PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Literatura - Naturalismo [2]

2 participantes

Ir para baixo

Literatura - Naturalismo [2] Empty Literatura - Naturalismo [2]

Mensagem por Christian M. Martins Qua 08 Abr 2015, 12:26

(UFV-MG) Em O Cortiço, Aluísio Azevedo reafirma a ideologia do Naturalismo e cumpre à risca alguns princípios cientificistas vigentes na segunda metade do século XIX. Dentre as afirmativas abaixo, assinale aquela que NÃO corresponde às propostas da escola naturalista: 

a)Em O Cortiço, Aluísio Azevedo exprime um conceito naturalista da vida e, ao idealizar seus personagens, integra-os a elementos de uma natureza convencional. 
b)O narrador de O Cortiço acentua o lado instintivo do ser humano através de um processo de zoomorfização, identificando seus personagens a diferentes animais, sobretudo a insetos e vermes, quando os descreve em seu vaivém pelo cortiço. 
c)Ao enfatizar as atitudes inescrupulosas de João Romão para com os habitantes do cortiço, em especial para com a negra Bertoleza, o autor confirma as preocupações sociais do Naturalismo em sua inclinação reformadora. 
d)Os personagens de O Cortiço constituem-se, em sua maioria, dos operários das pedreiras, das lavadeiras e de outros miseráveis que ali vivem de forma degradante, o que evidencia a preferência do escritor naturalista pelas camadas mais baixas da sociedade. 
e)O caráter determinista da obra tem como símbolo a personagem Pombinha, que, se antes era “pura” e de boa conduta moral, acaba prostituindo-se por força daquele meio sórdido e animalesco. 

Gabarito:

Imagino que o motivo de esta ser a alternativa certa é pelo fato de os escritores naturalistas, em oposição aos românticos, não idealizarem suas personagens. Estou certo em afirmar que é por isso?

Na alternativa C temos: "[...] o autor confirma as preocupações sociais do Naturalismo em sua inclinação reformadora.". O que são "as preocupações sociais do Naturalismo em sua inclinação reformadora"? Ao meu ver, as preocupações sociais do Naturalismo situam-se no fato de que a situação social de um indivíduo (riqueza, classe, raça, etc.) determinam a sua forma de ser. Estou correto em pensar desta forma?
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura - Naturalismo [2] Empty Re: Literatura - Naturalismo [2]

Mensagem por Nina Luizet Qua 08 Abr 2015, 13:16

Imagino que o motivo de esta ser a alternativa certa é pelo fato de os escritores naturalistas, em oposição aos românticos, não idealizarem suas personagens. Estou certo em afirmar que é por isso?

Na alternativa C temos: "[...] o autor confirma as preocupações sociais do Naturalismo em sua inclinação reformadora.". O que são "as preocupações sociais do Naturalismo em sua inclinação reformadora"? Ao meu ver, as preocupações sociais do Naturalismo situam-se no fato de que a situação social de um indivíduo (riqueza, classe, raça, etc.) determinam a sua forma de ser. Estou correto em pensar desta forma?
Correto.
Nina Luizet
Nina Luizet
matadora
matadora

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 21/06/2014
Idade : 24
Localização : Brasil, RN , Mossoró

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura - Naturalismo [2] Empty Re: Literatura - Naturalismo [2]

Mensagem por Christian M. Martins Qua 08 Abr 2015, 13:21

Valeu, de novo, Nina!

Será que podes dar uma olhada na minha outra pergunta sobre o Naturalismo? Fiz algumas ponderações e gostaria que você as avaliasse. Very Happy
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura - Naturalismo [2] Empty Re: Literatura - Naturalismo [2]

Mensagem por Nina Luizet Qua 08 Abr 2015, 13:26

Ok. Já fiz a avaliação. Wink
Nina Luizet
Nina Luizet
matadora
matadora

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 21/06/2014
Idade : 24
Localização : Brasil, RN , Mossoró

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura - Naturalismo [2] Empty Re: Literatura - Naturalismo [2]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos