PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FGV-2011-Empuxo

2 participantes

Ir para baixo

FGV-2011-Empuxo Empty FGV-2011-Empuxo

Mensagem por Luana Skywalker Sáb 13 Jun 2015, 12:02

A minha dúvida é apenas na I, eu posso generalizar dizendo que se a densidade é maior o empuxo tb será maior, logo, a parte emersa sempre será maior ? Neutral

FGV- Em lagos, onde a água é mais tranquila, os pescadores gostam muito de utilizar em suas varas um conjunto que consta de uma boia presa a um pequeno pedaço de chumbo, a “chumbada”, mantida próxima ao anzol. Dentro da água, a boia fica em equilíbrio vertical, devido ao peso da chumbada. boia chumbada anzol Usando-se um conjunto como este, supondo desprezível a presença do anzol e admitindo que a linha seja bastante flexível, analise: 

I. No mar, por conter água salgada, a parte emersa da boia é maior, relativamente à água doce. 

II. Em um lago de águas calmas, por se manter flutuando em equilíbrio estático, a boia não possui inércia. 

III. A força que deve sofrer a ponta da vara, para iniciar a retirada do conjunto do interior da água, é igual ao peso do conjunto. 

É correto o contido em 

A) I, apenas. D) II e III, apenas. B) II, apenas. E) I, II e III. C) I e III, apenas.

FGV-2011-Empuxo 6h4whc
Luana Skywalker
Luana Skywalker
Jedi
Jedi

Mensagens : 338
Data de inscrição : 08/09/2009
Localização : Condado (Florianópolis - SC)

Ir para o topo Ir para baixo

FGV-2011-Empuxo Empty Re: FGV-2011-Empuxo

Mensagem por Elcioschin Sáb 13 Jun 2015, 12:37

Luana

Vou completar sua pergunta:

A minha dúvida é apenas na I, eu posso generalizar dizendo que se a densidade do líquido é maior o empuxo tb será maior, logo, a parte emersa sempre será maior ? FGV-2011-Empuxo Icon_neutral

Na solução VLD é o volume do líquido deslocado que é igual ao volume imerso da bóia.


O volume imerso é inversamente proporcional à densidade do líquido, logo o volume emerso é diretamente proporcional à ela.

Como a densidade da água do mar é maior do que a água do lago, volume emerso no mar é maior.

O que você acha que aconteceria com o volume emerso se a boia estivesse mergulhada no óleo?
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71791
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

FGV-2011-Empuxo Empty Re: FGV-2011-Empuxo

Mensagem por Luana Skywalker Sáb 13 Jun 2015, 14:01

Nossa, tenho que prestar muita atenção nesse assunto!
Bom,como a densidade do óleo é menor do que a água a bóia mergulhada deslocaria um volume de líquido maior,desse jeito a parte emersa da bóia seria maior.
Luana Skywalker
Luana Skywalker
Jedi
Jedi

Mensagens : 338
Data de inscrição : 08/09/2009
Localização : Condado (Florianópolis - SC)

Ir para o topo Ir para baixo

FGV-2011-Empuxo Empty Re: FGV-2011-Empuxo

Mensagem por Elcioschin Sáb 13 Jun 2015, 14:34

Errou na última palavra: o volume emerso seria MENOR, pois ele é diretamente proporcional à densidade.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71791
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

FGV-2011-Empuxo Empty Re: FGV-2011-Empuxo

Mensagem por Luana Skywalker Sáb 13 Jun 2015, 19:57

OPA isso seria menor. Obrigada por corrigir
Luana Skywalker
Luana Skywalker
Jedi
Jedi

Mensagens : 338
Data de inscrição : 08/09/2009
Localização : Condado (Florianópolis - SC)

Ir para o topo Ir para baixo

FGV-2011-Empuxo Empty Re: FGV-2011-Empuxo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos