PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Equilíbrio iônico PH e POH

2 participantes

Ir para baixo

Equilíbrio iônico PH e POH Empty Equilíbrio iônico PH e POH

Mensagem por Hérika123 Seg 26 maio 2014, 13:35

(PUC-SP) O hidróxido de magnésio Mg(OH)2 é um anti-ácido largamente utilizado. Assinale a alternativa que indica a massa de Mg(OH)2 que deve ser adicionada a 1 L de solução para aumentar o seu pH de 1 para 2, admitindo que essa adição não acarreta em uma variação do volume da solução.

a) 2,6
b) 5,8
c) 12,0
d) 0,1
e) 5,2

O gabarito é a letra a).

OBS.: Na resolução correta deve-se diminuir as concentrações obtidas a partir do PH. Assim deve-se diminuir 0,1 mol/L por 0,01 mol/L para se achar a partir disso a molaridade da base. Mas por que eu não posso calcular o POH e resolver o problema a partir disso se o hidróxido de magnésio é uma base e não um ácido??
Ajudem-me!!

Hérika123
Iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio iônico PH e POH Empty Re: Equilíbrio iônico PH e POH

Mensagem por Jigsaw Ter 13 Ago 2024, 19:27

Hérika123 escreveu:(PUC-SP) O hidróxido de magnésio Mg(OH)2 é um anti-ácido largamente utilizado. Assinale a alternativa que indica a massa de Mg(OH)2 que deve ser adicionada a 1 L de solução para aumentar o seu pH de 1 para 2, admitindo que essa adição não acarreta em uma variação do volume da solução.

a) 2,6
b) 5,8
c) 12,0
d) 0,1
e) 5,2

O gabarito é a letra a).

OBS.: Na resolução correta deve-se diminuir as concentrações obtidas a partir do PH. Assim deve-se diminuir 0,1 mol/L por 0,01 mol/L para se achar a partir disso a molaridade da base. Mas por que eu não posso calcular o POH e resolver o problema a partir disso se o hidróxido de magnésio é uma base e não um ácido??
Ajudem-me!!
Hérika123,

pH = 1 = [H+] = 0,1 M
pH = 2 = [H+] = 0,01 M

n H+ reage = 0,1 - 0,01 = 0,09 mols

58,32 g Mg(OH)2 = 2 mols OH-
x------------------------0,09

x = 2,62 g

lol! lol! lol! lol!
Jigsaw
Jigsaw
Monitor