velocidade angular
2 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
velocidade angular
Considerando mãos e os braços esticados para fora de um patinador que se
prepara para girar como uma barra delgada cujo eixo de giro passa pelo seu centro
de gravidade. Quando as mãos e os braços se aproximam do corpo e se cruzam em
torno do corpo para executar o giro, eles podem ser considerados um cilindro oco com
parede fina. A massa total das mãos e dos braços é igual a 8.0 kg. Quando esticadas
para fora, a envergadura é de 1.8 m; quando torcidas, elas formam um cilindro de raio
igual a 25 cm. O momento de inércia das partes restantes do corpo em relação ao eixo
de rotação é constante e igual a 0.40 kg m2. Se sua velocidade angular inicial é de 0.40
rev/s, qual é sua velocidade angular final ?
Resposta: 1.14 rev/s
prepara para girar como uma barra delgada cujo eixo de giro passa pelo seu centro
de gravidade. Quando as mãos e os braços se aproximam do corpo e se cruzam em
torno do corpo para executar o giro, eles podem ser considerados um cilindro oco com
parede fina. A massa total das mãos e dos braços é igual a 8.0 kg. Quando esticadas
para fora, a envergadura é de 1.8 m; quando torcidas, elas formam um cilindro de raio
igual a 25 cm. O momento de inércia das partes restantes do corpo em relação ao eixo
de rotação é constante e igual a 0.40 kg m2. Se sua velocidade angular inicial é de 0.40
rev/s, qual é sua velocidade angular final ?
Resposta: 1.14 rev/s
Julia- Iniciante
Re: velocidade angular
Velocidade angular é rad/s. A unidade rev/s é de frequência. A aproximação dos braços altera o momento de inércia e, como consequência, pela conservação do momento angular a velocidade angular se altera.Se sua velocidade angular inicial é de 0.40 rev/s, qual é sua velocidade angular final ?
Com braços abertos (barra delgada) e eixo de rotação perpendicular passando pelo centro
Com braços junto ao corpo (cilindro de parede fina) e eixo de rotação no eixo do cilindro
O momento angular em cada situação é a soma (vetorial) dos momentos dos braços e do momento do resto do corpo e se conserva, sendo igual nas duas situações
Abaixo uma visualização das formas descritas no enunciado:
Euclides- Fundador
Ao calcular I1 por que dividir por 12?
Julia- Iniciante
Oi Julia,
você está bem perdida no assunto. Você faz algum curso superior, ou está se aventurando sozinha nesse caminho? O momento de inércia dos corpos depende da distribuição da massa ao redor do eixo de rotação. O momento de inercia de um corpo dependerá de sua geometria e da posição do eixo de rotação. Em geral eles podem ser calculados por cálculo integral. Eis alguns casos
você está bem perdida no assunto. Você faz algum curso superior, ou está se aventurando sozinha nesse caminho? O momento de inércia dos corpos depende da distribuição da massa ao redor do eixo de rotação. O momento de inercia de um corpo dependerá de sua geometria e da posição do eixo de rotação. Em geral eles podem ser calculados por cálculo integral. Eis alguns casos
Euclides- Fundador