Duvida sobre calor especifico
5 participantes
PiR2 :: Física :: Termologia
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Duvida sobre calor especifico
Júlia coloca uma esfera de cobre e uma de alumínio, ambas de mesma massa e à mesma temperatura, sobre um bloco de gelo. Após um certo tempo, ela observa que essas esferas permanecem em equilíbrio nas posições indicadas nesta figura:
Todas as dimensões estão representadas em escala na figura.
Sejam d(Cu) e d(Al) as densidades e c(Cu) e c(Al) os calores específicos, respectivamente, do cobre e do alumínio.
Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que..
a) d(Cu) < d(Al) e c(Cu) > c(Al)
b) d(Cu) > d(Al) e c(Cu) < c(Al)
c) d(Cu) < d(Al) e c(Cu) < c(Al)
d) d(Cu) > d(Al) e c(Cu) > c(Al)
Gabarito: B
Queria saber porque o calor especifico do Aluminio é maior do que do cobre
Todas as dimensões estão representadas em escala na figura.
Sejam d(Cu) e d(Al) as densidades e c(Cu) e c(Al) os calores específicos, respectivamente, do cobre e do alumínio.
Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que..
a) d(Cu) < d(Al) e c(Cu) > c(Al)
b) d(Cu) > d(Al) e c(Cu) < c(Al)
c) d(Cu) < d(Al) e c(Cu) < c(Al)
d) d(Cu) > d(Al) e c(Cu) > c(Al)
Gabarito: B
Queria saber porque o calor especifico do Aluminio é maior do que do cobre
Última edição por Epicurus em Sáb 13 Set 2014, 14:07, editado 3 vez(es)
Epicurus- Iniciante
Re: Duvida sobre calor especifico
Olá.
¹Todas as questões devem ser digitadas.
Regra IX- As questões devem ser postadas em modo texto, não sendo aceitas imagens ou links para o enunciado da questão. São aceitas imagens para adicionar figuras esclarecedoras ou que façam parte da questão. Isto se deve ao fato de que os mecanismos de busca, tanto internos quanto externos não reconhecem imagens.
Peço que preste mais atenção nas próximas postagens.
¹Todas as questões devem ser digitadas.
Regra IX- As questões devem ser postadas em modo texto, não sendo aceitas imagens ou links para o enunciado da questão. São aceitas imagens para adicionar figuras esclarecedoras ou que façam parte da questão. Isto se deve ao fato de que os mecanismos de busca, tanto internos quanto externos não reconhecem imagens.
Peço que preste mais atenção nas próximas postagens.
PedroCunha- Monitor
Ok. desculpe, não sabia disso
Epicurus- Iniciante
Estão em equilíbrio na situação mostrada na figura, isto é, entraram em equilíbrio térmico com a massa de gelo.
Para que isso acontecesse o alumínio derreteu mais gelo do que o cobre e isso quer dizer que o alumínio liberou mais calor do que o cobre
\\Q_{cu}=mc_{cu}\Delta t\\Q_{al}=mc_{al}\Delta t\\\\\frac{Q_{al}}{Q_{cu}}=\frac{c_{al}}{c_{cu}}\;\;\to\;\;Q_{al}>Q_{cu}\;\;\Rightarrow\;\;c_{al}>c_{cu}
Para que isso acontecesse o alumínio derreteu mais gelo do que o cobre e isso quer dizer que o alumínio liberou mais calor do que o cobre
Euclides- Fundador
Ainda bem que você respondeu, Euclides.
Havia postado uma resposta junto à minha mensagem, mas aparentemente apaguei a parte da resposta quando copie a regra. Que esquisito. Podia jurar que vi a resposta postada.
Havia postado uma resposta junto à minha mensagem, mas aparentemente apaguei a parte da resposta quando copie a regra. Que esquisito. Podia jurar que vi a resposta postada.
PedroCunha- Monitor
Desculpe-me Pedro, mas a sua resposta foi postada e eu a deletei. As questões só devem ser respondidas depois de adequadas à regras.PedroCunha escreveu:Ainda bem que você respondeu, Euclides.
Euclides- Fundador
Sem problemas, Euclides. Foi falha minha.
Obrigado por esclarecer.
Obrigado por esclarecer.
PedroCunha- Monitor
Epicurus
Você também deixou de seguir a Regra XI do fórum:
XI- Não use letras maiúsculas para o título ou o corpo do texto da questão. Quando uma questão possui alternativas estas FAZEM PARTE da questão e devem ser postadas integralmente. Da mesma forma não deixe de postar a resposta esperada, se a conhecer. Isso será de valia para quem tentar ajudá-lo(a).
Note que você não postou as alternativas, assim não ficamos sabendo o que a questão pedia.
Por favor, leia TODAS as Regras e siga-as nas próximas postagens.
Você também deixou de seguir a Regra XI do fórum:
XI- Não use letras maiúsculas para o título ou o corpo do texto da questão. Quando uma questão possui alternativas estas FAZEM PARTE da questão e devem ser postadas integralmente. Da mesma forma não deixe de postar a resposta esperada, se a conhecer. Isso será de valia para quem tentar ajudá-lo(a).
Note que você não postou as alternativas, assim não ficamos sabendo o que a questão pedia.
Por favor, leia TODAS as Regras e siga-as nas próximas postagens.
Elcioschin- Grande Mestre
Desculpe novamente.
Achei que não fosse necessário porque só queria saber a respeito do calor especifico das substancias. Não vai acontecer dnv, e obrigado pela resposta
Achei que não fosse necessário porque só queria saber a respeito do calor especifico das substancias. Não vai acontecer dnv, e obrigado pela resposta
Epicurus- Iniciante
Só mais uma pergunta
A quantidade de calor (Q) é diretamente proporcional ao calor especifico (c)? Porque achei que fossem inversamente proporcionais, já que quanto maior o calor especifico maior é a quantidade de calor que tem que ceder pra variar temperatura
A quantidade de calor (Q) é diretamente proporcional ao calor especifico (c)? Porque achei que fossem inversamente proporcionais, já que quanto maior o calor especifico maior é a quantidade de calor que tem que ceder pra variar temperatura
Epicurus- Iniciante
Página 1 de 2 • 1, 2