PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questão Unesp

2 participantes

PiR2 :: Física :: Óptica

Ir para baixo

Questão Unesp Empty Questão Unesp

Mensagem por Gabriel Cluchite Dom 26 Jul 2015, 02:19

Uma pessoa apresenta deficiência visual, conseguindo ler somente se o livro estiver a uma distância de 75 cm. Qual deve ser a distância focal dos óculos apropriados para que ela consiga ler, com o livro colocado a 25 cm de distância?


A resolução dessa questão é:  1/f = 1/25 - 1/75

Só que minha dúvida é: Por que se usa a distância que ela vê corretamente como imagem virtual?
Obrigado.  Smile
Gabriel Cluchite
Gabriel Cluchite
Matador
Matador

Mensagens : 333
Data de inscrição : 14/07/2015
Idade : 27
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Questão Unesp Empty Re: Questão Unesp

Mensagem por Carlos Adir Dom 26 Jul 2015, 09:40

Imagem virtual, formada pelo prolongamento dos raios.
Se a pessoa não consegue ver a uma distância menor que 75 cm, então ela tem presbiopia ou hipermetropia(ou seja, ruim de ver de longe). Nestes casos, deve-se usar uma lente convergente. E numa lente convergente, o que a pessoa acha que vê é na verdade uma imagem virtual, na verdade o objeto está mais perto dela, embora ache que está mais longe.

____________________________________________
← → ↛ ↔️ ⇌ ⇔ ⇐ ⇒ ⇏ ➥
⁰ ¹ ² ³ ⁴ ⁵ ⁶ ⁷ ⁸ ⁹ ⁺ ⁻ ⁼ ⁽ ⁾ º ª ⁿ ⁱ
₀ ₁ ₂ ₃ ₄ ₅ ₆ ₇ ₈ ₉ ₊ ₋ ₌ ₍ ₎ ₐ ₑ ₒ ₓ ₔ
∴ ≈ ≠ ≡ ≢ ≤ ≥ × ± ∓ ∑ ∏ √ ∛ ∜ ∝ ∞
∀ ∃ ∈ ∉ ⊂ ⊄ ⋂ ⋃ ∧ ∨ ℝ ℕ ℚ ℤ ℂ
⊥ ║ ∡ ∠ ∢ ⊿ △ □ ▭ ◊ ○ ∆ ◦ ⊙ ⊗ ◈
Αα Ββ Γγ Δδ Εε Ζζ Ηη Θθ Ιι Κκ Λλ Μμ Νν Ξξ Οο Ππ Ρρ Σσς Ττ Υυ Φφ Χχ Ψψ Ωω ϑ ϒ ϖ ƒ ij ℓ
∫ ∬ ∭ ∳ ∂ ∇ 
♏️  ℛ ℜ ℰ ℳ ℊ ℒ
Carlos Adir
Carlos Adir
Monitor
Monitor

Mensagens : 2820
Data de inscrição : 27/08/2014
Idade : 28
Localização : Gurupi - TO - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Questão Unesp Empty Re: Questão Unesp

Mensagem por Gabriel Cluchite Dom 26 Jul 2015, 13:08

Uma pessoa míope, que usa lente divergente também veria a imagem virtual?
Gabriel Cluchite
Gabriel Cluchite
Matador
Matador

Mensagens : 333
Data de inscrição : 14/07/2015
Idade : 27
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Questão Unesp Empty Re: Questão Unesp

Mensagem por Carlos Adir Dom 26 Jul 2015, 14:21

Sim. Basicamente imagens reais ocorrem em associação de lentes(mais de uma lente) ou em espelhos côncavos. Fora estes não conheço/lembro outros.

____________________________________________
← → ↛ ↔️ ⇌ ⇔ ⇐ ⇒ ⇏ ➥
⁰ ¹ ² ³ ⁴ ⁵ ⁶ ⁷ ⁸ ⁹ ⁺ ⁻ ⁼ ⁽ ⁾ º ª ⁿ ⁱ
₀ ₁ ₂ ₃ ₄ ₅ ₆ ₇ ₈ ₉ ₊ ₋ ₌ ₍ ₎ ₐ ₑ ₒ ₓ ₔ
∴ ≈ ≠ ≡ ≢ ≤ ≥ × ± ∓ ∑ ∏ √ ∛ ∜ ∝ ∞
∀ ∃ ∈ ∉ ⊂ ⊄ ⋂ ⋃ ∧ ∨ ℝ ℕ ℚ ℤ ℂ
⊥ ║ ∡ ∠ ∢ ⊿ △ □ ▭ ◊ ○ ∆ ◦ ⊙ ⊗ ◈
Αα Ββ Γγ Δδ Εε Ζζ Ηη Θθ Ιι Κκ Λλ Μμ Νν Ξξ Οο Ππ Ρρ Σσς Ττ Υυ Φφ Χχ Ψψ Ωω ϑ ϒ ϖ ƒ ij ℓ
∫ ∬ ∭ ∳ ∂ ∇ 
♏️  ℛ ℜ ℰ ℳ ℊ ℒ
Carlos Adir
Carlos Adir
Monitor
Monitor

Mensagens : 2820
Data de inscrição : 27/08/2014
Idade : 28
Localização : Gurupi - TO - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Questão Unesp Empty Re: Questão Unesp

Mensagem por Gabriel Cluchite Dom 26 Jul 2015, 15:28

Então eu vejo o "mundo virtual" x_X

 A minha dúvida de verdade é:
 Por que a pessoa hipermetrope ou míope veriam a imagem virtual, sendo que as lentes servem para "ajustar" os raios, para formar perfeitamente a imagem real na retina
 
Se você puder explicar, eu ficaria muitíssimo grato =/
Gabriel Cluchite
Gabriel Cluchite
Matador
Matador

Mensagens : 333
Data de inscrição : 14/07/2015
Idade : 27
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Questão Unesp Empty Re: Questão Unesp

Mensagem por Carlos Adir Dom 26 Jul 2015, 18:05

'Então eu vejo o "mundo virtual" x_X'
Se utilizas o óculos frequentemente sim.

No meu caso que sou miope, minha dificuldade é enxergar de longe. Quando estou de óculos/lente, eu "enxergo" normalmente. Mas veja que como a "fórmula" da distância focal é:
1/f = (1/p) + (1/p')
E p' é a distância da imagem à lente.
Para enxergar bem, é necessário que a imagem se forme na retina. E a distância da retina à lente é aproximadamente 10 cm, ou seja, p'=0,1.
Essa distância da lente à retina é importante para que quase não percebamos que a imagem é virtual.
Se colocarmos a lente à 20 cm da retina, poderíamos começar a perceber a diferença entre a imagem quando a lente está a 10 cm que quando está a 20 cm. Nesse momento então poderíamos considerar a imagem como virtual? Não só nesse momento, quando está a 10 cm também!
A diferença, é que a distância do óculos para a retina influencia. E deste modo, o que enxergamos é quase igual ao que se tivéssemos normal.

Tal distância por exemplo faz com que o "erro" seja pequeno, isto é, de cerca de 2 ou 3 cm, que de longe parece como se fosse a imagem real.

Podemos ter uma comparação também. Se você vê seu vizinho com a janela fechada, na verdade você não o vê; você vê a imagem virtual dele. Se o vidro de sua janela for de por exemplo 5 mm de espessura, então você vê o seu vizinho 1,6 mm mais perto de você. E o que são esses 1,6 mm em comparação aos 5 metros que estão separados? Quase nada!
Se quisermos ter uma perspectiva mais "observável", vá até uma lotéria e ponha a mão por onde passa o dinheiro e veja sua mão através do grosso vidro. Você verá sua mão "cortada" e seus dedos você sente como se estivessem mais longe, mas você vê seus dedos perto de você.
Neste caso da lotérica, você percebe o erro. No exemplo da janela, você não percebe o erro porque é muito pequeno.
~ O erro sempre é menor que a espessura do vidro. O erro é dado por E = L [(n-1)/n] , onde n é o indice de refração do material, no caso do vidro que é 1,5.

O mesmo se aplica à lente e ao óculos. O erro é quase imperceptível.

Não sei se tu usa óculos, caso sim, você percebeu a diferença(a estranha sensação) quando você pôs o seu óculos pela primeira vez.
Se usas lente e antes usava oculos, você percebe que no momento em que põe a lente, que tudo fica estranho, diferente da sensação de óculos. E se ficar por alguns dias utilizando um, e depois desses dias mudar para o outro, você percebe a sensação estranha.
Tal sensação nada mais é que o erro de distância entre o objeto real e o objeto virtual ocasionado pela presença da lente.
Logicamente, se você aumenta o grau de seu óculos, tal "erro" aumenta e a sensação é maior. Dificilmente você terá essa sensação com um óculos de "1 grau". Mas se colocares um óculos de "4 graus", então você perceberá a diferença.

Enfim, o que se vê, se você usa algo para corrigir seu erro, é uma imagem virtual.

Não sei se com o que está acima explica bem sobre o "ajuste", mas o ajuste é para que você veja as imagens nítidas, e não que você as veja na posição real que elas estão. Há maneiras de fazer o ajuste e obter a imagem que você vê no local real dela, mas isso só serve para hipermétropes. Contudo, não é muito inteligente fazer isso porque teria que aumentar a espessura do vidro e ficar com uma lente de 5 cm(fundo de garrafa) ou teria que aumentar o indice de refração da lâmina de faces paralelas, que neste caso ficaria muito caro.

PS: Imagem real e virtual se diferenciam. Se o que você acha que vê não está na mesma posição que o objeto, então você vê uma imagem virtual ~ salvo casos onde o objeto é virtual.
PS2: Não me pergunte sobre objeto virtual, é um conceito muito complexo e eu não arrisco a responder coisas que não entendo o básico. Talvez quando eu tiver terminado os livros de fisica de ensino superior ai eu possa responder Laughing

____________________________________________
← → ↛ ↔️ ⇌ ⇔ ⇐ ⇒ ⇏ ➥
⁰ ¹ ² ³ ⁴ ⁵ ⁶ ⁷ ⁸ ⁹ ⁺ ⁻ ⁼ ⁽ ⁾ º ª ⁿ ⁱ
₀ ₁ ₂ ₃ ₄ ₅ ₆ ₇ ₈ ₉ ₊ ₋ ₌ ₍ ₎ ₐ ₑ ₒ ₓ ₔ
∴ ≈ ≠ ≡ ≢ ≤ ≥ × ± ∓ ∑ ∏ √ ∛ ∜ ∝ ∞
∀ ∃ ∈ ∉ ⊂ ⊄ ⋂ ⋃ ∧ ∨ ℝ ℕ ℚ ℤ ℂ
⊥ ║ ∡ ∠ ∢ ⊿ △ □ ▭ ◊ ○ ∆ ◦ ⊙ ⊗ ◈
Αα Ββ Γγ Δδ Εε Ζζ Ηη Θθ Ιι Κκ Λλ Μμ Νν Ξξ Οο Ππ Ρρ Σσς Ττ Υυ Φφ Χχ Ψψ Ωω ϑ ϒ ϖ ƒ ij ℓ
∫ ∬ ∭ ∳ ∂ ∇ 
♏️  ℛ ℜ ℰ ℳ ℊ ℒ
Carlos Adir
Carlos Adir
Monitor
Monitor

Mensagens : 2820
Data de inscrição : 27/08/2014
Idade : 28
Localização : Gurupi - TO - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Questão Unesp Empty Re: Questão Unesp

Mensagem por Gabriel Cluchite Dom 26 Jul 2015, 19:01

Entendi, agora me fale mais sobre objetos virtuais (brincadeira :DD)

Muito obrigado por tirar essa minha dúvida!! Smile
Gabriel Cluchite
Gabriel Cluchite
Matador
Matador

Mensagens : 333
Data de inscrição : 14/07/2015
Idade : 27
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Questão Unesp Empty Re: Questão Unesp

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

PiR2 :: Física :: Óptica

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos