PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como calcular a força para puxar uma peça?

2 participantes

Ir para baixo

Como calcular a força para puxar uma peça? Empty Como calcular a força para puxar uma peça?

Mensagem por menfis Dom 03 maio 2015, 09:40

Eu tenho que dimensionar qual motor vou escolher para puxar um cabo de aço preso ao freio de um kart, que vou automatizar. Mas não sei como calcular a força que preciso fazer nesse cabo de aço. Pensei de duas formas:
1º Pegar uma mola de tração, colocar um peso conhecido, ver quanto ela alongou, calcular o K. e depois puxar o cabo de aço e calcular pela fórmula F=k*x.
2º Eu tenho uma balança de mão com gancho na ponta, mas não sei se ela poderá servir para calcular.

Alguma sugestão mais fácil? Não encontro dinamômetro para vender, os que tem pesam pouco e os que pesam mais são caros.

menfis
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 29/04/2015
Idade : 36
Localização : Divinópolis, mg, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como calcular a força para puxar uma peça? Empty Re: Como calcular a força para puxar uma peça?

Mensagem por Euclides Dom 03 maio 2015, 17:12

A ideia de usar uma mola (razoavelmente fácil de obter como sucata em uma oficina), estabelecer o coeficiente de elasticidade e então usá-la como dinamômetro é bastante boa.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos