PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como ter bons argumentos

2 participantes

Ir para baixo

Como ter bons argumentos Empty Como ter bons argumentos

Mensagem por yriuss16 Dom 27 Mar 2016, 13:54

Como posso identificar bons e maus argumentos? Que livros ler? Eu tenho uma boa noção da estrutura de um texto dissertativo, mas ainda não entendo como os corretores avaliam esses pontos.

yriuss16
Iniciante

Mensagens : 41
Data de inscrição : 23/05/2015
Idade : 26
Localização : Paulista,Pernambuco, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como ter bons argumentos Empty Re: Como ter bons argumentos

Mensagem por Convidado Dom 27 Mar 2016, 14:06

Um bom argumento defende a tese que foi colocada na introdução.

Além disso, vc vê que é um bom argumento quando envolve conhecimento de áreas diferentes(química, física, biologia, sociologia, filosofia...) enfim, tudo que vc aprendeu no ensino médio e também coisas que vc leu por ai em jornais de alguma notícia(dados estatísticos e pesquisas de órgãos governamentais ou ONGs).

 
Segundo o guia do enem: 
"ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS – São recursos utilizados para desenvolver os argumentos, de modo a convencer o leitor, como: ƒ exemplos; ƒ dados estatísticos; ƒ pesquisas; ƒ fatos comprováveis; ƒ citações ou depoimentos de pessoas especializadas no assunto; ƒ alusões históricas; e ƒ comparações entre fatos, situações, épocas ou lugares distintos.


Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativoargumentativo em prosa.

E a nota por isso: 200 pontos Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.


Com o edital na cabeça, defendendo a tese... você escreve até sobre "vazo"(hehe) sanitário na prova e ainda tira boa nota. Tem algumas estratégias que também podem ser usadas como aproveitar os textos de apoio(só o tema deles, não copiar) e criar tópicos de defesa... e por ai vai.


Quase esqueço... ainda falta "Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista." 
Bons argumentos sem saber trabalhar com eles é desperdício e não é recompensando.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como ter bons argumentos Empty Re: Como ter bons argumentos

Mensagem por Convidado Dom 27 Mar 2016, 14:26

Esse ia deia doida fiz um texto rápido X) 


Tema: Vaso sanitário em pleno século XVI

Argumentos de desenvolvimento:

Obesidade-> vasos muito pequenos, problemas cardíacos e a não adaptação das instalações ou peças junto ao vaso que possa ajudar na locomoção. Organização mundial da saúde e crescimento do número* de doentes. Conclusão da parágrafo: É natural a mudança 

tecnologia japonesa como solução-> vaso automáticos que apresentam aquecimento, criar ou for melhorar a indústria brasileira. 

Tese
"Os vasos com o passar das décadas presentaram grande mudança na forma e funções, porém no brasil em pleno século XVI ainda não temos a diversidade e soluções para problemas básicos que atenda as mais deferentes necessidades físicas que são evidentes neste século pós revolução industrial. "

Pronto, rascunho feito... colocar uma ideias de solução de problemas e uma redação sobre vaso sanitário, problematizando os mesmo, está feita 


uhauauhuhahuauhaa
Conhecimento de várias áreas, organização e defesa de tese.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como ter bons argumentos Empty Re: Como ter bons argumentos

Mensagem por Convidado Dom 27 Mar 2016, 14:34

kkkkkkkkkkkkkkk Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como ter bons argumentos Empty Re: Como ter bons argumentos

Mensagem por yriuss16 Dom 27 Mar 2016, 14:36

Serio mesmo? kkkkkk. Você poderia então analisar essa minha para saber qual seria minha nota?

Tema:''Mobilidade Urbana''

Congestionamento econômico-social
   Durante o governo de Juscelino Kubitschek, ocorreu um investimento concentrado no mercado automobilístico, e um acelerado processo de urbanização. Nessa época, houve um alto crescimento econômico brasileiro. Não obstante, devido à má gestão das cidades, o abandono ferroviário, o não aproveitamento do sistema hídrico e a macrocefalia urbana, atualmente a população sofre vários problemas.
   Um desses problemas é o congestionamento- diariamente presente no cotidiano brasileiro. Tal ocorrência se dá por causa do excessivo número de carros presentes nas ruas, vistos como melhor opção do que os transportes públicos precários e mal aproveitados. Ademais, essa grande quantia de automóveis polui o ar, afetando não somente o meio ambiente como também a saúde pública. Além disso, muitos municípios têm esses problemas aliados às péssimas situações em que as rodovias se encontram, causando inúmeros acidentes.
   Muito embora todos esses problemas, o Brasil possui um extenso sistema hídrico muito mal explorado, rios- como o Tietê- que poderiam servir como vias de transporte de carga e de pessoas estão sendo literalmente descartados e sujeitos a um nível absurdo de poluição. Outrossim, a maioria esmagadora das ferrovias, meios de transporte de melhor custo-benefício do que as rodovias, se encontram abandonadas. Esse modal de transporte mais rápido poderia, além de solucionar problemas de engarrafamento, melhorar a economia, visto que implicaria em menos custos para o escoamento de produtos.
   Destarte, é visível a gravidade do cenário referente à mobilidade urbana no qual o Brasil se encontra. Dessa forma, faz-se necessário que o governo invista nos transportes públicos em consonância com as ferrovias e hidrovias, visando à diminuição do contingente de veículos nas estradas. Igualmente, promova o espraiamento dos municípios, reduzindo o tráfego nas grandes cidades.

yriuss16
Iniciante

Mensagens : 41
Data de inscrição : 23/05/2015
Idade : 26
Localização : Paulista,Pernambuco, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como ter bons argumentos Empty Re: Como ter bons argumentos

Mensagem por Euclides Dom 27 Mar 2016, 14:37

Acredito que no século XVI nem os soberanos possuíam um vaso sanitário...

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como ter bons argumentos Empty Re: Como ter bons argumentos

Mensagem por yriuss16 Dom 27 Mar 2016, 14:40

Euclides escreveu:Acredito que no século XVI nem os soberanos possuíam um vaso sanitário...
vdd hahahahaha

yriuss16
Iniciante

Mensagens : 41
Data de inscrição : 23/05/2015
Idade : 26
Localização : Paulista,Pernambuco, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como ter bons argumentos Empty Re: Como ter bons argumentos

Mensagem por Convidado Dom 27 Mar 2016, 14:46

uhauhauhauh verdade X) 

Mas a redação saiu legal lol

Valeu mestre, eu não sei nem contar direito. Por isso que só levo bomba em matemática. 

Quis dizer século 21. XXI lol Não sei qual a causa de eu ter colocado esse V ai. Nota-se também que eu corrigi várias vezes meu texto por pequenos erros no português, mas enfim X) 


Valeu mestre 
*Barulho de chicotada* 


hehehe

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como ter bons argumentos Empty Re: Como ter bons argumentos

Mensagem por Convidado Dom 27 Mar 2016, 15:07

Sobre a redação postada aqui do yriuss

Introdução vc* contextualizou o passado, mas não fez a passagem do antigo para o atual corretamente ao meu ver. Tipo, vc pode ria fazer uma comparação, colocar uma "mas", mostrando a mudança ou a pouca eficiência atual. Problemas na construção e organização, nesse caso. 

Essa sua tese "Não obstante, devido à má gestão das cidades, o abandono ferroviário, o não aproveitamento do sistema hídrico e a macrocefalia urbana, atualmente a população sofre vários problemas." No meu ponto de vista, interpretei que os vários problemas citados causam problemas para população e por tanto os tópicos de defesa do desenvolvimento todos tem que estar voltados para a população. Primeiro parágrafo do desenvolvimento tudo bem "cotidiano", "saúde pública"; já no segundo, não notei tanto esse foco. 


conclusão com essa tese deveria retomar  falando da população e como isso melhoraria.


Só isso mesmo. A conclusão curta é aceitável já que vc deu uma solução no desenvolvimento e só citou.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como ter bons argumentos Empty Re: Como ter bons argumentos

Mensagem por yriuss16 Dom 27 Mar 2016, 16:01

Entendi! Valeu mesmo!

yriuss16
Iniciante

Mensagens : 41
Data de inscrição : 23/05/2015
Idade : 26
Localização : Paulista,Pernambuco, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como ter bons argumentos Empty Re: Como ter bons argumentos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos