Lançamento Oblíquo
+2
Euclides
Crimson Moon
6 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Lançamento Oblíquo
Relembrando a primeira mensagem :
(Vunesp) Um projétil é atirado com velocidade inicial de 200 m/s, fazendo um ângulo de 60 graus com a horizontal. Desprezada a resistência do ar, qual será a altura do projétil quando sua velocidade fizer um ângulo de 45 graus com a horizontal? (adote g= 10 m/s²) A) 500 m B) 1500 m C) 1000 m D) 3000 m E) 750 m
Resposta: C
Por favor, alguém poderia me mostrar como fazer essa questão?
Obrigado!
(Vunesp) Um projétil é atirado com velocidade inicial de 200 m/s, fazendo um ângulo de 60 graus com a horizontal. Desprezada a resistência do ar, qual será a altura do projétil quando sua velocidade fizer um ângulo de 45 graus com a horizontal? (adote g= 10 m/s²) A) 500 m B) 1500 m C) 1000 m D) 3000 m E) 750 m
Resposta: C
Por favor, alguém poderia me mostrar como fazer essa questão?
Obrigado!
Crimson Moon- Iniciante
Re: Lançamento Oblíquo
Vale para qualquer ângulo θ, com os seguintes cuidados
1) No ponto P desejado a velocidade total não vale mais Vo e sim V
2) A velocidade no eixo x continua valendo Vox ---> Vox = V.cosθ
3) A velocidade no eixo y não vale mais Voy, ela vale Vy = Voy - g.t = V.senθ
1) No ponto P desejado a velocidade total não vale mais Vo e sim V
2) A velocidade no eixo x continua valendo Vox ---> Vox = V.cosθ
3) A velocidade no eixo y não vale mais Voy, ela vale Vy = Voy - g.t = V.senθ
Elcioschin- Grande Mestre
Muito obrigado, agora ficou claro!
Fiquei procurando por um tempo essa parte mais conceitual mas não achei em lugar nenhum
Fiquei procurando por um tempo essa parte mais conceitual mas não achei em lugar nenhum
Enzo _Sergi- Recebeu o sabre de luz
Enzo _Sergi escreveu:...
Porém, se fosse em um ângulo diferente, em que essa igualdade não existisse, por que não poderíamos pensar que, nesse determinado ponto,
Vy = V . seno do determinado ângulo, como eu descrevi na mensagem acima
Isso só valeria para o ângulo inicial do lançamento?
A velocidade no eixo Y pode ser calculada como Vtotal . seno em qualquer instante. O problema é que não sabemos Vtotal em qualquer instante. Sabemos apenas o Vtotal no início, que vale 200 m/s.
Esse exercício tem um "facilitador" que é pedir exatamente os 45 graus, tornando a resolução mais simples porque é só obrigar Vy a ser igual a Vx.
Mas e se fosse outro ângulo? Daí você deve lembrar que no lançamento oblíquo a única velocidade que fica constante é o Vx, e tudo deveria ser feito baseado nele.
Exemplo: Qual a altura quando Vtotal fizer 30 graus com a horizontal?
Vx continuará sendo 100 m/s, mas Vy tem que adquirir um valor específico para garantir que tenhamos 30 graus no Vtotal.
Fazendo o "bom e velho" SOH CAH TOA você terá um triângulo onde Vx é o cateto adjacente do 30 graus e o Vy é o cateto opoto do 30 graus. Então você utiliza a relação "TOA" tangente(30) = oposto / adjacente -> raiz(3) / 3 = Vy / 100 assim encontramos que Vy = 100.raiz(3) / 3
O passo final pra encontrar a altura em que esse ângulo acontece é aplicar o Torricelli somente na componente y da velocidade:
v² = v0² + 2.a.dS (lembrando que a velocidade inicial pra cima era 100.raiz(3) por causa do ângulo inicial de 60 graus)
(100.raiz(3) / 3)² = (100.raiz(3))² + 2.(-10).H
(10000.3) / 9 = 10000.4 - 20.H
10000/3 = 40000 - 20H
20H = 40000 - 10000/3
H = 1833 metros (aproximadamente)
[EDIT] Parabéns ao fórum como um todo! Tá rolando na internet uma resolução simplificada e ERRADA desse exercício, mas aqui no pir2 eu sempre encontro resoluções corretas. Parabéns aos envolvidos!
Página 2 de 2 • 1, 2