância de..." e sei que me darei muito mal se cair um assim no dia.

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Mensagem por Ullysses em Qua 14 Ago 2019, 14:14

Essa correção foi mais rígida mesmo.
Na minha opinião, você pode relaxar na Competência I, já que os corretores costumam deixar escapar muita coisa mesmo, principalmente erros de paralelismo, repetição de palavras e imprecisão vocabular. Quando for revisar, antes de passar a limpo, só presta atenção em crase, concordâncias verbal e nominal, vírgula, colocação pronominal e ortografia. Esses erros são muito visíveis e imperdoáveis. 

Observe que é a primeira vez que te dou nota baixa nessa competência, porque, de fato, essa redação tem mais desvios gramaticais que as anteriores. Talvez você esteja cansado. Eu sei que esse período de vestibular é difícil, mas tenta relaxar um pouco. Inteligência emocional é mais importante que seu conhecimento.

Outra coisa que acontece é o seguinte: o que tira ponto é reincidência de erro. Portanto, certa redação pode apresentar muitos erros a mais que outra, em termos quantitativos, mas, se aquela apresentar erros do mesmo tipo (por exemplo, somente erros de crase), vai obter uma nota maior que esta última, caso esta apresente desvios de vários tipos. 

Vou te chamar atenção apenas para: 
- tese implícita;
- uso inadequado de conectivo (foi a primeira vez que percebi isso numa redação sua). Esse "não obstante" te tiraria 40 pontos.
- introdução pouco articulada. Você PRECISA seguir a fórmula "contextualização + problematização + tese" no Enem. Ou seja, você precisa mostrar que soube interpretar o tema na contextualização, que identificou o problema associado a ele na problematização e que se posicionou acerca dele na tese.

Abraço.
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Mensagem por Ullysses em Qua 14 Ago 2019, 15:22

@benicl escreveu:Para ver a abstratividade - nem sei se essa palavra existe - do tema nem você soube o que colocar na intervenção. Eu odeio esses temas sobre "A importância de..." e sei que me darei muito mal se cair um assim no dia.

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Eu nunca vi problema quanto a esse aspecto nos seus textos.
De toda forma, nesse caso, para não tangenciar o tema e, ao mesmo tempo, conseguir problematizá-lo, é importante estabelecer uma dualidade:
- Avanços x desafios - tese = apesar de avanços no âmbito (legislativo, político, econômico, social, ambiental etc), o problema persiste. No desenvolvimento do teste, você trabalha mais essa ideia, utilizandos os recursos argumentativos (causa x nexo causal x consequência, exemplos etc). Esse é o seu ponto mais forte, na minha opinião. 
- Vantagens x desvantagens 
- Movimentos conservadores x movimentos ativistas / de resistência
- Ou qualquer outro esquema dualista que você inventar
No tema sobre a Lei Seca, por exemplo, era exigido estabelecer a dualidade vantagens x desvantagens, conforme explicitado no manual da redação.
Já os problemas sociais, em geral, apresentam apenas lados negativos. Seria esdrúxulo ver vantagem em preconceito, fome, desigualdade social etc. Por outro lado, o esquema avanços x desafios funciona bem nesse texto, assim como causas x consequências, ou mesmo desafios x desafios etc. 

Não precisa se limitar. Acho que a esquematização do seus textos é extremamente lógica e organizada. Outro ponto forte.
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