Funções
4 participantes
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
Funções
UECE - O número de pontos de interseção do gráfico da função f(x)= x^5 - 8x³ -9x com os eixos coordenados é:
a)1
b)2
c)3
d)4
*Gabarito: c)
a)1
b)2
c)3
d)4
*Gabarito: c)
Matheus Brito 2014- Padawan
Carl Sagan- Matador
Re: Funções
Vamos achar as raízes dessa equação fazendo f(x) = 0
Ou seja,
Daí temos uma raiz que é x=0 e temos uma equação biquadrada , então vamos fazer na equação biquadrada y = x², então ficamos com:
Como temos que , então para y=-1 não convém pegar pois não satisfaz a raiz, assim dando raízes complexas, então só nos sobra y=9.
Assim temos as outras raízes reais que são
Assim, temos que essa função intersecta o eixo coordenado é em 3 pontos.
Ou seja,
Daí temos uma raiz que é x=0 e temos uma equação biquadrada , então vamos fazer na equação biquadrada y = x², então ficamos com:
Como temos que , então para y=-1 não convém pegar pois não satisfaz a raiz, assim dando raízes complexas, então só nos sobra y=9.
Assim temos as outras raízes reais que são
Assim, temos que essa função intersecta o eixo coordenado é em 3 pontos.
Jader- Matador
Eu até tinha feito parecido, mas não sabia se estava certo. Se alguém puder me dizer, eu agradeço.
Eu fiz para x=0, que obviamente deu 0. Ou seja, o gráfico corta ambos os eixos no ponto zero.
E fiz para y=0. Assim: x(x^4 -8x²-9)=0 . Nessa hora, eu dividi os dois membros da equação por x e resolvi a equação biquadrada, achando +3 e -3. Está errado?
Eu fiz para x=0, que obviamente deu 0. Ou seja, o gráfico corta ambos os eixos no ponto zero.
E fiz para y=0. Assim: x(x^4 -8x²-9)=0 . Nessa hora, eu dividi os dois membros da equação por x e resolvi a equação biquadrada, achando +3 e -3. Está errado?
Matheus Brito 2014- Padawan
Hei! Galera... a questão é:
O número de pontos de interseção do gráfico da função COM OS EIXOS coordenados é:
Essa é minha dúvida, pois acompanhei a solução com entusiasmo e percebi que o gráfico intercepta o EIXO Y
também.
O número de pontos de interseção do gráfico da função COM OS EIXOS coordenados é:
Essa é minha dúvida, pois acompanhei a solução com entusiasmo e percebi que o gráfico intercepta o EIXO Y
também.
DyllwayCarlos- Iniciante
A intersecção com com o eixo das ordenadas ocorre apenas em "y=0". Veja que a função não possui termo independente, o que garante que ela não intercepta o eixo Y em qualquer outro ponto.
Carl Sagan- Matador
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos