PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Intemperismo...

2 participantes

Ir para baixo

Intemperismo... Empty Intemperismo...

Mensagem por magcamile Seg 19 Jan 2015, 12:40

Oi pessoal, podem me ajudar em algumas dúvidas?

* Sobre intemperismo e sua relação com o clima:
No cima quente seco predomina intemperismo físico. Correto?
No clima quente e úmido predomina intemperismo químico. Correto?

*Alguém me explica o erro, por favor:
As principais áreas de ocorrência do processo de deflação são os desertos e as praias, onde os grãos de areia são pouco consolidados.

Maciço antigo são terrenos constituídos de rochas magmáticas ou metamórficas do pré cambriano, formando áreas aplainadas.

Dunas litorâneas são depósitos de areia que se formam sob a ação das ondas do mar. ( aqui é porque o vento também influi? )

* Essa afirmativa está como verdadeira no gabarito de uma questão, e eu discordo:
Na bacia amazônica, além do rio Amazonas e de seus afluentes, podemos observar a presença de paranás-mirins que são córregos ou pequenos rios que unem rios maiores entre si.
Mas paranás-mirins não são braços do rio que contorna ilhas fluviais? Esse que unem os rios não são os Furos?

*Porque a probabilidade de ocorrência de grandes tempestades é maior na área tropical? Não seria na área equatorial?

* Mudando de assunto: Qual a relação entre Eclipses e equinócio? Pro eclipse ocorrer necessariamente tem estar no Equinócio?

magcamile
magcamile
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 612
Data de inscrição : 02/11/2014
Idade : 27
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Intemperismo... Empty Re: Intemperismo...

Mensagem por Fito42 Seg 19 Jan 2015, 15:16

Saudações!
Geografia não é minha praia, mas vou tentar ajudar:


1) Sim, a insolação e a secura do clima facilitam a ocorrência de rochas quebradiças. Em locais mais úmidos, a ação oxidativa da umidade e da chuva facilitam o intemperismo químico.


2) Deflação é a erosão do vento que implica na retirada de fragmentos superficiais. Como os grãos da areia são leves e não estão agregados, facilita-se o processo. Sinceramente eu também não vi o erro,mas pegando a definição do Wikipédia: "A deflação ocorre frequentemente em regiões de campos de dunas com a retirada preferencial de material superficial mais fino (areia, silte), permanecendo, muitas vezes, uma camada de pedregulhos e seixos atapetando a superfície erodida." Praia não implica em dunas, o que tornaria a frase incorreta. Mas não tenho certeza


3) Na maioria das vezes, as regiões aplainadas são compostas por rochas sedimentares. Lembre-se que os sedimentos se depositam nos locais mais baixos e planos. Em planaltos e regiões irregulares prevale-se a erosão de rochas cristalinas. Mas isso não é regra geral


4) Sim, na verdade o vento tem mais importância que o mar. O mar, a mesmo tempo que empurra, puxa de volta. O vento não


5) Essa eu tenho a menor ideia xD


6) A tempestade depende da quantidade de granizo na atmosfera também, além da forte circulação de ventos. Os trópicos estão entre as regiões subtropicais (alta pressão) e equatoriais (baixa pressão), sujeitos à, portanto, forte ação dos ventos e à instabilidade do clima.


7) Equinócio é o momento em que o Sol ilumina igualmente os dois hemisférios, e isso ocorre duas vezes ao ano: no começo da primavera e do outono.  Acredito que não há relação entre esses dois eventos, não direta,
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 466
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 27
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Intemperismo... Empty Re: Intemperismo...

Mensagem por magcamile Seg 19 Jan 2015, 17:04

Olá!

1) Entendido Very Happy
2) Ainda estou um pouco na dúvida em relação a essa deflação haha mas a partir da sua explicação faz sentido considerar que a praia não participa desse processo, já que não temos essa tal camada de pedregulhos hehe

3)O erro então está em chamar os Escudos Cristalinos(maciços antigos) de terrenos aplainados?

4) Agora ficou claro Very Happy
6) Compreendi.
7) Eu estava fazendo uma questão sobre marés equinociais e aí depois me surgiu essa dúvida. Já que essas marés tem relação com a lua nova e a lua cheia, as mesmas dos eclipses haha mas não encontrei nada sobre essa relação Sad(

Muitíssimo obrigada pela ajuda, novamente  Very Happy  Very Happy  Very Happy
magcamile
magcamile
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 612
Data de inscrição : 02/11/2014
Idade : 27
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Intemperismo... Empty Re: Intemperismo...

Mensagem por Fito42 Seg 19 Jan 2015, 18:14

3) Perdão, eu errei. O erro são as rochas magmáticas. Terrenos antigos (pré-cambriano) são cristalinos.


7) Agora eu não tenho certeza, fiz uma pesquisa rápida aqui e não encontrei nada relacionado
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 466
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 27
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Intemperismo... Empty Re: Intemperismo...

Mensagem por magcamile Seg 19 Jan 2015, 19:01

Acho que o erro realmente está no "terrenos aplainados", de acordo com a definição:

"escudo cristalino, em geologia, é uma grande área de rochas ígneas e metamórficas de alta temperatura do Pré-Cambriano"

Fiquei confusa  Neutral

Só que em outro site:

os escudos cristalinos são divididos em duas partes, em razão das diferentes origens dessas rochas. A primeira delas são as plataformas, terrenos formados na chamada era Pré-Cambriana (...)Trata-se de terras baixas e aplainadas, onde predominam rochas cristalinas (...)

(http://www.frigoletto.com.br/Geomorf/relevogeom.htm)
magcamile
magcamile
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 612
Data de inscrição : 02/11/2014
Idade : 27
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Intemperismo... Empty Re: Intemperismo...

Mensagem por Fito42 Seg 19 Jan 2015, 20:49

É, estou falando bobagem. Como eu disse, geografia não é o meu forte hsauhsuahsa

Pelas definições aquela frase inicial está correta. Creio
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 466
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 27
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Intemperismo... Empty Re: Intemperismo...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos