PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Eletrólise, teórica

Ir para baixo

Eletrólise, teórica Empty Eletrólise, teórica

Mensagem por Matheus Fillipe Seg 07 Abr 2014, 17:27

Me surgiu a seguinte dúvida. Em uma cuba eletrolítica suponhamos que exista um íon Fe2+, ou qualquer outro de transição que reduza no lugar da água, isso não vem ao caso. A questão é: O íon é realmente atraído de alguma forma ao cátodo ou os íons que estão nos arredores do cátodo que vão se reduzindo e, por difusão, outros íons que estavam espalhados na cuba vão se aproximando? Se a última for verdadeira, não seria possível(teoricamente, considerando uma distribuição contínua de átomos) converter todo o ferro cátion em ferro sólido.

Minha opinião: As duas forças agem em conjunto, e talvez a longas distâncias(tanto do cátodo quanto do anodo) a difusão até supere a força de atração elétrica.

Mas ai me surge outra dúvida, a difusão quer manter concentrações iguais dos dois lados da cuba, então ela se torna uma força resistiva em certos momentos. Matematicamente sempre restarão íons na solução.
Matheus Fillipe
Matheus Fillipe
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 893
Data de inscrição : 19/05/2013
Idade : 26
Localização : Araxá

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos