PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Matemática para Medicina

5 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Matemática para Medicina Empty Matemática para Medicina

Mensagem por brenobnfm Qui 15 Jan 2015, 08:03

Olá, depois de muito pesquisar sobre qual seria o material de matemática mais indicado para o meu caso tanto neste fórum quanto em vários outros lugares, ainda não consegui ficar convicto de qual seria o melhor caminho, vou detalhar a situação.

Farei vestibular para medicina, tentarei ENEM e alguns outros, o único com questões discursivas de matemática seria a UNIFESP, ou seja, será o maior nível que irei enfrentar da matéria provavelmente, ou talvez as objetivas da fuvest/unicamp.

Disponho da coleção Fundamentos de Matemática Elementar, estou na metade do primeiro livro e não gosto da didática do livro, não estou convicto que valerá a pena passar por pelo menos 9 volumes(tirando financeira e cálculo) em uma matéria que não está entre minhas prioridades. Também não pretendo comprar o Noções já que praticamente não se acha a coleção usada.

Minha ideia atual é comprar o Elementos da Matemática vol 0 do Rufino para cobrir todas as possíveis lacunas que eu possar ter da parte básica, e vender a coleção FME para comprar uma coleção de 3 volumes, que no caso a que eu tive a impressão de ser a mais recomendada foi a Contexto e Aplicações do Dante.

No meu lugar, você indicariam insistir na FME, que juntando com o Rufino, seriam pelo menos 10 livros para percorrer ao longo do ano para um vestibular de Medicina, e se não, qual seria a melhor alternativa para minha situação? Agradeço imensamente desde já.

brenobnfm
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/01/2015
Idade : 31
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Matemática para Medicina Empty Re: Matemática para Medicina

Mensagem por Shareen Qui 15 Jan 2015, 08:49

Matematica pra medicina? Nao precisa nem FME, imagina Rufino, Rufino eh pra IME/ITA e olimpiadas, totalmente desnecessaria para qualquer vestibular "comum" 

Vai estudar por conta, ou num cursinho? Se for num cursinho, material deles certamente servira, mas se for estudar por conta, aqueles de 3 volumes jah bastam.

Shareen
Padawan
Padawan

Mensagens : 73
Data de inscrição : 25/08/2013
Idade : 28
Localização : Cascavel, Parana, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Matemática para Medicina Empty Re: Matemática para Medicina

Mensagem por Fito42 Qui 15 Jan 2015, 09:30

De todas as faculdades de SP, a prova de matemática da FUVEST para medicina é a mais fácil. Essa matéria só cairá no segundo dia da segunda fase de forma bem abrangente, na forma interdisciplinar. O problema mesmo seria a 1ª fase. Acredito se você pegar algum livro de cursinho e resolver umas 200 questões da FUVEST dessa matéria você já terá uma boa nota. Como a UNICAMP, a UNESP, a UNIFESP e o ENEM são mais fáceis, você terá um bom desempenho.
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 466
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 27
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Matemática para Medicina Empty Re: Matemática para Medicina

Mensagem por brenobnfm Qui 15 Jan 2015, 10:36

Shareen escreveu:Matematica pra medicina? Nao precisa nem FME, imagina Rufino, Rufino eh pra IME/ITA e olimpiadas, totalmente desnecessaria para qualquer vestibular "comum" 

Vai estudar por conta, ou num cursinho? Se for num cursinho, material deles certamente servira, mas se for estudar por conta, aqueles de 3 volumes jah bastam.

Dante 3 volumes é a melhor opção?

Fito42 escreveu:De todas as faculdades de SP, a prova de matemática da FUVEST para medicina é a mais fácil. Essa matéria só cairá no segundo dia da segunda fase de forma bem abrangente, na forma interdisciplinar. O problema mesmo seria a 1ª fase. Acredito se você pegar algum livro de cursinho e resolver umas 200 questões da FUVEST dessa matéria você já terá uma boa nota. Como a UNICAMP, a UNESP, a UNIFESP e o ENEM são mais fáceis, você terá um bom desempenho.

Essas apostilas de cursinho são realmente boas para um embasamento sólido?

brenobnfm
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/01/2015
Idade : 31
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Matemática para Medicina Empty Re: Matemática para Medicina

Mensagem por Fito42 Qui 15 Jan 2015, 11:39

Essas apostilas são boas para o vestibular. Você tem uma teoria bem curta, alguns exemplos resolvidos e bastante exercícios. A ideia é você aprender na prática. Não diria que é a melhor forma de aprender, mas para o vestibular, talvez a mais prática e rápida.
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 466
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 27
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Matemática para Medicina Empty Re: Matemática para Medicina

Mensagem por magcamile Qui 15 Jan 2015, 14:44

Não sei qual é o seu cursinho, mas as apostilas do cursinho que eu frequento são divididas em 4 volumes. E sinceramente eu acho a parte de matemática mais um resumo geral do que a "explicação teórica" em si.  Então não gosto.

Estou procurando desesperadamente um material bom pra estudar matemática, e tem sido difícil. Já procurei esses autores( Rufino, Morgado, Aref) em sebos da minha cidade e não encontrei. 

Eu queria um livro com uma teoria forte e com os principais modelos de exercícios cobrados resolvidos passo a passo. Mas também não encontrei Sad(

Estou estudando com os 3 volumes do Giovanni & Bonjorno, mas não estou satisfeita. Ainda mais quando tento fazer algum exercício e percebo não ter adquirido o conhecimento necessário para resolvê-lo através do mesmo.

Acho que vou dar uma pesquisada nessa coleção do Dante. Volto pra dizer se gostei.
magcamile
magcamile
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 612
Data de inscrição : 02/11/2014
Idade : 27
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Matemática para Medicina Empty Re: Matemática para Medicina

Mensagem por brenobnfm Qui 15 Jan 2015, 15:38

Fito42 escreveu:Essas apostilas são boas para o vestibular. Você tem uma teoria bem curta, alguns exemplos resolvidos e bastante exercícios. A ideia é você aprender na prática. Não diria que é a melhor forma de aprender, mas para o vestibular, talvez a mais prática e rápida.

Mas no caso eu tenho tempo, quase 1 ano, não seria melhor pegar um material mais completo?

magcamile escreveu:Não sei qual é o seu cursinho, mas as apostilas do cursinho que eu frequento são divididas em 4 volumes. E sinceramente eu acho a parte de matemática mais um resumo geral do que a "explicação teórica" em si.  Então não gosto.

Acho que vou dar uma pesquisada nessa coleção do Dante. Volto pra dizer se gostei.

Não estou fazendo cursinho e a princípio nem pretendo. Aguardo seu feedback da coleção do Dante já que é que mais me interessa no momento.

brenobnfm
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/01/2015
Idade : 31
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Matemática para Medicina Empty Re: Matemática para Medicina

Mensagem por Fito42 Qui 15 Jan 2015, 16:20

Eu tenho a coleção do Dante para o Ensino Público (3 volumes - edição 2012) e acho a explicação dele melhor que as apostilas de cursinho, todavia os exercícios deixam a desejar. Acredito que a coleção dele é suficiente para você fazer qualquer vestibular (fora os militares). Na FUVEST 2013, caiu uma questão na primeira fase de log que foi tirada desses livros. Acredito que pode acontecer novamente. A didática é boa e se você já tiver uma boa noção, você consegue resolvê-los em 1 ano. Se você acha que dá tempo de revisar toda a matéria do vestibular e aprofundar nas específicas, compre os volumes 1 e 2; o 3 não compensa muito, pois envolve uma base de derivadas e os números imaginários, que caem com mais frequência para quem quer exatas. 
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 466
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 27
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Matemática para Medicina Empty Re: Matemática para Medicina

Mensagem por magcamile Qui 15 Jan 2015, 16:52

Fito42 escreveu:Eu tenho a coleção do Dante para o Ensino Público (3 volumes - edição 2012) e acho a explicação dele melhor que as apostilas de cursinho, todavia os exercícios deixam a desejar. Acredito que a coleção dele é suficiente para você fazer qualquer vestibular (fora os militares). Na FUVEST 2013, caiu uma questão na primeira fase de log que foi tirada desses livros. Acredito que pode acontecer novamente. A didática é boa e se você já tiver uma boa noção, você consegue resolvê-los em 1 ano. Se você acha que dá tempo de revisar toda a matéria do vestibular e aprofundar nas específicas, compre os volumes 1 e 2; o 3 não compensa muito, pois envolve uma base de derivadas e os números imaginários, que caem com mais frequência para quem quer exatas. 
Consegui baixar o volume 3 do Dante (vou ignorar a parte de limites e derivada que não me é útil). Você tem o volume 1 e 2 em ebook? Ou sabe onde encontro?
magcamile
magcamile
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 612
Data de inscrição : 02/11/2014
Idade : 27
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Matemática para Medicina Empty Re: Matemática para Medicina

Mensagem por Fito42 Qui 15 Jan 2015, 22:44

Eu tenho os livros  mesmo. Como houve a reforma ortográfica, todos os antigos livros usados em escola pública foram descartados. Há grandes chances de você encontrar a coleção em algum sebo. Não se esqueça de pegar algum livro a parte de exercícios para complementar o Dante e resolver as provas antigas das faculdades de interesse.
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 466
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 27
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Matemática para Medicina Empty Re: Matemática para Medicina

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos