Função (Fuvest)
2 participantes
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
Função (Fuvest)
(FUVEST) Para que valores de a a equação x²+ax+a²=0 possui duas raízes reais distintas?
a) somente para a = 0
b) para todo a > 0
c) para todo a < 0
d) para todo real
e) para nenhum a real
Como calculo isso?
Não entendi porque foi a opção E, para resolver tenho que fazer por báscara e depois?
Alguém poderia me explicar qual o raciocínio p/ resolver este tipo de questão?
Desde já agradeço!
a) somente para a = 0
b) para todo a > 0
c) para todo a < 0
d) para todo real
e) para nenhum a real
Como calculo isso?
Não entendi porque foi a opção E, para resolver tenho que fazer por báscara e depois?
Alguém poderia me explicar qual o raciocínio p/ resolver este tipo de questão?
Desde já agradeço!
SauloRJ- Iniciante
Re: Função (Fuvest)
Acho que você não conhece as condições para existir essas raízes, mas de qualquer forma vou por em lista ( estude cada condição )
1. Para que exista duas raízes distintas reais em uma equação do segundo grau, delta tem que ser maior do que zero, logo Delta=(a)^2-4*1*(a^2) >0
Fazendo isso chegaremos em -3a^2>0 , note que qualquer valor de a vai ser elevado ao quadrado, e depois multiplicado por -3, então não vai existir a pois, a ^2 sempre vai ser positivo, e se for multiplicado por -3 sempre resulta em um número negativo, então não existe -3 * a^2 >0 , sempre -3 * a^2 vai ser < 0 , então se delta não pode ser maior do que 0, então não vai existir raízes.
1. Para que exista duas raízes distintas reais em uma equação do segundo grau, delta tem que ser maior do que zero, logo Delta=(a)^2-4*1*(a^2) >0
Fazendo isso chegaremos em -3a^2>0 , note que qualquer valor de a vai ser elevado ao quadrado, e depois multiplicado por -3, então não vai existir a pois, a ^2 sempre vai ser positivo, e se for multiplicado por -3 sempre resulta em um número negativo, então não existe -3 * a^2 >0 , sempre -3 * a^2 vai ser < 0 , então se delta não pode ser maior do que 0, então não vai existir raízes.
Andrew Wiles- Jedi
Andrew Wiles escreveu:Acho que você não conhece as condições para existir essas raízes, mas de qualquer forma vou por em lista ( estude cada condição )
É verdade, o resultado de delta tem que ser maior que zero!
Obrigado!
SauloRJ- Iniciante
De nada
Andrew Wiles- Jedi
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos