PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Zonas de alta pressão

2 participantes

Ir para baixo

Zonas de alta pressão Empty Zonas de alta pressão

Mensagem por ViniciusAlmeida12 Qua 26 Nov 2014, 21:35

Estava pesquisando sobre zonas de alta pressão e encontrei que essas são, na verdade, resultado da descida do ar frio e tornam-se, portanto, repulsoras. Encontrei também que esse tipo de zona é característico de regiões secas (caatinga, por exemplo). Porque esses locais são secos e quentes se neles existem uma massa de ar frio atuando?

ViniciusAlmeida12
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 725
Data de inscrição : 02/02/2013
Idade : 27
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Zonas de alta pressão Empty Re: Zonas de alta pressão

Mensagem por magcamile Qui 15 Jan 2015, 22:23

Sua pergunta me deixou um pouco confusa. Mas vou tentar explicar o que eu entendo sobre(o que não é muito já que estou estudando isso agora). Caso estiver errado alguém me corrija por favor.


No Nordeste atuam as massas de ar: MEC e MEA (ambas quentes e úmidas, a MEC devido a Floresta Amazônica). Quando chega ao nordeste essa massa de ar úmido encontra o Planalto da borborema e para vencer o obstáculo sobem (tendo abaixamento de sua temperatura). O que vai ocasionar chuva no lado oceânico da serra (na Zona da mata), e desce seco para a caatinga.

Acho que isso pode tirar suas dúvidas:
"Quando o ar é relativamente frio, desce lentamente e comprime o ar que está por baixo, causando uma maior pressão. Embora essa maior pressão seja causada pelo ar frio, ela provoca um tempo quente e soalheiro. Isto acontece porque o ar, ao descer, impede a formação de nuvens, originando um céu limpo."
magcamile
magcamile
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 612
Data de inscrição : 02/11/2014
Idade : 27
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos