Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas em relaçao ao IME

5 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Dúvidas em relaçao ao IME Empty Dúvidas em relaçao ao IME

Mensagem por Byte Qua 01 Jan 2014, 18:56

Olá pessoal, ano passado as vezes postava ou lia os tópicos quando eu estava estudando para o vestibular de engenharia na federal só que não era isso que eu tinha em mente, o que eu realmente queria era estudar no IME mas tinha optado pela federal por ser mais perto de casa (moro no Paraná, região metropolitana de Curitiba). O resultado sai até dia 10 e decidi se caso eu não consiga passar na UFPR irei estudar esse ano para tentar IME pois também penso em seguir carreira militar. A duvida é se tem como passar no vestibular do IME (estudando por conta) sendo que este é mais "casca grossa" que a Federal (fiz cursinho de 1 ano para a UFPR), vontade de estudar eu tenho mas fico inseguro se estudando por conta terá algum resultado satisfatório pois não conheço nenhum cursinho na minha cidade ou Curitiba para IME. Outra questão também é sobre o limite para de idade de ingresso se ainda continua com 21 anos, por faço 19 nesse ano e pelo visto só terei 3 chances de entrar no IME. E se caso eu trabalhar esse ano (não me sinto mais confortável com quase 19 anos em casa enquanto meu pai e minha mãe trabalham para sustentar a casa) seria de alguma forma prejudicado ? O que posso dizer sobre minha pessoa é que não tenho muita dificuldade com números desde que eu tenha conhecimento da teoria. Agradeço a ajuda desde já e perdão pelo texto gigante Embarassed

Byte
iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em relaçao ao IME Empty Re: Dúvidas em relaçao ao IME

Mensagem por Matheus Bertolino Qua 01 Jan 2014, 19:15

Aí em Curitiba o Elite tem Turma ITA, dá pra você se preparar pro IME por ele, só pegar mais pesado em matemática. Eles aplicam concurso de bolsa dia 27. Limite de idade continua o mesmo. Trabalhar vai te prejudicar, uma parte dos seus concorrentes não precisa dividir tempo com outras atividades e se dedica exclusivamente pra prova.
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagem por raimundo pereira Qua 01 Jan 2014, 19:29

Olá Byte ,
Pelo que sei, cursando o IME  vc não fará uma carreira militar. 
Para fazer uma carreira  militar nas forças armadas do Brasil , você terá quer cursar a AFA(Aeronáutica - Pirassununga) , AMAN (Exército  - Resende RJ), ou Escola Naval ( Rio de Janeiro), todas com 4 anos de duração e os cursos são equivalentes a nível superior.

Em Curitiba tem um curso muito bom ( Elite Curitiba - acesse o site deles), atualmente os dois cursos mais especializados em preparação para o IME, ITA e escolas Militares são o Elite e o Pensi. Você poderá também estudar sozinho utilizando os acervos do  Pir2 e do Tutor Brasil ( ninho das feras), mas  isso requer muita determinação e disciplina.

Aqui no Pir2 temos um colega que sempre está presente, ele está cursnando o IME , converse com ele.  ( LucasIME).
raimundo pereira
raimundo pereira
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagem por zuny Qua 01 Jan 2014, 19:35

Acredito que estudar sozinho é melhor pois, fazendo um curso preparatório você só vai estar adiando o inevitável que é a independência na hora de estudar e de correr atrás mas como o Raimundo disse tem que ter disciplina. 

zuny
Padawan
Padawan

Mensagem por Matheus Bertolino Qua 01 Jan 2014, 19:53

IME tem carreira militar sim, pessoal da ativa entra no Quadro de Engenheiros Militares. O Elite Rio realmente foi um dos que mais aprovou pras escolas militares este ano, mas o Elite Curitiba não tem relação alguma com eles. Mesmo assim, o Elite Curitiba vem aprovando no ITA todos os anos, inclusive neste.
Eu no seu lugar não estudaria sozinho não, além de exigir disciplina, o fato de você não ter uma rotina igual ao pessoal de cursinho acaba tornando sua preparação um processo mais demorado do que deveria. Num cursinho você vai sentir uma maior necessidade de estudar, e vai receber um apoio bem maior pra estudar. Com 19 anos e tendo condições, eu procuraria alguma Turma ITA.
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagem por Byte Qua 01 Jan 2014, 20:07

Perdão pela demora fiquei com alguns problemas no meu teclado. Bem seja como for ainda depende do resultado da UFPR e dependendo do que acontecerá irei fazer o teste para bolsa no Elite Curitiba, se não vou ter que estudar em casa mesmo, pois meu pai já pagou 1 ano de cursinho para a federal e não sei se ele vai estar afim de desembolsar mais um pouco para fazer novamente mais 1 ano. Alguém saberia me dizer se as matérias para concorrer a bolsa no Elite são todas do ensino médio e se caso precisar pagar qual seria o preço da mensalidade.

Byte
iniciante

Mensagem por raimundo pereira Qua 01 Jan 2014, 20:40

Matheus,
Nas forças armadas existe um distinção entre carreira militar e quadros suplementares de oficiais.

Carreira militar - são os oficiais oriundos das AMAN, EN e AFA,   que ao alcançarem o posto de oficiais supeiores, prestam um exame , onde poucos são selecionados para cursarem 2 anos nas Escola Superior de Guerra. Somente os oficias com essa formação podem comandar.

Como o Byte falou em carreira militar , quis tentar esclarecer o que é carreita militar e ser uma oficial do quadro suplementar , que neste caso podem ser: engenheiros, médicos administradores etc... mas, nunca poderão chegar a um posto de general(exército), almirante(marinha) ou brigadeiro (Aeronautica.) .
raimundo pereira
raimundo pereira
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagem por Matheus Bertolino Qua 01 Jan 2014, 21:05

Byte, eles cobram o conteúdo que cai no ITA (mat, fis, qui, port) e que envolve até o segundo ano do ensino médio. Ou seja, nada de eletricidade, números complexos, química orgânica...
O preço total do curso é de aproximadamente 12 mil, que eles parcelam até março/2015.

Raimundo, não conhecia essa distinção, porém ainda assim fico na dúvida. O site do IME fala explicitamente que as vagas da ativa são destinadas a quem quer "seguir a carreira militar", e apesar de não saber se no IME é possível alcançar o posto de general, no ITA é possível chegar ao posto de brigadeiro sim. Acredito que o pessoal que sai do ITA e do IME deva ser mais do que "apenas" um engenheiro do Exército/Aeronáutica.
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagem por Byte Qua 01 Jan 2014, 22:21

Shocked  isso deve dar uns mil contos por mês, o jeito é aguardar mesmo sair o resultado da UFPR e ver o que acontece senão ou tento a bolsa no Elite ou vou ter que estudar por conta em casa mesmo. Obrigado pela ajuda e até dia 10 desse mês eu aviso por aqui o que acontece.

Byte
iniciante

Mensagem por Byte Qui 09 Jan 2014, 16:14

Pois é gente "rodei na banana" e pela segunda vez não consegui entrar na UFPR  😢, agora das duas uma: Ou começo a estudar pra fazer federal de volta ou tento arriscar IME esse ano, vontade de estudar eu tenho mas fico com receio de apostar todas as fichas e acabar não conseguindo ingressar no IME para o ano que vem e deixar a Federal de lado e acabar continuar na mesma situação de não ter conseguido ainda cursar ensino superior. E o que eu vou perguntar pode ser meio absurdo mas alguém que nunca fez vestibular para o IME e não sabe direito como funciona as matérias de estudo tem chance de entrar na primeira ? Obrigado pela compreensão.

Byte
iniciante

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

Permissões neste fórum