(UFOP) Inequação Logarítimica
2 participantes
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
(UFOP) Inequação Logarítimica
Resolva a inequação log2 (x – 3) + log2 (x – 2) < 1
Desenvolvendo:
C.E.: x > 3 (I) e x > 2 (II)
Desenvolvendo:
C.E.: x > 3 (I) e x > 2 (II)
log2 2 = 1
log2 (x – 3) . (x – 2) < log2 2 => (x - 3) . (x - 2) < 1 => x' = 1 ou x'' = 4
Minha dúvida é bastante simples. Trata-se do estudo dos sinais, sempre travo nesta parte. Penso que o que eu fiz até agora está correto, no entanto, não estou conseguindo concluir o conjunto solução da equação.
[/hide][hide]
Giovana Martins- Grande Mestre
Re: (UFOP) Inequação Logarítimica
Você cometeu dois erros na 3ª linha:
log2 (x – 3) . (x – 2) < log2 2 => (x - 3) . (x - 2) < 2 => x' = 1 ou x'' = 4
Porém você acertou as respostas, pois x² - 5x + 6 < 2 ---> x²- 5x + 4 < 0 ---> x' = 1 e x" = 4
Na 1ªlinha do seu quadro também tem um erro: a linha I é positiva para x > 3 (condição de existência) e não existe nem para x = 3 (bola branca), nem para x < 3. O teu erro foi escrever os sinais negativos para x < 3. Assim a linha somente existe a partir de x = 3 (com bola branca).
P mesmo acontece com as linhas II e III: elas só existem a partir de x = 3 (com bola branca)
Resultado final: a função não existe para x = 3 e é negativa no intervalo ]3, 4].
Porém você acertou as respostas, pois x² - 5x + 6 < 2 ---> x²- 5x + 4 < 0 ---> x' = 1 e x" = 4
Na 1ªlinha do seu quadro também tem um erro: a linha I é positiva para x > 3 (condição de existência) e não existe nem para x = 3 (bola branca), nem para x < 3. O teu erro foi escrever os sinais negativos para x < 3. Assim a linha somente existe a partir de x = 3 (com bola branca).
P mesmo acontece com as linhas II e III: elas só existem a partir de x = 3 (com bola branca)
Resultado final: a função não existe para x = 3 e é negativa no intervalo ]3, 4].
Elcioschin- Grande Mestre
Olá, Élcio. Muito obrigada pela resolução, porém eu estou tendo algumas dúvidas, veja:
1°) log2 (x – 3) . (x – 2) < log2 2 => (x - 3) . (x - 2) < 2 O que eu errei aqui?
2°) Eu fiz novamente o quadro do estudo dos sinais, poderia me dizer se agora está correto?
3°) Estou me atrapalhando na hora de achar o conjunto solução, através do quadro do sinais, quando há 3 soluções. Poderia me dar alguma dica nesta parte.
1°) log2 (x – 3) . (x – 2) < log2 2 => (x - 3) . (x - 2) < 2 O que eu errei aqui?
2°) Eu fiz novamente o quadro do estudo dos sinais, poderia me dizer se agora está correto?
3°) Estou me atrapalhando na hora de achar o conjunto solução, através do quadro do sinais, quando há 3 soluções. Poderia me dar alguma dica nesta parte.
log2 (x - 3).(x - 2) < 1
Log2 (x - 3).(x - 2) < log2 (2)
(x - 3 ).(x - 2) < 2 ---> Você esceveu (x - 3).(x - 2) < 1
Log2 (x - 3).(x - 2) < log2 (2)
(x - 3 ).(x - 2) < 2 ---> Você esceveu (x - 3).(x - 2) < 1
Não existem 3 soluções: existem 3 equações.
Você não está sabendo aplicar a Regra de sinais. Sugiro dar uma reestudada no assunto.
Você não está sabendo aplicar a Regra de sinais. Sugiro dar uma reestudada no assunto.
Tudo bem. Muito obrigada, Élcio!
Giovana Martins- Grande Mestre