PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Genética

Ir para baixo

Genética Empty Genética

Mensagem por mateus160399 Ter Abr 14 2015, 13:26

Olá pessoal! Alguém poderia me ajudar em relação a essa questão, não entendi o porque da resposta.

"Cada característica é determinada por dois fatores que se separam na formação dos gametas, onde ocorrem em dose simples, isto é, para cada gameta é encaminhado apenas um fator". Esta lei Ficou conhecida como primeira lei de Mendel. Marque a alternativa abaixo que contém gene que não apresentará segregação compatível com a 1ª lei de Mendel:

a)gene autossômico dominante.
b)gene autossômico recessivo.
c)gene autossômico codominante.
d)gene ligado ao sexo na gametogênese feminina.
e)gene ligado ao sexo na gametogênese masculina.

Gabarito: letra e

Durante a gametogênese masculina não há segregação dos fatores?

mateus160399
Jedi
Jedi

Mensagens : 222
Data de inscrição : 29/12/2014
Idade : 25
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Genética Empty Re: Genética

Mensagem por Convidado Ter Abr 14 2015, 13:55

Há segregação dos fatores sim, porque há meiose. No entanto, o homem tem os genes ligados ao sexo no par de cromossomos XY. Só que o X não é homólogo de Y; isso implica que você tem um alelo em um e no outro você tem outro alelo, para outro gene. Como se cada gene (cada característica) fosse determinado por apenas um único fator. Então, quando se separa o X do Y, não está se separando um par de fatores (dois alelos para o mesmo gene), mas um fator (um alelo do Y e um alelo do X, cada um para um gene). Se não entendeu fala aí que depois posto uma resposta melhor, agora tá meio corrido...  Razz

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Genética Empty Re: Genética

Mensagem por mateus160399 Ter Abr 14 2015, 16:10

Ah, entendi. Esqueci de observar isso. Porque na verdade é de uma prova que fiz sábado. Eu tinha marcado a E primeiro, mas troquei, e errei.Eu não tinha certeza, mas agora vai ser muito difícil eu errar uma questão assim, pois já errei uma vez.  
Obrigado Dezzoti!

mateus160399
Jedi
Jedi

Mensagens : 222
Data de inscrição : 29/12/2014
Idade : 25
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Genética Empty Re: Genética

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos