PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida: Calculo de potencia eletrica

3 participantes

Ir para baixo

Dúvida: Calculo de potencia eletrica Empty Dúvida: Calculo de potencia eletrica

Mensagem por mariabeatrizdias Seg 27 Out 2014, 15:50

Boa Tarde!

Estou com uma dúvida em relação ao calculo de potencia elétrica e gostaria que alguém me ajudasse. A questão é : sei resolver os exercícios, mas de vez em quando, me surge uma questão: quando devo usar a fórmula P=U2/R e quando devo usar a fórmula P= r.I2. Sei que ambas as expressões são equivalentes e vem de P=U.i , mas há exercícios em que os resultados são diferentes dependendo da fórmula usada. Como é díficil de entender, vai esse exemplo de um exerício do enem: 

Dados:

Chuveiro A: Tensão = 127v, Disjuntor = 50 A, Seçao dos condutores 10 mm2
Chuveiro B : Tensão= 220v, Disjuntor = 30 A, Secao dos condutores 4 mm2

Uma pessoa adquiriu um chuveiro do modelo A e, ao ler o manual, verificou que precisava ligá-lo a um disjuntor de 50 amperes. No entanto, intrigou-se com o fato de que o disjuntor a ser utilizado para uma correta instalação de um chuveiro do modelo B devia possuir amperagem 40% menor. Considerando-se os chuveiros de modelos A e B, funcionando à mesma potência de 4400 W, a razão entre as suas respectivas resistências elétricas, RA, e RB, que justifica a diferença de dimensionamento dos disjuntores, é mais próxima de:


A resolução é : P = U2/R 
pA=pB=4400
pA= (127)(127)/Ra 
pB= (220)(220)/Rb

Ra/Rb = 127.127/220.220 = aproximadamente 0,3

Ok, eu entendi a resolução, mas minha dúvida é : porque não posso igualar as potencias por meio da equação P=R.i2?

Pa= Ra. 50.50 e Pb = Rb.30.30 ..... O resultado da diferente da outra resolução!

Alguém pode me ajudar? Obrigada

mariabeatrizdias
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 01/05/2014
Idade : 29
Localização : São Paulo, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Calculo de potencia eletrica Empty Re: Dúvida: Calculo de potencia eletrica

Mensagem por Euclides Seg 27 Out 2014, 17:23

Você só está fazendo confusão:

1- P=U²/R ou P=U.i ou P=Ri² fornecem o mesmo resultado. A escolha por uma delas só depende das variáveis que você dispõe e mais nada.

2- um disjuntor (ou fusível) não é dimensionado com o valor da corrente máxima exata do aparelho que protege. Em geral o valor do disjuntor está um pouco acima do valor da corrente nominal.

como você não conhece a corrente nominal dos chuveiros e conhece potência e tensão, use a expressão adequada.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Calculo de potencia eletrica Empty Re: Dúvida: Calculo de potencia eletrica

Mensagem por Elcioschin Seg 27 Out 2014, 18:54

Suas fórmula estão erradas

Na fórmula P = R².i ---> R e i são a resistência e a corrente nominal do CHUVEIRO

Nas sua fórmula Pa = Ra.50² e Pb = Rb.30² você usou a corrente de DESLIGAMENTO DO DISJUNTOR

Uma coisa NÃO tem nada a ver com a outra a não ser que a corrente de desligamento deve ser um pouco superior à corrente nominal, conforme explicou o Euclides
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71795
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Calculo de potencia eletrica Empty Re: Dúvida: Calculo de potencia eletrica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos