Exercício envolvendo FORÇA DE ARRASTO
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Exercício envolvendo FORÇA DE ARRASTO
Suponha que a Eq. 6-14 (D= 1/2 CpAv²) forneça a força de arrasto a que estão sujeitos um piloto e o assento de ejeção imediatamente após terem sido ejetados de um avião voando horizontalmente a 1300 km/h. Suponha também que a massa do assento seja igual a massa do piloto e que o coeficiente de arrasto seja o mesmo que o de um paraquedista. Fazendo uma estimativa razoável para a massa do piloto e usando o valor apropriado de Vt pela Tabela 6.1 que no caso é Vt=60, estime o módulo de 1) força de arrasto sobre o conjunto piloto + assento e 2) da desaceleração horizontal (em termos de g) do conjunto, ambos imediatamente após a ejeção. [ o resultado do item 1) deve servir de alerta para os projetistas: o assento precisa dispor de um anteparo para desviar o vento da cabeça do piloto].
Segue em anexo a resolução, e pela resolução ele considerou apenas a massa do piloto, porém, eu considerei a massa do piloto + a massa do assento, já que o exercício pede a força de arrasto atuando no sistema piloto + assento. Portanto eu não entendi porque ele considerou apenas a massa do piloto. Me ajudem? Fico grato. Obrigado.
AA, outra coisa que eu também não entendi, foi porque ele considerou V = 1300 km/hm, tudo bem, eu sei que é a velocidade do avião, mas eu penso que como o assento foi ejetado do avião, o angulo provavelmente será de 90°. Portanto eu não iria considerar V como sendo 1300 km/h. Alguém pode me ajudar? Obrigado.
Segue em anexo a resolução, e pela resolução ele considerou apenas a massa do piloto, porém, eu considerei a massa do piloto + a massa do assento, já que o exercício pede a força de arrasto atuando no sistema piloto + assento. Portanto eu não entendi porque ele considerou apenas a massa do piloto. Me ajudem? Fico grato. Obrigado.
AA, outra coisa que eu também não entendi, foi porque ele considerou V = 1300 km/hm, tudo bem, eu sei que é a velocidade do avião, mas eu penso que como o assento foi ejetado do avião, o angulo provavelmente será de 90°. Portanto eu não iria considerar V como sendo 1300 km/h. Alguém pode me ajudar? Obrigado.
Última edição por rodrigomb1994 em Qua 14 Out 2015, 00:17, editado 1 vez(es)
rodrigomb1994- Iniciante
Segue a resolução:
Resolução:
[img][/img]
[img][/img]
rodrigomb1994- Iniciante