PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas em relação ao embasamento.

5 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Dúvidas em relação ao embasamento. - Página 3 Empty Dúvidas em relação ao embasamento.

Mensagem por Shini10 Qua 30 Jul 2014, 17:35

Relembrando a primeira mensagem :

E aí galera , me chamo Caio , tenho 15 anos e atualmente estou cursando o primeiro ano do ensino médio de forma integrada com um curso técnico de mecânica industrial. Estudo no CEFET do Rio , e há algum tempo ando explorando a biblioteca do colégio , que tem muitos materiais de qualidade mesmo. Almejo tentar IME/ITA , com mais foco no ITA , e pelas pesquisas que tenho feito , quase todos os livros recomendados tem lá. Fundamentos ( Iezzi ) , Feltre ( Química ) , Física Clássica ( Sampaio e Calçada ) ,  Química Geral ( Brady e Huminston ) , Princípios de Química ( Atkins). Fico até meio perdido sobre como começar. Atualmente estou dando uma revisada nos conteúdos de matemática básica , pra poder ter um bom entendimento da matemática do ensino médio , além de Física e Química também. Se alguém quiser me dar alguma dica , vai ser de grande valia. Abraços.

Shini10
Jedi
Jedi

Mensagens : 215
Data de inscrição : 24/07/2011
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo


Dúvidas em relação ao embasamento. - Página 3 Empty Re: Dúvidas em relação ao embasamento.

Mensagem por JoaoLeal96 Dom 03 Ago 2014, 14:33

outros dizem que é porque o ITA nao é uma universidade talvez pelo numero de cursos e alunos de graduaçao apezar de que a caltech nao tem nem 1000 estudandes de graduaçao.
JoaoLeal96
JoaoLeal96
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 515
Data de inscrição : 23/01/2013
Idade : 27
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em relação ao embasamento. - Página 3 Empty Re: Dúvidas em relação ao embasamento.

Mensagem por MatheusMagnvs Dom 03 Ago 2014, 16:56

JoaoLeal96 escreveu:outros dizem que é porque o ITA nao é uma universidade talvez pelo numero de cursos e alunos de graduaçao apezar de que a caltech nao tem nem 1000 estudandes de graduaçao.

Nem o Instituto Tecnológico de Massachussets (MIT), nem o Instituto Tecnológico Suíço Federal (ETH Zurich), nem o Instituto Tecnológico da California (Caltech, que você mesmo citou), nem o Instituto Tecnológico de Georgia (Georgia Tech, ou popularmente conhecido como "MIT do Sul"), nem o Instituto Tecnológico de Tóquio, nem... etc. E todos os citados são institutos tecnológicos que figuram entre as melhores instituições acadêmicas do mundo, todos extremamente reconhecidos e respeitados.
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em relação ao embasamento. - Página 3 Empty Re: Dúvidas em relação ao embasamento.

Mensagem por Shareen Seg 04 Ago 2014, 00:57

Matheus, MIT, TIT, tem quase 5000 estudantes na graduacao, ETH Zurich e Georgia Tech tem quase 20 mil, inclusive Georgia Tech eh grande suficiente para ter um time forte de Futebol Americano.

Quando disse saber pouco nao era ter um completo desconhecimento, logico que os de ponta todo mundo conhece. E os maiores, logico, tal como o USP eh um dos poucos universidades brasileiras conhecidas no exterior pelo seu tamanho e qualidade. Ou voce realmente espera que nos saibamos instituicoes com 500 alunos de Colombia, Mexico, Luxemburgo ou outros paises com indicadores de educaoca semelhantes aos brasileiros. Mesmo que seja de ponta nesses paises.

Shareen
Padawan
Padawan

Mensagens : 73
Data de inscrição : 25/08/2013
Idade : 28
Localização : Cascavel, Parana, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em relação ao embasamento. - Página 3 Empty Re: Dúvidas em relação ao embasamento.

Mensagem por MatheusMagnvs Seg 04 Ago 2014, 01:27

Mas, como já foi citado, a Caltech tem pouco mais de 2 mil estudantes, assim como a Politécnica Francesa. Ambas constando no ranking das melhores universidades.
Cabe lembrar que o Brasil é o único dos BRICS que não possui uma universidade entre as cem melhores do mundo. Devo lembrar que uma universidade chilena ultrapassou a USP no ranking latino-americano.

Sim, mas a Colômbia e o México não participam do ranking, de qualquer forma. Ninguém (claro que há alguns que conhecem, estou falando de forma geral) conhece as universidades de ponta do México ou da Colômbia, assim como ninguém conhece as universidades brasileiras de ponta. Fazer comparações entre países que não constam no ranking não vale de nada, francamente.
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em relação ao embasamento. - Página 3 Empty Re: Dúvidas em relação ao embasamento.

Mensagem por JoaoLeal96 Seg 04 Ago 2014, 09:24

nem no brasil boa parte das pessoas nao conhece o ITA acho que conhecem mais harvard que o proprio ITA.
JoaoLeal96
JoaoLeal96
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 515
Data de inscrição : 23/01/2013
Idade : 27
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em relação ao embasamento. - Página 3 Empty Re: Dúvidas em relação ao embasamento.

Mensagem por Shini10 Seg 11 Ago 2014, 09:15

Po , valeu ae galera !!!
Galera , estava pensando em usar o física clássica pra embasar , mas dando uma lida no livro percebi que tem algumas partes que usam noções de limites , derivadas. Como fica o estudo autodidata de alguém que não sabe esses conceitos ?

Shini10
Jedi
Jedi

Mensagens : 215
Data de inscrição : 24/07/2011
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em relação ao embasamento. - Página 3 Empty Re: Dúvidas em relação ao embasamento.

Mensagem por JoaoLeal96 Seg 11 Ago 2014, 12:35

isso tem em td material ate no topicos mas eu so vi isso em calculo de velocidade instantanea entratanto eles nao pedem isso é so um apendice demostrativo (normalmente) derivadas raramente aparece um exercicio (no topicos) mas se aparecer deixa o exercicio de lado ou aprende calculo 1 vai ser muito util no vestibular do ITA
JoaoLeal96
JoaoLeal96
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 515
Data de inscrição : 23/01/2013
Idade : 27
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em relação ao embasamento. - Página 3 Empty Re: Dúvidas em relação ao embasamento.

Mensagem por MatheusMagnvs Seg 11 Ago 2014, 18:36

Concordo com o JoãoLeal. A parte de Cálculo do Física Clássica é extremamente introdutório e simples. Recomendo que estude Cálculo 1 apenas depois de ter um pleno domínio da matemática do ensino médio; e concordo que seja muito útil para o vestibular do ITA.

E como vão seus estudos? Ajudamos em algo? Smile
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em relação ao embasamento. - Página 3 Empty Re: Dúvidas em relação ao embasamento.

Mensagem por Harim Seg 11 Ago 2014, 22:29

Shini10 escreveu:Po , valeu ae galera !!!
Galera , estava pensando em usar o física clássica pra embasar , mas dando uma lida no livro percebi que tem algumas partes que usam noções de limites , derivadas. Como fica o estudo autodidata de alguém que não sabe esses conceitos ?
Te mandei uma MP,olha lá!
Harim
Harim
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 124
Data de inscrição : 06/08/2013
Idade : 29
Localização : Ponta Grossa, PR, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em relação ao embasamento. - Página 3 Empty Re: Dúvidas em relação ao embasamento.

Mensagem por Shini10 Seg 11 Ago 2014, 23:28

Valeu galera , é muito importante ter essas recomendações de vocês.
Acompanhei todas as vídeo-aulas de matemática básica do canal do nerckie (vestibulândia) e agora pretendo prosseguir com os conteúdos do Ensino Médio. Creio que em breve vou adquirir o Aref , livro que tem sido muito bem recomendado por muitos. Em física , penso em usar ou os Fundamentos da Física (Ramalho) ou Física Clássica mesmo. Em química com certeza vou utilizar os livros da coleção do Feltre , sendo que pelos bizus da galera , em um assunto de química um volume da Martha Reis pode ser interessante. Preciso organizar uma rotina para que eu tenha tempo de estudar tanto para o médio/técnico quanto para o ITA.
Queria compartilhar uma experiência com vocês , que se interessam por exatas e engenharia , muito provavelmente. Eu disse que faço curso técnico de mecânica no início do tópico , correto ? Comparar um curso de nível técnico com um curso superior é absurdo , porém eu aprendo muita coisa interessante lá no técnico que pode me servir na área de engenharia. Tenho uma disciplina chamada "Introdução à Mecânica" , e o professor que me dá aulas é um cara excepcional , engenheiro , formado em ciência dos materiais que está sempre buscando melhorar suas aulas. Nesse início de curso , tenho estudado um pouco sobre os materiais , a importância do seu estudo , suas aplicações , entre outras coisas. É fascinante perceber como funcionam as estruturas dos materiais , propriedades , etc. Imagino que vocês não tenham essa mania , mas eu sempre tenho esse mau hábito de pensar que o universo é perfeito. Esse meu professor sempre fala para a turma que nada é perfeito , o perfeito só costuma existir na matemática (e olhe lá ...) Em alguns cálculos que aprendemos sobre tensão , resistência mecânica , deformações , etc. eu vejo a importância de dominar os conceitos elementares da matemática e a noção de gráficos/funções também. As vezes eu fico louco e penso em largar esse sonho de ser engenheiro hauhauahuah , mas aí eu analiso melhor.

Shini10
Jedi
Jedi

Mensagens : 215
Data de inscrição : 24/07/2011
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em relação ao embasamento. - Página 3 Empty Re: Dúvidas em relação ao embasamento.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos