PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TEXTO DISSERTATIVO

2 participantes

Ir para baixo

TEXTO DISSERTATIVO Empty TEXTO DISSERTATIVO

Mensagem por DaniloRodrigo22 Qua 03 Jun 2015, 14:20

Tema: A importância das forças armadas no território brasileiro.

     Compreende-se o vigor do sistema militar no Brasil, de acordo com as necessidades do próprio território. O desenvolvimento desta ideologia, proporciona nos dias de hoje a independência guardiã, não só do Brasil, como dos demais países.
     A importância militar revela-se no principal instinto guerrilheiro de acordo com tais dependências, tanto nas questões físicas como teóricas. Isso contribui para o padrão patriarcal de cada indivíduo, moldando-o sobre integras posições para o bem da nação. A defesa tem como finalidade, proteger aquilo que se encontra em processo vitalício ou temporário, desde: missões, monumentos e outros.
     No entanto, trabalhando para o território nacional, podemos operar com diversos fragmentos. Ajudando no processo da economia, saúde, poder de fogo, etc.

obs:
Prezados avaliadores ou avaliador, primeiramente, boa tarde. Peço encarecidamente, se não for tomar muito o tempo da suposta pessoa, que avalie esse texto discursivo com mínimo de 20 ( vinte ) linhas, por favor.


Última edição por DaniloRodrigo22 em Qua 03 Jun 2015, 23:56, editado 2 vez(es)
DaniloRodrigo22
DaniloRodrigo22
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 03/06/2015
Idade : 30
Localização : Queimados, Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

TEXTO DISSERTATIVO Empty Re: TEXTO DISSERTATIVO

Mensagem por mateus160399 Qua 03 Jun 2015, 18:17

Olá, você tem a proposta? E você poderia me informar com base nos critérios de qual banca é para ser avaliado? Enem, Fuvest...

mateus160399
Jedi
Jedi

Mensagens : 222
Data de inscrição : 29/12/2014
Idade : 25
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

TEXTO DISSERTATIVO Empty Re: TEXTO DISSERTATIVO

Mensagem por DaniloRodrigo22 Qua 03 Jun 2015, 23:36

Boa noite!


Última edição por DaniloRodrigo22 em Qua 03 Jun 2015, 23:53, editado 1 vez(es)
DaniloRodrigo22
DaniloRodrigo22
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 03/06/2015
Idade : 30
Localização : Queimados, Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

TEXTO DISSERTATIVO Empty Re: TEXTO DISSERTATIVO

Mensagem por DaniloRodrigo22 Qua 03 Jun 2015, 23:40

Boa noite!
O assunto foi inventado, só gostaria que fosse avaliada a base introdutória, desenvolvimento, conclusoria e a escrita da norma culta. O método de avaliação fica a critério do tutor. Obrigada!
DaniloRodrigo22
DaniloRodrigo22
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 03/06/2015
Idade : 30
Localização : Queimados, Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

TEXTO DISSERTATIVO Empty Re: TEXTO DISSERTATIVO

Mensagem por mateus160399 Sáb 06 Jun 2015, 17:30

Olá! Eu vou dar a minha opinião e algumas sugestões e depois alguém mais apto fará uma correção melhor. Como eu não tenho uma proposta para seguir, pode ser que eu não seja muito preciso, pois o tema é um pouquinho difícil para eu analisar sem nenhuma ideia para seguir.
 
1º Parágrafo
 
  Compreende-se o vigor do sistema militar no Brasil, de acordo com as necessidades do próprio território. O desenvolvimento desta ideologia, proporciona nos dias de hoje a independência guardiã, não só do Brasil, como dos demais países.
 

  • A introdução ficou bem desenvolvida. Você delimitou bem o tema e expôs a sua tese: A importância das forças armadas se dá de acordo com as necessidades do país e, nos dias de hoje isso gera a independência guardiã do país.

 
2º Parágrafo
 
A importância militar revela-se no principal instinto guerrilheiro de acordo com tais dependências, tanto nas questões físicas como teóricas. Isso contribui para o padrão patriarcal de cada indivíduo, moldando-o sobre integras posições para o bem da nação. A defesa tem como finalidade, proteger aquilo que se encontra em processo vitalício ou temporário, desde: missões, monumentos e outros.
 

  • “A importância revela-se no principal instinto guerrilheiro de acordo com tais dependências[...]”,   Quais dependências? Isso não ficou claro. Você não explicou quais são essas dependências. 

 
 

  • O parágrafo não ficou claro, ficou um pouco subjetivo, um pouco rebuscado. E o interesse não é esse. O interesse é convencer, expor as ideias de forma clara e objetiva com o intuito de persuadir e convencer o seu interlocutor. 

 
 

  •  Todavia, você expôs aquilo que havia apresentado como tese na introdução, mostrou quais são algumas das necessidades que tornam as forças armadas importantes para o país.

 
 

  • Além disso, seria interessante escrever pelo menos dois parágrafos de argumentação. 

 
 
 
 
3º Parágrafo
 
No entanto, trabalhando para o território nacional, podemos operar com diversos fragmentos. Ajudando no processo da economia, saúde, poder de fogo, etc.para pobres e para ricos.
 

  • Esse parágrafo ficou mal desenvolvido. Você começou o texto na 3ª pessoa, e aqui está utilizando a 1ª pessoa do plural. Se você começar na 3ª pessoa, termine na 3ª pessoa.

 

  • Você utilizou muito o gerúndio

 


  • Esse parágrafo está totalmente desconectado do restante do texto. Não entendi  o que você quis dizer.



A minha sugestão é que você reescreva o texto. A introdução ficou boa, todavia o restante deve ser reescrito. Há problemas com relação à linguagem utilizada: você utilizou muito o gerúndio; começou na 3ª pessoa e terminou na 1ª;  o texto não ficou claro, ficou um pouco subjetivo; O texto não está coeso, os parágrafos não estão se conectando; há apenas um parágrafo de argumentação, ou seja, há muitos erros estruturais e de linguagem, além de a argumentação não estar boa. O interesse do texto dissertativo argumentativo é persuadir o leitor, e dessa forma isso não aconteceria. Além disso, não há conclusão no texto, você começou, não desenvolveu bem o tema, saiu do assunto, pois o 3º parágrafo ficou totalmente incompreensível dentro do texto e não concluiu nada.

Uma sugestão que eu dou para você fazer antes de começar a dissertar sobre algo é se perguntar “Por quê estou escrevendo sobre isso?” Por exemplo:
 
Por quê as forças armadas são importantes para território nacional?
R: Porque elas fazem a defesa do país de acordo com as suas necessidades?
Mas por quê elas fazem a defesa do país?
R:....
E o por quê da resposta anterior
 
Dessa forma ficará mais claro para você sobre o que escreverá, e mais fácil de redigir o texto.


Espero ter ajudado. Bons estudos!

mateus160399
Jedi
Jedi

Mensagens : 222
Data de inscrição : 29/12/2014
Idade : 25
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

TEXTO DISSERTATIVO Empty Re: TEXTO DISSERTATIVO

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos