UFRJ - 2000
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UFRJ - 2000
Sejam O = ( 0 , 0 ) , P = ( 5 , 2 ) e P' = ( 2 , 5 ) . Girando em torno de O, no sentido trigonométrico (anti-horário), o segmento OP de um certo ângulo q, o ponto P transforma-se no ponto P’.
Determine cosq.
Gabarito: 20/29
O ângulo q é formado entre o segmento OP e eixo principal, não é? A resposta não deveria ser (5*√29)/29?
Desde já, eu agradeço.
Determine cosq.
Gabarito: 20/29
O ângulo q é formado entre o segmento OP e eixo principal, não é? A resposta não deveria ser (5*√29)/29?
Desde já, eu agradeço.
Lucas Lopess- Mestre Jedi
- Mensagens : 531
Data de inscrição : 20/07/2013
Idade : 29
Localização : Campo Belo, Minas Gerais, Brasil
Re: UFRJ - 2000
Sejam os vetores:
OP = (5,2)
OP' = (2,5)
Da geometria vetorial, temos
OP * OP' = |OP||OP'|cosq
10 + 10 = √29 * √29 * cosq
cosq = 20/29.
q é o ângulo entre OP e OP'.
OP = (5,2)
OP' = (2,5)
Da geometria vetorial, temos
OP * OP' = |OP||OP'|cosq
10 + 10 = √29 * √29 * cosq
cosq = 20/29.
q é o ângulo entre OP e OP'.
Ashitaka- Monitor
- Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo
Re: UFRJ - 2000
Outro modo, usando trigonometria:
Sejam a, b os ângulos entre as retas OP e OP' com o eixo x:
OP² = 5² + 2² ---> OP = √29 ---> OP' = √29
cosa = 5/√29 ---> sena = 2/√29
cosb = 2/√29 ---> senb = 5/√29
q = b - a ---> cosq = cos(b - a) ---> cosq = cosa.cosb + sena.senb --->
cosq = (5/√29).(2/√29) + (2/√29).(5/√29) ---> cosq = 10/29 + 10/29 ---> cosq = 20/29
Sejam a, b os ângulos entre as retas OP e OP' com o eixo x:
OP² = 5² + 2² ---> OP = √29 ---> OP' = √29
cosa = 5/√29 ---> sena = 2/√29
cosb = 2/√29 ---> senb = 5/√29
q = b - a ---> cosq = cos(b - a) ---> cosq = cosa.cosb + sena.senb --->
cosq = (5/√29).(2/√29) + (2/√29).(5/√29) ---> cosq = 10/29 + 10/29 ---> cosq = 20/29
Elcioschin- Grande Mestre
- Mensagens : 71805
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP
Re: UFRJ - 2000
Fiquei de dizer que há essa solução que o Mestre Elcio fez e também tem como encontrar usando ângulo entre retas, embora mais trabalhoso. Acho que o melhor modo é usando vetores como fiz, sai em 1 linha caso não precise mostrar a solução para alguém. Infelizmente não é uma ferramente ensinada no ensino médio.
Também tem como resolver usando números complexos, se fizer as contas percebe que OP' é OP multiplicado por z = 20/29 + 21i/29, o que já nos diz que cosz = 20/29.
Também tem como resolver usando números complexos, se fizer as contas percebe que OP' é OP multiplicado por z = 20/29 + 21i/29, o que já nos diz que cosz = 20/29.
Ashitaka- Monitor
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Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo
Re: UFRJ - 2000
Muito obrigado, Ashitaka e Elcioschin!
Lucas Lopess- Mestre Jedi
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Data de inscrição : 20/07/2013
Idade : 29
Localização : Campo Belo, Minas Gerais, Brasil
Re: UFRJ - 2000
Ashitaka, de onde veio o 10+10?
Lucas Lopess- Mestre Jedi
- Mensagens : 531
Data de inscrição : 20/07/2013
Idade : 29
Localização : Campo Belo, Minas Gerais, Brasil
Re: UFRJ - 2000
Então, é como eu disse, não é algo ensinado no ensino médio, embora seja de fácil compreensão. Procure por produto escalar (a.k.a. produto interno).
Ashitaka- Monitor
- Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo
Re: UFRJ - 2000
Ok, Ashitaka. Obrigado!
Lucas Lopess- Mestre Jedi
- Mensagens : 531
Data de inscrição : 20/07/2013
Idade : 29
Localização : Campo Belo, Minas Gerais, Brasil
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