Imprevisível Mundo Novo (Imigração - ENEM)
PiR2 :: Linguagens :: Redação
Página 1 de 1
Que nota, de 0 a 1000, você daria a essa redação?
Imprevisível Mundo Novo (Imigração - ENEM)
Olá pessoal, ontem e hoje resolvi a edição 2012 do ENEM em minha casa e gostaria de saber a opinião de vocês sobre a minha redação. Não tinha consultado nenhuma fonte externa antes de escrevê-la, foi feita "do zero", como se o tema me pegasse de surpresa mesmo. Em manuscrito só sobrou uma linha e alguns erros gramaticais eu corrigi enquanto estava a digitando no computador. Obrigado
Se puderem atribuam uma nota de 0 a 1000, de acordo com os critérios do ENEM.
PROPOSTA ENEM 2012
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema O MOVIMENTO IMIGRATÓRIO PARA O BRASIL NO SÉCULO XXI, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Ao desembarcar no Brasil, os imigrantes trouxeram muito mais do que o anseio de refazer suas vidas trabalhando nas lavouras de café e no início da indústria paulista. Nos séculos XIX e XX, os representantes de mais de 70 nacionalidades e etnias chegaram com o sonho de “fazer a América” e acabaram por contribuir expressivamente para a história do país e para a cultura brasileira. Deles, o Brasil herdou sobrenomes, sotaques, costumes, comidas e vestimentas.
A história da migração humana não deve ser encarada como uma questão relacionada exclusivamente ao passado; há a necessidade de tratar sobre deslocamentos mais recentes.
Disponível em: http://www.museudaimigracao.org.br. Acesso em: 19 jul. 2012 (adaptado)
Acre sofre com invasão de imigrantes do HaitiNos últimos três dias de 2011, uma leva de 500 haitianos entrou ilegalmente no Brasil pelo Acre, elevando para 1 400 a quantidade de imigrantes daquele país no município de Brasileia (AC). Segundo o secretário-adjunto de Justiça e Direitos Humanos do Acre, José Henrique Corinto, os haitianos ocuparam a praça da cidade. A Defesa Civil do estado enviou galões de água potável e alimentos, mas ainda não providenciou abrigo.
A imigração ocorre porque o Haiti ainda não se recuperou dos estragos causados pelo terremoto de janeiro de 2010. O primeiro grande grupo de haitianos chegou a Brasileia no dia 14 de janeiro de 2011. Desde então, a entrada ilegal continua, mas eles não são expulsos: obtêm visto humanitário e conseguem tirar carteira de trabalho e CPF para morar e trabalhar no Brasil.
Segundo Corinto, ao contrário do que se imagina, não são haitianos miseráveis que buscam o Brasil para viver, mas pessoas da classe média do Haiti e profissionais qualificados, como engenheiros, professores, advogados, pedreiros, mestres de obras e carpinteiros. Porém, a maioria chega sem dinheiro.
Os brasileiros sempre criticaram a forma como os países europeus tratavam os imigrantes. Agora, chegou a nossa vez – afirma Corinto.
Disponível em: http://www.dpf.gov.br. Acesso em: 19 jul. 2012 (adaptado).
Trilha da CosturaOs imigrantes bolivianos, pelo último censo, são mais de 3 milhões, com população de aproximadamente 9,119 milhões de pessoas. A Bolívia em termos de IDH ocupa a posição de 114º de acordo com os parâmetros estabelecidos pela ONU. O país está no centro da América do Sul e é o mais pobre, sendo 70% da população considerada miserável. Os principais países para onde os bolivianos imigrantes dirigem-se são: Argentina, Brasil, Espanha e Estados Unidos.
Assim sendo, este é o quadro social em que se encontra a maioria da população da Bolívia, estes dados já demonstram que as motivações do fluxo de imigração não são políticas, mas econômicas. Como a maioria da população tem baiculturais, de campo e de costura são os de mais fácil acesso.
OLIVEIRA, R.T. Disponível em: http://www.ipea.gov.br. Acesso em: 19 jul. 2012 (adaptado).
INSTRUÇÕES:
• O texto não pode ter mais de 20 linhas no Word.
• A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
• A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
• A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
• A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
MINHA REDAÇÃO
Imprevisível Mundo Novo*
O homem sempre foi influenciado pelo meio em que vive. Se na pré-história a indisponibilidade de alimentos determinava o deslocamento de caçadores-coletores, no mundo contemporâneo o fluxo imigratório é motivado, principalmente, por aspectos econômicos, políticos e sociais. Estabelecer condições que viabilizam essa atividade não é só uma medida de planejamento que deve ser adotada pelo Brasil, mas uma necessidade para um bom relacionamento entre os imigrantes e aqueles que residem no país.
A vinda de bolivianos e haitianos em busca de melhores condições de trabalho nem sempre é recompensada. Muitos desses imigrantes se sujeitam à formas de trabalho má remuneradas e de rotinas exaustivas, que os mantêm em condições de pobreza semelhantes àquelas que vivenciaram em seu país de origem. O aumento do processo de favelização das grandes metrópoles receptoras de imigrantes torna-se inevitável, diante da ausência de planos que visem o fornecimento de habitações provisórias e capacitação profissional a estes.
Além disso, as dificuldades impostas pelas diferenças culturais influenciam as decisões de quem contrata a mão-de-obra do imigrante. Apesar de uma parcela destes comporem a classe média de seu país, aqui no Brasil eles são admitidos, na maioria das vezes, como operários. A desvalorização profissional não é, portanto, fundamentada somente na qualificação de quem vai ser empregado, mas também no desprezo por parte de quem emprega.
Dessa forma, além da imigração poder acentuar certos problemas sociais, ela tende a permanecer nessa condição tanto por aspectos culturais quanto pela ausência de políticas específicas de assistência ao imigrante. Assim, identificar quais são os principais centros urbanos receptores do fluxo imigratório e, posteriormente, construir alojamentos e conscientizar a população local tornam-se imprescindíveis na amenização dos problemas gerados.
*O título é uma metáfora com o "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley.
Convidado- Convidado
Re: Imprevisível Mundo Novo (Imigração - ENEM)
Não sou perito em redações, mas minha irmã é muito boa (ela corrigiu minhas redações ano passado e consegui 8,3 na redação da EPCAr).
Comentário da minha irmã:
"Você demonstra um excelente domínio da técnica de construção do texto dissertativo, além de organizar muito bem as suas ideias, interligar as diversas áreas de conhecimento, e fornecer uma solução que amenize o problema. Parabéns!"
Armando Vieira- Mestre Jedi
- Mensagens : 652
Data de inscrição : 03/01/2015
Idade : 24
Localização : Bahia, Brasil
Re: Imprevisível Mundo Novo (Imigração - ENEM)
Obrigado Armando Vieira; agradeço a colaboração da sua irmã também!
Convidado- Convidado
Tópicos semelhantes
» Feliz Ano Novo todo mundo!!
» O mundo revivido -ENEM
» ENEM 2016 PPL- Transformação do mundo produtivo
» Novo ENEM
» Novo ENEM
» O mundo revivido -ENEM
» ENEM 2016 PPL- Transformação do mundo produtivo
» Novo ENEM
» Novo ENEM
PiR2 :: Linguagens :: Redação
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos