PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estudar para o ITA sem cursinho

2 participantes

Ir para baixo

Estudar para o ITA sem cursinho Empty Estudar para o ITA sem cursinho

Mensagem por Guilherme_Marcondes Dom 07 Dez 2014, 15:09

Boa tarde, galera!
 
Sou novo aqui, mas me interessei muito pelo site. Inclusive por que abrange vários assuntos e diversas dúvidas que eu e qualquer estudante que deseja o ITA tem. Porém, gostaria da ajuda de vocês com relação à dúvidas particulares. 
 
Bom, primeiramente gostaria de dizer que não sei se irei fazer um cursinho. Além de caro, os cursos preparatórios para o ITA ficam distantes de onde moro. Não tenho certeza absoluta de que não farei, mas provavelmente não. Acabei agora o 2° Ano do Ensino Médio e o 2° Semestre do Curso Técnico. Vou finalizar este curso no final do próximo semestre, e então terei o segundo semestre de 2015 menos pesado, apenas com o final do 3° Ano. Porém, já comecei meus estudos nessas férias e não pretendo parar. Como já vi algumas dicas, até mesmo de aprovados, estou estudando PARA O ITA, apenas. Já peguei alguns livros como o Fundamentos da Matemática Elementar e outro de exercícios. Imprimi provas antigas e com as resoluções estou resolvendo e progredindo pouco à pouco. Peguei também em sites algumas listas de exercícios e estou fazendo. Neste final de ano irei comprar a Coleção Elementos da Matemática que muitos indicam. Quero a opinião de vocês se devo continuar com a teoria dos livros e adquirir um conhecimento mais apurado, ou não. Tenho uma base boa, acredito eu. Sempre me dei muito bem em exatas. Estudo no Colégio Objetivo, e acho que o embasamento pelo menos eu tenho (apesar de faltar um ano para completar o Ensino Médio, é claro). Não sei se estaria fazendo certo se estudar toda a teoria durante esse ano. Sei que não é fácil entrar logo de primeira no ITA, mas quero de ter uma média boa no meu primeiro ano de vestibular. Mas como devo estudar? Outra questão que gostaria de abordar aqui é: Quando eu terminar o Ensino Médio, devo passar por todas as dificuldades que citei e entrar para um cursinho? Ou devo então me arriscar ao desafio de estudar por conta própria? 

Obs.: Uma última dúvida: Em relação à Física e à Química, quais livros me indicam? 
 
Gostaria muito da ajuda de vocês. Agradeço desde já.
 

Abraço!

Guilherme_Marcondes
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 07/12/2014
Idade : 25
Localização : Guarulhos, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar para o ITA sem cursinho Empty Re: Estudar para o ITA sem cursinho

Mensagem por Ashitaka Dom 07 Dez 2014, 16:23

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar para o ITA sem cursinho Empty Re: Estudar para o ITA sem cursinho

Mensagem por Guilherme_Marcondes Dom 07 Dez 2014, 16:57

Ashitaka escreveu:[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ashitaka, muito obrigado! Ajudou bastante.

Mas se não for ocupar muito seu tempo, gostaria tirar mais uma dúvida. Estou prestes a comprar o Elementos da Matemática, do Rufino. Você acha que seria proveitoso, ou então eu deveria comprar o Noções de Matemática, do Aref? 

Obrigado.

Guilherme_Marcondes
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 07/12/2014
Idade : 25
Localização : Guarulhos, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar para o ITA sem cursinho Empty Re: Estudar para o ITA sem cursinho

Mensagem por Ashitaka Dom 07 Dez 2014, 17:12

Até onde sei, esse do Rufino é bem pesado e não é muito didático. Os exercícios nele não estão muito bem separados por ordem de assunto/dificuldade e é um livro muito mais pra aprofundamento. Se você comprar e não tiver uma base sólida, vai sofrer bastante. Talvez no volume 0 não tenha muitos problemas. Mas isso é o que eu aprendi lendo o que o pessoal fala sobre ele; eu, particularmente, não tenho nenhum nem usei.
Para embasar, o pessoal recomenda bastante esse Aref. O problema é que é caro e é monopolizado pela vestseller. Eu peguei base com os Iezzi e, sinceramente, quando peguei exercícios do Aref para resolver não tive grandes problemas, não; então não sei se o custo benefício é tão bom assim. Fora que tem muitos gabaritos com erro no Aref.
Eu, particularmente, não me arrependo de ter embasado pelo Iezzi. Mas aí vai de cada um.
Só em combinatória que fortemente recomendo o Morgado acima de todos.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar para o ITA sem cursinho Empty Re: Estudar para o ITA sem cursinho

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos