[OBMEP-2012] Trigonometria
2 participantes
PiR2 :: Questões Especiais :: Olimpíadas :: Matemática
Página 1 de 1
[OBMEP-2012] Trigonometria
Na figura ao lado, as retas r e s são paralelas. O segmento AB é perpendicular a essas
retas e o ponto P, nesse segmento, é tal que AP = 2 e BP = 1. O ponto X pertence à reta
r e a medida do segmento BX é indicada por x. O ponto Y pertence à reta s e o triângulo
XPY é retângulo em P.
Determine o valor de x para o qual a área do triângulo XPY é mínima e calcule o valor dessa área.
[Não possuo resposta]
retas e o ponto P, nesse segmento, é tal que AP = 2 e BP = 1. O ponto X pertence à reta
r e a medida do segmento BX é indicada por x. O ponto Y pertence à reta s e o triângulo
XPY é retângulo em P.
Determine o valor de x para o qual a área do triângulo XPY é mínima e calcule o valor dessa área.
[Não possuo resposta]
BieelsZaitsev- Recebeu o sabre de luz
Re: [OBMEP-2012] Trigonometria
Bieels,
Para facilitar, vamos chamar o ângulo BPX de "alfa" e APY de "beta".
Veja que
Por consequência, temos
Pelo Teorema de Pitágoras,
A área do triângulo hachurado, em função de x, é
Aplicando a desigualdade das médias (média aritmética > média geométrica), temos
Temos que o menor valor possível para essa área é 2, e o valor de x que satisfaz esse valor é
Para facilitar, vamos chamar o ângulo BPX de "alfa" e APY de "beta".
Veja que
Por consequência, temos
Pelo Teorema de Pitágoras,
Aplicando a desigualdade das médias (média aritmética > média geométrica), temos
Temos que o menor valor possível para essa área é 2, e o valor de x que satisfaz esse valor é
Dela Corte- Recebeu o sabre de luz
Muito genial! Obrigado pela resolução!
Amigo, estou super confuso com a parte:
"Aplicando a desigualdade das médias (média aritmética > média geométrica), temos..."
Tem como vc explicar brevemente o porquê de ter feito isto, e para que esta propriedade?
Procurei no google e não entendi muito bem...
Agradeço desde já!
"Aplicando a desigualdade das médias (média aritmética > média geométrica), temos..."
Tem como vc explicar brevemente o porquê de ter feito isto, e para que esta propriedade?
Procurei no google e não entendi muito bem...
Agradeço desde já!
Como o enunciado deseja que essa área seja mínima, devemos calcular, de alguma maneira, o menor valor para a expressão S.
Eu utilizei a desigualdade das médias porque é o método mais rápido que conheço (em três passagens achamos o valor desejado) e o mais simples para se calcular o mínimo dessa expressão.
Para uma resolução gráfica, que não necessariamente será 100% precisa e correta, você pode acessar este site aqui.
A propriedade que usei garante um resultado preciso de modo rápido.
Sugiro que você dê uma pesquisada na relação entre as médias (quadrática > aritmética > geométrica > harmônica). Elas serão úteis caso você se aventure por outras olimpíadas mais. E até para um vestibular esse conhecimento de ajuda.
Eu que agradeço pelo seu esforço em aprender. Mais alguma coisa?
PS: Use a desigualdade das médias para achar o menor valor de y da expressão abaixo, e determine o x que resulta em tal valor. Tarefa para o fim de semana!
Como o enunciado deseja que essa área seja mínima, devemos calcular, de alguma maneira, o menor valor para a expressão S.
Eu utilizei a desigualdade das médias porque é o método mais rápido que conheço (em três passagens achamos o valor desejado) e o mais simples para se calcular o mínimo dessa expressão.
Para uma resolução gráfica, que não necessariamente será 100% precisa e correta, você pode acessar este site aqui.
A propriedade que usei garante um resultado preciso de modo rápido.
Sugiro que você dê uma pesquisada na relação entre as médias (quadrática > aritmética > geométrica > harmônica). Elas serão úteis caso você se aventure por outras olimpíadas mais. E até para um vestibular esse conhecimento de ajuda.
Eu que agradeço pelo seu esforço em aprender. Mais alguma coisa?
PS: Use a desigualdade das médias para achar o menor valor de y da expressão abaixo, e determine o x que resulta em tal valor. Tarefa para o fim de semana!
Desculpe-me pela demora, eu realmente estudei esta loucura haha e entendi. Estudei as primeiras páginas do artigo:
http://www.rumoaoita.com/site/attachments/293_Desigualdades%20-%20Iuri.pdf
Enfim, esta aí:
Minha letra é péssima, espero que entenda, aqui esta o URL se não conseguir ver:
https://2img.net/h/i1215.photobucket.com/albums/cc509/DreamsBieels/resoluccedilatildeo-3.png
Abraços e obrigado pelo desafio, espero estar certo.
http://www.rumoaoita.com/site/attachments/293_Desigualdades%20-%20Iuri.pdf
Enfim, esta aí:
Minha letra é péssima, espero que entenda, aqui esta o URL se não conseguir ver:
https://2img.net/h/i1215.photobucket.com/albums/cc509/DreamsBieels/resoluccedilatildeo-3.png
Abraços e obrigado pelo desafio, espero estar certo.
Esse artigo é muito bom. Caso você deseje se aprofundar nos tópicos e se tornar um olímpico (OBM, OBMEP, etc) ou um vestibulando do ITA e IME, recomendo fazer os exercícios.
Sua letra é mais bonita que a minha. As respostas estão corretíssimas, e eu gostei de como você desenvolveu o passo-a-passo bem enumeradamente.
Carry on my wayward son!
Sua letra é mais bonita que a minha. As respostas estão corretíssimas, e eu gostei de como você desenvolveu o passo-a-passo bem enumeradamente.
Carry on my wayward son!
PiR2 :: Questões Especiais :: Olimpíadas :: Matemática
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos