Geometria Plana - FUVEST
3 participantes
Página 1 de 1
Geometria Plana - FUVEST
Boa noite,
Resolvi esta questão da FUVEST 2001 inicialmente por Lei dos Senos, todavia não cheguei a nenhuma alternativa.
Ao resolve-lá utilizando a Lei dos Cossenos, cheguei à resposta.
Alguém poderia tentar resolver utilizando a Lei dos Senos com o ângulo de 75º e ver se encontra alguma alternativa?
FUVEST 2001 - Numa circunferência, c1 é o comprimento do arco de π/6 radianos e c2 é o comprimento da secante determinada por este arco, como ilustrado na figura abaixo. Então, a razão c1/c2 é igual a π/6 multiplicado por:
GABARITO: Letra "C"!
Obrigado!
Resolvi esta questão da FUVEST 2001 inicialmente por Lei dos Senos, todavia não cheguei a nenhuma alternativa.
Ao resolve-lá utilizando a Lei dos Cossenos, cheguei à resposta.
Alguém poderia tentar resolver utilizando a Lei dos Senos com o ângulo de 75º e ver se encontra alguma alternativa?
FUVEST 2001 - Numa circunferência, c1 é o comprimento do arco de π/6 radianos e c2 é o comprimento da secante determinada por este arco, como ilustrado na figura abaixo. Então, a razão c1/c2 é igual a π/6 multiplicado por:
GABARITO: Letra "C"!
Obrigado!
mpmp- Iniciante
Re: Geometria Plana - FUVEST
A questão é para ser resolvida através da lei dos cossenos. Usando a lei dos senos o resultado é o mesmo mas a apresentação fica diferente; como as alternativas têm radical duplo, precisamos, depois, correr com elas atrás da resposta que achamos.
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
Medeiros, consegui entender!
Muito obrigado!
Muito obrigado!
mpmp- Iniciante
" c2 é o comprimento da secante determinada por este arco"
Eu não entendi essa informação, quando fiz esse exercício achei que esse comprimento seria sec π/6 e por isso errei ._. . Minha dúvida é essa, porque esse comprimento não é o da secante?
OBS: Eu sei que devo estar fazendo uma tremenda confusão, portanto, se alguém puder me explicar, ficarei eternamente grato.
Eu não entendi essa informação, quando fiz esse exercício achei que esse comprimento seria sec π/6 e por isso errei ._. . Minha dúvida é essa, porque esse comprimento não é o da secante?
OBS: Eu sei que devo estar fazendo uma tremenda confusão, portanto, se alguém puder me explicar, ficarei eternamente grato.
Gabriel Cluchite- Matador
pi/6 = ângulo central;
c1 = arco da circunferência de raio R definido pelo ângulo central de pi/6;
c2 = corda subentendida pelo arco c1.
O comprimento (ou medida) de c1 é -------> c1 = R*(pi/6)
A corda c2 é secante à circunferência porque não é tangente nem externa à ela.
c1 = arco da circunferência de raio R definido pelo ângulo central de pi/6;
c2 = corda subentendida pelo arco c1.
O comprimento (ou medida) de c1 é -------> c1 = R*(pi/6)
A corda c2 é secante à circunferência porque não é tangente nem externa à ela.
Medeiros- Grupo
Saquei Medeiros, seria então a posição relativa desta reta em relação à circunferência, né?
Mas me tira uma outra dúvida (por favor), no caso, essa secante deste arco não é igual a
sec (pi/6) porque R é diferente de 1 ou eu estou novamente viajando na batatinha?
Mas me tira uma outra dúvida (por favor), no caso, essa secante deste arco não é igual a
sec (pi/6) porque R é diferente de 1 ou eu estou novamente viajando na batatinha?
2a. opção: a batatinha.
Esta secante referida pelo enunciado é a do significado geométrico e nada tem a ver com a secante trigonométrica (1/cos).
No desenho abaixo têm-se uma visão geométrica da secante trigonométrica -- e, no caso, o ângulo da figura é próximo de pi/6. Como se percebe, o módulo da secante é sempre maior ou igual a 1, assim como o da cossecante.
Na figura, dado a ângulo a, temos:
x' = cos(a)
y' = sen(a)
OV = sec(a)
OU = csc(a)
Quanto ao R:
R não foi dado na questão. E isso nem é importante porque pede-se a relação entre c1 e c2, a qual se mantém independente do valor de R. Para simplificar e facilitar as contas, supus um R unitário.
Esta secante referida pelo enunciado é a do significado geométrico e nada tem a ver com a secante trigonométrica (1/cos).
No desenho abaixo têm-se uma visão geométrica da secante trigonométrica -- e, no caso, o ângulo da figura é próximo de pi/6. Como se percebe, o módulo da secante é sempre maior ou igual a 1, assim como o da cossecante.
Na figura, dado a ângulo a, temos:
x' = cos(a)
y' = sen(a)
OV = sec(a)
OU = csc(a)
Quanto ao R:
R não foi dado na questão. E isso nem é importante porque pede-se a relação entre c1 e c2, a qual se mantém independente do valor de R. Para simplificar e facilitar as contas, supus um R unitário.
Medeiros- Grupo
Muito obrigado Medeiros. Com essa última explicação, eu entendi perfeitamente minha confusão hehe