PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ligações químicas II

2 participantes

Ir para baixo

Ligações químicas II Empty Ligações químicas II

Mensagem por Ashitaka Sáb 22 Nov 2014, 09:43

Nas fórmulas estruturais de ácidos abaixo, X representa um elemento químico.
Ligações químicas II RyjVRKa
Os elementos que substituem corretamente o X nas fórmulas estruturais são, respectivamente:
a) N, C, S, P
b) N, Si, Se, Br
c) P, C, Se, N
d) N, Sn, As, P
e) P, Pb, Br, As

As duas alternativas em destaque não estariam corretas? Caso não, por quê?
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações químicas II Empty Re: Ligações químicas II

Mensagem por wagzep Sáb 22 Nov 2014, 11:49

Não sei se você já chegou no que eu vou falar, mas vamos lá:

Todas essas substâncias são ácidos. Ácidos são compostos que, quando dissolvidos em água se ionizam. Ou seja, ocorre uma "separação" na substância, formando SEMPRE o cátion H(+) e um ânion qualquer.

A alternativa correta é a letra a, e isso fica evidente ao analisarmos os ânions dos ácidos correspondentes, pois são muito comuns.

HNO3 - Ácido nítrico. Em solução aquosa = H(+) e NO3(-) (nitrato)

H2CO3 - Ácido carbônico. Em solução aquosa = 2H(+) e CO3(2-) (carbonato)

H2SO4 - Ácido sulfúrico. Em solução aquosa = 2H(+) e SO4(2-) (sulfato)

H3PO4 - Ácido ortofosfórico. Em solução aquosa = 3H(+) e PO4(3-) (ortofosfato)

Repare na última estrutura. Os ânions mais comuns para o nitrogênio são: nitrato e nitrito (NO3(-) e NO2(-)) respectivamente. A valência desses ânions é -1, portanto precisariam apenas de um hidrogênio para se tornarem neutras.

Fazendo uma pesquisa na internet, encontrei o ânion NO4. Se chama peroxinitrato, segundo um site. Ele poderia encaixar muito bem na molécula IV, porém sua valência é -1, e como os outros ânions do nitrato, formaria HNO4 e não H3NO4 como diz o enunciado.

Ou seja, não NECESSARIAMENTE átomos da mesma família terão ânions iguais, pode haver exceções.

Portanto, para a resolução da questão, a melhor forma seria um conhecimento prévio sobre alguns ácidos principais, suas estruturas e os ânions que o formam. 


Estude, mais para frente você verá detalhadamente o que estou tentando mostrar. A questão, inclusive, ficará simples.
Quando fiz o feltre também parei nessa questão.
Boa sorte.
wagzep
wagzep
Iniciante

Mensagens : 40
Data de inscrição : 21/09/2014
Idade : 27
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações químicas II Empty Re: Ligações químicas II

Mensagem por Ashitaka Sáb 22 Nov 2014, 12:38

Obrigado, Wagner. Imaginei que para resolver tivesse que ter o conhecimento de algo a mais, pois só pelas ligações a letra c encaixaria. Eu favoritei a questão aqui e depois que estudar ácidos, volto nela, seguindo seu conselho e aí creio que serei capaz de entender sua resolução melhor! Smile
É exatamente o Feltre que estou fazendo; Espero conseguir terminar o vol. 1 e 2 até, no máximo, janeiro. Acha que dá? Comecei ontem e estou em geometria molecular agora... espero que dê. Química está sendo mais fácil do que imaginava, nunca tinha pego pra estudar antes. Você acha que essa coleção do Feltre é a melhor para estudar mesmo?
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações químicas II Empty Re: Ligações químicas II

Mensagem por wagzep Sáb 22 Nov 2014, 12:56

Uau, começou ontem e já está em geometria molecular?!
O que você vai prestar? 
Para pegar base o Feltre é o melhor mesmo. Se der, complemente depois com outros livros, nenhuma obra é perfeita.
Se você fez 150 páginas em um dia, da sim hahaha.
Mas lembre-se que o importante é o estudo de qualidade, então tome cuidado.
T+
wagzep
wagzep
Iniciante

Mensagens : 40
Data de inscrição : 21/09/2014
Idade : 27
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações químicas II Empty Re: Ligações químicas II

Mensagem por Ashitaka Sáb 22 Nov 2014, 13:37

Vou prestar ITA, mas não esse ano. Quero fazer curso e prestar ano que vem e recentemente soube que, pela primeira vez (pra minha sorte), vai cair química na prova de bolsa do curso e estou tendo que estudar, pois nunca tinha estudado química de verdade e nem tive professor nos 2 primeiros anos do Médio.
Mas calma lá, não fiz 150 páginas em um dia! xD Na verdade, eu comecei na página 94, que era onde eu não tinha o menor conhecimento sobre o assunto (antes disso eu já tinha dado uma lida alguns meses antes) e agora estou a 164. Espero que se continuar nesse ritmo dê para chegar onde quero. Hoje vou perder um tempo de estudo, mas pretendo continuar avançando rápido.
E você, quer prestar o quê?
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações químicas II Empty Re: Ligações químicas II

Mensagem por wagzep Sáb 22 Nov 2014, 14:04

Vou prestar POLI ano que vem.
wagzep
wagzep
Iniciante

Mensagens : 40
Data de inscrição : 21/09/2014
Idade : 27
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações químicas II Empty Re: Ligações químicas II

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos