Raciocínio Lógico
2 participantes
Página 1 de 1
Raciocínio Lógico
Alguém pode me explicar passo a passo , esse tipo de questão é complicado entender !
Dia 24 de dezembro ultimo , fui procurado por três sobrinhos que vieram me pedir dinheiro para gastarem nas festas . Virei-me para um e falei: Dobre o dinheiro que tenho no bolso que te darei 50 reais a proposta foi aceita ele dobou que eu tinha no bolso e deu a quantia prometida e veio o segundo : dobre o dinheiro que sobrou no meu bolso que te darei 50 reais . Por fim renovei a proposta ao terceiro sobrinho que dobrou o que me restou no bolso dei lhe os 50 que havia prometido so que dessa vez não sobrou nada .
a) quanto havia no meu bolso antes de fazer a proposta ao primeiro sobrinho ?
b) quanto cada um deles recebeu?
Dia 24 de dezembro ultimo , fui procurado por três sobrinhos que vieram me pedir dinheiro para gastarem nas festas . Virei-me para um e falei: Dobre o dinheiro que tenho no bolso que te darei 50 reais a proposta foi aceita ele dobou que eu tinha no bolso e deu a quantia prometida e veio o segundo : dobre o dinheiro que sobrou no meu bolso que te darei 50 reais . Por fim renovei a proposta ao terceiro sobrinho que dobrou o que me restou no bolso dei lhe os 50 que havia prometido so que dessa vez não sobrou nada .
gabriel alvesss- Iniciante
Re: Raciocínio Lógico
gabriel alvesss escreveu:Alguém pode me explicar passo a passo , esse tipo de questão é complicado entender !
Boa noite, Gabriel.
T = quantia que o tio tinha no bolso, inicialmente
S1, S2, S3 = quantia de cada sobrinho (inicialmente, todas iguais a zero)
T=T___________S1=0___________S2=0_______________S3=0
=========================================
2T ___________ 0 - T
2T - 50 _______ -T + 50
===============
2(2T - 50) ____________________ 0 - (2T-50) = -2T+50
4T - 100 - 50 _________________ -2T + 50 + 50
===================================
2(4T - 150) _______________________________________ 0 - (4T-150) = -4T + 150
8T - 300 - 50 ______________________________________ -4T + 150 + 50
=====================================================
a) Como no final o tio ficou sem nada, vem:
8T - 350 = 0
8T = 350
T = 350/8
T = R$43,75
b) Com quanto ficou cada sobrinho:
S1 = -T + 50 = -43,75 + 50 ................................. = R$ 6,25
S2 = -2T + 100 = -2(43,75) + 100 = -87,50 + 100.. = R$12,50
S3 = -4T + 200 = -4(43,75) + 200 = -175,00 + 200 = R$25,00
Conferindo com o que o tio tinha no princípio:
6,25 + 12,50 + 25,00 = R$ 43,75
Um abraço.
Última edição por ivomilton em Qui 24 Abr 2014, 09:25, editado 5 vez(es)
ivomilton- Membro de Honra
Boa noite senhor , muito obrigado pelo resposta . Se não for muito incômodo poderia me ajudar no inicio do sistema ? essa parte não ficou muito clara na minha mente .
''2T ___________ 0 - T
2T - 50 _______ -T + 50''
''2T ___________ 0 - T
gabriel alvesss- Iniciante
Boa noite, Gabriel.gabriel alvesss escreveu:Boa noite senhor , muito obrigado pelo resposta . Se não for muito incômodo poderia me ajudar no inicio do sistema ? essa parte não ficou muito clara na minha mente .
''2T ___________ 0 - T
Não é nenhum incômodo.
No início de tudo, eles possuíam as seguintes quantias:
Tio, a quantia T e cada sobrinho nada tinha consigo, portanto coloquei isso assim:
S1=0 , S2=0 e S3=0.
Percebi que nenhum deles deve ter desembolsado qualquer quantia durante o "jogo"
com o tio, ou seja, o acerto foi feito somente no final do "jogo".
Explicando agora a parte que você colocou (acima):
1ª linha:
A quantia que o tio tinha inicialmente (T) fora dobrada pelo primeiro sobrinho (S1), de modo que o tio ficou com quantia dobrada em seu bolso (2T).
O primeiro sobrinho (S1), por sua vez, nada possuía ao começar o "jogo" (S1=0), logo, ficou devendo esse valor para o tio (valor igual a T, que deveria passar ao tio para que este tivesse seu dinheiro dobrado). Assim, esse sobrinho ficou devedor de uma quantia igual a T, portanto, (0-T), ou seja, -T.
2ª linha:
O tio, com seu dinheiro dobrado pelo primeiro sobrinho, ficou com o dobro do que possuía, portanto, com 2T. Mas, ao ter seu dinheiro dobrado pelo sobrinho, precisou desembolsar 50 reais (conforme prometera) e passar para esse sobrinho (S1).
De modo que a situação do tio ficou sendo igual a 2T-50 e a do sobrinho S1, ficou sendo (-T)+50, ou seja -T+50, resultado da transferência dos 50 reais do tio para ele.
Espero que assim o amigo consiga compreender melhor.
Um abraço.
ivomilton- Membro de Honra
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos