[Resolvido]Lançamento - 2
3 participantes
PiR2 :: Questões Especiais :: Escolas Militares :: Física
Página 1 de 1
[Resolvido]Lançamento - 2
Um corpo, que cai verticalmente, explode em dois fragmentos iguais quando se encontra a uma altura de 2000 m e tem uma velocidade de 60 m/s. Imediatamente após a explosão, um dos fragmentos move-se para baixo a 80 m/s. Determine:
a) a posição dos fragmentos 10 s depois da explosão.
b) a posição do centro de massa do sistema 10 s depois da explosão.
a) a posição dos fragmentos 10 s depois da explosão.
b) a posição do centro de massa do sistema 10 s depois da explosão.
Re: [Resolvido]Lançamento - 2
A quantidade de movimento se conserva e para isso os dois fregmentos continuam caindo na vertical com velocidades
em 10 segundos
o centro de massa está no ponto médio da distância que os separa
em 10 segundos
o centro de massa está no ponto médio da distância que os separa
Euclides- Fundador
Obrigado Euclides, mas quando saber se depois da explosão eles caem na vertical ou um deles vai fazer um lançamento oblíquo ?
Por exemplo, nesse tipo de questão: https://pir2.forumeiros.com/fisica-f18/obf-lancamento-t9120.htm
Como saberei que os dois "pedaços" do projétil não caíram verticalmente ?
Como saberei que os dois "pedaços" do projétil não caíram verticalmente ?
Luis, tem algo muito importante a respeito da quantidade de movimento. A QM é vetorial, ou seja, de acordo com a conservação da mesma, o vetor resultante será igual ao antes do choque (mesmo módulo, direção e sentido).
Nesse caso e na mioria das questões tradicionais (choques unidimensionais) não é preciso, necessariamente, usar vetor, mas, às vezes, é preciso te-lo em mente, como nessa questão.
Então repare que antes da explosão o vetor QM é para baixo e depois da explosão a resultante continuará sendo vertical e, mais especificamente, para baixo. Como um fragmento move-se na vertical o outro também moverá, pois se isso não ocorresse o vetor QM resultante teria valor, também, na horizontal, o que não seguiria a conservação...
Espero que seja isso e que tenha ajudado.
E cara, muito bons os exercícios que você traz ao fórum. Cada exercício massa...
Nesse caso e na mioria das questões tradicionais (choques unidimensionais) não é preciso, necessariamente, usar vetor, mas, às vezes, é preciso te-lo em mente, como nessa questão.
Então repare que antes da explosão o vetor QM é para baixo e depois da explosão a resultante continuará sendo vertical e, mais especificamente, para baixo. Como um fragmento move-se na vertical o outro também moverá, pois se isso não ocorresse o vetor QM resultante teria valor, também, na horizontal, o que não seguiria a conservação...
Espero que seja isso e que tenha ajudado.
E cara, muito bons os exercícios que você traz ao fórum. Cada exercício massa...
Diogo- Jedi
Falou tudo Diogo. Era isso mesmo que eu queria que alguém me respondesse. Realmente fiquei com dúvida nessa e na questão passada exatamente por causa dessa "aplicação" dos vetores da QM.
Pois é, as questões são massas e algumas um pouco complicadas. Eu tento resolver todas antes de mandar, mas sempre fico com dúvida em algum detalhe.
Obrigado pela ajuda.
Pois é, as questões são massas e algumas um pouco complicadas. Eu tento resolver todas antes de mandar, mas sempre fico com dúvida em algum detalhe.
Obrigado pela ajuda.