PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Limite de duas variaveis

2 participantes

Ir para baixo

Limite de duas variaveis Empty Limite de duas variaveis

Mensagem por marioh Sex 12 Set 2014, 14:39

Não estou conseguindo demonstrar pela definição formal que o limite de (x^2.y.e^y)/(x^4 + 4.y^2) quando x e y tendem a 0 é igual a 0...
Obrigado!
marioh
marioh
Iniciante

Mensagens : 25
Data de inscrição : 07/08/2014
Idade : 28
Localização : São José

Ir para o topo Ir para baixo

Limite de duas variaveis Empty Re: Limite de duas variaveis

Mensagem por Man Utd Sex 12 Set 2014, 20:59

marioh escreveu:Não estou conseguindo demonstrar pela definição formal que o limite de (x^2.y.e^y)/(x^4 + 4.y^2) quando x e y tendem a 0 é igual a 0...
Obrigado!


Vc não consegue provar, porque esse limite não é zero, ele sequer  existe.


Para provar isso utilize a regra dos caminhos:

Use o caminho (x,0) :





Agora por (x,x²):






Como obtivemos valores diferentes, então o limite não existe.


Man Utd
Man Utd
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 1119
Data de inscrição : 18/08/2012
Idade : 29
Localização : Manchester

Ir para o topo Ir para baixo

Limite de duas variaveis Empty Re: Limite de duas variaveis

Mensagem por marioh Dom 14 Set 2014, 14:33

Obrigado! Acho que fiz a conta muito depressa e acabei errando. Mas me surgiu uma duvida, é possível testar uns 4 caminhos diferentes com mesmo resultado e este não ser o limite? Como é possível verificar isto pela definição formal? Sempre tive dificuldade com as definições formais de limite pois meu professor disse (e não achei nada em livros) que para se provar que o limite não está correto você simplesmente não consegue fatorar a função de modo a encontrar uma função com a tendência do limite...
marioh
marioh
Iniciante

Mensagens : 25
Data de inscrição : 07/08/2014
Idade : 28
Localização : São José

Ir para o topo Ir para baixo

Limite de duas variaveis Empty Re: Limite de duas variaveis

Mensagem por Man Utd Dom 14 Set 2014, 16:35

marioh escreveu:Obrigado! Acho que fiz a conta muito depressa e acabei errando. Mas me surgiu uma duvida, é possível testar uns 4 caminhos diferentes com mesmo resultado e este não ser o limite? Como é possível verificar isto pela definição formal? Sempre tive dificuldade com as definições formais de limite pois meu professor disse (e não achei nada em livros) que para se provar que o limite não está correto você simplesmente não consegue fatorar a função de modo a encontrar uma função com a tendência do limite...


Vc pode testar um milhão de caminhos diferentes com o msm valor, mas ainda sim vc não pode ter a certeza que o limite existe, pois a regra dos caminhos só serve para provar  que o limite não existe.Quando tenho que resolver um limite de uma função de duas variaveis primeiro vejo se existe alguma fatoração ou então se pode aplicar o teorema da função limitada, caso não ocorra nenhum desses dois parto para a definição formal, se este último não der certo, então tento provar que o limite não existe pela regra dos caminhos.


Exemplos de definição formal:

https://pir2.forumeiros.com/t17734-encontre-o-valor-limite

https://pir2.forumeiros.com/t66755-limite-de-funcao-de-duas-variaveis

https://pir2.forumeiros.com/t4889-limite-de-duas-variaveis
Man Utd
Man Utd
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 1119
Data de inscrição : 18/08/2012
Idade : 29
Localização : Manchester

Ir para o topo Ir para baixo

Limite de duas variaveis Empty Re: Limite de duas variaveis

Mensagem por marioh Seg 15 Set 2014, 20:24

"...parto para a definição formal, se este último não der certo, então tento provar que o limite não existe pela regra dos caminhos."

Minha é dúvida é saber quando a definição formal não da certo... você poderia me mostrar como chego a esta conclusão?
marioh
marioh
Iniciante

Mensagens : 25
Data de inscrição : 07/08/2014
Idade : 28
Localização : São José

Ir para o topo Ir para baixo

Limite de duas variaveis Empty Re: Limite de duas variaveis

Mensagem por Man Utd Ter 16 Set 2014, 00:54

marioh escreveu:"...parto para a definição formal, se este último não der certo, então tento provar que o limite não existe pela regra dos caminhos."

Minha é dúvida é saber quando a definição formal não da certo... você poderia me mostrar como chego a esta conclusão?


Não dá pra perceber ao certo quando a definição formal não funciona.Suponha que vc já está bem acostumando com definição formal e não percebe nenhuma forma de chegar numa relação entre delta e epsilon, aí vc tenta provar que o limite não existe pela regra dos caminhos.


PS: definição formal só serve pra mostrar a existência de limite e não a inexistência, para mostrar que não existe usamos a regra dos caminhos.
Man Utd
Man Utd
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 1119
Data de inscrição : 18/08/2012
Idade : 29
Localização : Manchester

Ir para o topo Ir para baixo

Limite de duas variaveis Empty Re: Limite de duas variaveis

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos