Encontro de móveis
5 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Encontro de móveis
Duas partículas, 1 e 2, se movem ao longo de uma linha horizontal, em rota de encontro com velocidades iniciais de módulos iguais a v1 = 10 m/s e v2 = 14 m/s e acelerações contrárias às suas velocidades de módulos a1 = 1,0 m/s2 e a2 = 0,5 m/s2 . Sabendo que o encontro entre elas ocorre, apenas, uma vez, o valor da separação inicial, d, entre as partículas vale :
gabarito: 192 m
gabarito: 192 m
rodocarnot- Jedi
Re: Encontro de móveis
v1 = 10 m/s
a1 = -1 m/s²
Equação da posição:
S = 0 + 10t - 0,5.t²
v2 = -14 m/s
a2 = 0,5 m/s²
Equação da posição:
S = d - 14t + 0,25.t²
De forma que:
0 + 10t - 0,5.t² = d - 14t + 0,25.t²
24t = d + 0,75t²
0,75t² - 24t + d = 0
Para que o encontro ocorra só uma vez, só deve haver uma raíz para a equação.
Assim, delta = 0.
(-24)² - 4*0,75*d = 0
d = 192m
a1 = -1 m/s²
Equação da posição:
S = 0 + 10t - 0,5.t²
v2 = -14 m/s
a2 = 0,5 m/s²
Equação da posição:
S = d - 14t + 0,25.t²
De forma que:
0 + 10t - 0,5.t² = d - 14t + 0,25.t²
24t = d + 0,75t²
0,75t² - 24t + d = 0
Para que o encontro ocorra só uma vez, só deve haver uma raíz para a equação.
Assim, delta = 0.
(-24)² - 4*0,75*d = 0
d = 192m
PedroX- Administração
Você poderia, por favor, escrever a equação da posição sem os números da questão? Li a resposta e não consegui me lembrar qual é a equação.
Obrigada
Obrigada
alexia ekisdieduiwell- Padawan
Fazendo uma análise comentada dos movimentos.
Só há uma oportunidade para que eles se encontrem.
O móvel 1 zera a velocidade antes do móvel 2, então inverte o sentido e passa a ser perseguido pelo móvel 2 que ainda vai zerar a velocidade, antes de inverter o sentido.
O encontro só pode ocorrer entre o instante em que o primeiro zera a sua velocidade e o instante em que o segundo também zera. Esse é o intervalo de tempo em que a perseguição ocorre.
Nesse intervalo, a menor distância entre eles ocorre no momento em que as velocidades de igualam, pois daí em diante o primeiro, com aceleração maior, nunca mais será alcançado.
Se eles se encontram efetivamente, tem de ser nesse momento.
Quando as velocidades se igualam?
nesse momento a distância entre eles será zero. Equacionando os movimentos:
Só há uma oportunidade para que eles se encontrem.
O móvel 1 zera a velocidade antes do móvel 2, então inverte o sentido e passa a ser perseguido pelo móvel 2 que ainda vai zerar a velocidade, antes de inverter o sentido.
O encontro só pode ocorrer entre o instante em que o primeiro zera a sua velocidade e o instante em que o segundo também zera. Esse é o intervalo de tempo em que a perseguição ocorre.
Nesse intervalo, a menor distância entre eles ocorre no momento em que as velocidades de igualam, pois daí em diante o primeiro, com aceleração maior, nunca mais será alcançado.
Se eles se encontram efetivamente, tem de ser nesse momento.
Quando as velocidades se igualam?
nesse momento a distância entre eles será zero. Equacionando os movimentos:
Euclides- Fundador
Por que os móveis só podem se encontrar nesse instante? Eles não poderiam se encontrar antes?
Takeshi2707- Iniciante
Para se encontrarem uma única vez só há uma única oportunidade:Takeshi2707 escreveu:Por que os móveis só podem se encontrar nesse instante? Eles não poderiam se encontrar antes?
1. se cruzarem antes de ambos inverterem os sentidos, então fatalmente se cruzarão novamente.
2. após ambas inverterem os sentidos cada uma vai para um lado e nunca se encontrarão.
3. o momento deve acontecer entre o instante em que v1 inverte o sentido, é perseguido e alcançado por v2, no momento em que v2 inverte seu sentido.
Euclides- Fundador
A colisão não faria com que cada partícula fosse para um lado? Ou é pelo fato de isso não ser explicitado no enunciado?Euclides escreveu:Para se encontrarem uma única vez só há uma única oportunidade:Takeshi2707 escreveu:Por que os móveis só podem se encontrar nesse instante? Eles não poderiam se encontrar antes?
1. se cruzarem antes de ambos inverterem os sentidos, então fatalmente se cruzarão novamente.
2. após ambas inverterem os sentidos cada uma vai para um lado e nunca se encontrarão.
3. o momento deve acontecer entre o instante em que v1 inverte o sentido, é perseguido e alcançado por v2, no momento em que v2 inverte seu sentido.
Takeshi2707- Iniciante
Não se fala em colisão: encontro.
Euclides- Fundador
Aaaaaaa finalmente entendi. Muito obrigado!
Takeshi2707- Iniciante
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos