PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mecânica + Eletricidade (Resolvido)

2 participantes

Ir para baixo

Mecânica + Eletricidade (Resolvido) Empty Mecânica + Eletricidade (Resolvido)

Mensagem por Matheus Lima Sex 16 maio 2014, 22:16

(UF-PA) A Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, é a maior hidrelétrica em potência 100% brasileira. A sua barragem cria um desnível de 72 m no Rio Tocantins. Quantos litros de água precisam descer dessa altura, para que a correspondente variação de energia potencial gravitacional, transformada em energia elétrica, mantenha ligado um ferro de passar roupa de 1 kW de potência, durante uma hora? Para responder a questão, assuma que o processo seja 100% eficiente, ou seja, a variação de energia potencial gravitacional da água converte-se integralmente em energia elétrica consumida pelo ferro de passar. Considere também que 1 litro de água tem uma massa de 1 kg e que a aceleração da gravidade é 10 m/s². A resposta correta é:
a) 50 L.
b) 720 L.
c) 2000 L.
d) 3600 L.
e) 5000 L.

Bom, eu consegui achar o resultado, mas os meus cálculos são confusos até para mim e gostaria de saber qual o jeito certo de resolver.
Obs: minha resolução:

Mecânica + Eletricidade (Resolvido) Gif.latex?Epg%3Dm.g.h%5Ctherefore%20Epg%3Dm.10.72%5Ctherefore%20Epg%3D720
"(...) assuma que o processo seja 100% eficiente, ou seja, a variação de energia potencial gravitacional da água converte-se integralmente em energia elétrica (...)", logo,
Mecânica + Eletricidade (Resolvido) Gif.latex?Eel%3DPot.%5CDelta%20t%5Ctherefore%20Eel%3D%201000W.3600s%5Ctherefore%20Eel%3D3600000W.s%5Crightarrow%20Epg%20%3DEel%5Ctherefore%20720

A minha principal dúvida é: eu poderia transformar kW em W e hora em segundos?


Última edição por Matheus Lima em Sex 16 maio 2014, 22:30, editado 1 vez(es)

Matheus Lima
Padawan
Padawan

Mensagens : 77
Data de inscrição : 10/02/2013
Idade : 26
Localização : Ananindeua, PA - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mecânica + Eletricidade (Resolvido) Empty Re: Mecânica + Eletricidade (Resolvido)

Mensagem por Elcioschin Sex 16 maio 2014, 22:23

Não só pode como DEVE transformar: a energia potencial está em joules (SI), logo a energia elétrica também deve estar no SI ----> 1 J = 1 W.s
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71757
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mecânica + Eletricidade (Resolvido) Empty Re: Mecânica + Eletricidade (Resolvido)

Mensagem por Matheus Lima Sex 16 maio 2014, 22:29

Obrigado, mestre!

Matheus Lima
Padawan
Padawan

Mensagens : 77
Data de inscrição : 10/02/2013
Idade : 26
Localização : Ananindeua, PA - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mecânica + Eletricidade (Resolvido) Empty Re: Mecânica + Eletricidade (Resolvido)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos