Cinemática Vetorial, Lançamento de projeteis
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Cinemática Vetorial, Lançamento de projeteis
(ITA) Um projetil de massa m é lançado dom uma velocidade inicial V0 que forma um ângulo de 60º com a horizontal. Em sua volta à Terra ele incide sobre um plano inclinado de 30º com a horizontal. O choque do projetil om o plano inclinado é suposto totalmente inelástico. Após o instante de impacto o projetil desliza, sem atrito, em direção a origem 0. Despreza-se a resistência do ar. Qual a velocidade com que ele chega a origem?
glayson- Iniciante
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Re: Cinemática Vetorial, Lançamento de projeteis
Não está faltando alguma imagem?
Última edição por Hgp2102 em Ter 15 Jul 2014, 19:22, editado 1 vez(es)
Ashitaka- Monitor
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Re: Cinemática Vetorial, Lançamento de projeteis
Ola, boa noite... Na lista que eu consegui esta desta maneira, sem ilustração. Inclusive eu tentei buscar na internet e também não encontrei nada.
glayson- Iniciante
- Mensagens : 23
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Re: Cinemática Vetorial, Lançamento de projeteis
Você tem o gabarito?
Ashitaka- Monitor
- Mensagens : 4365
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Re: Cinemática Vetorial, Lançamento de projeteis
sim, no gabarito que me passaram a resposta é: √ 2/3 Vo
glayson- Iniciante
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Re: Cinemática Vetorial, Lançamento de projeteis
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In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!
O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides- Fundador
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Re: Cinemática Vetorial, Lançamento de projeteis
Alguém poderia fazer de outra forma? Não achei muito trivial a forma como o euclides fez.Euclides escreveu:
natanlopes_17- Jedi
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Re: Cinemática Vetorial, Lançamento de projeteis
Vox = Vo.cos60º = Vo/2 ---> x = Vox.t ---> t = x/(Vo/2) ---> t = 2.x/Vo ---> I
Voy = Vo.sen60º ---> Voy = Vo.√3/2 ---> II
h = Voy.t - (1/2).g.t² ---> h = (Vo.√3/2).(2.x/Vo) - 5.(2.x/Vo)² --->
h = √3.x - 20.x/Vo² ---> Equação do Euclides
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Voy = Vo.sen60º ---> Voy = Vo.√3/2 ---> II
h = Voy.t - (1/2).g.t² ---> h = (Vo.√3/2).(2.x/Vo) - 5.(2.x/Vo)² --->
h = √3.x - 20.x/Vo² ---> Equação do Euclides
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Elcioschin- Grande Mestre
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Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
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Re: Cinemática Vetorial, Lançamento de projeteis
Mestre, tentei usar tg de 30 para fazer uma relação entre x E h mas acabei achando vo^2 igual a 10raiz de 3. Como eu faço para saber a intersecção sem usar o gráfico ?Elcioschin escreveu:Vox = Vo.cos60º = Vo/2 ---> x = Vox.t ---> t = x/(Vo/2) ---> t = 2.x/Vo ---> I
Voy = Vo.sen60º ---> Voy = Vo.√3/2 ---> II
h = Voy.t - (1/2).g.t² ---> h = (Vo.√3/2).(2.x/Vo) - 5.(2.x/Vo)² --->
h = √3.x - 20.x/Vo² ---> Equação do Euclides
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natanlopes_17- Jedi
- Mensagens : 410
Data de inscrição : 14/07/2020
Idade : 21
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Re: Cinemática Vetorial, Lançamento de projeteis
Usando a equação da reta, como o Euclides fez (y = h)
E, pela figura, no triângulo mostrado tg30º = h/x
E, pela figura, no triângulo mostrado tg30º = h/x
Elcioschin- Grande Mestre
- Mensagens : 71864
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
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