PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Atomística

4 participantes

Ir para baixo

Atomística Empty Atomística

Mensagem por Johannes Sex 14 Mar 2014, 15:26

Com  relação  ao  modelo  atômico  moderno,  um  estudante  fez  as seguintes afirmativas: 

·A  posição  de  um  elétron,  no  átomo,  pode  ser  determinada  com exatidão; 
.Em um átomo, os orbitais são regiões do espaço que podem ser ocupadas por elétrons; 
·A  cada  orbital  atômico  podem  ser  associados  4  números quânticos com valores definidos. 

Analisando as afirmativas do estudante, conclui-se que: 

A) nenhuma é correta. 
B) todas são corretas. 
C) apenas uma é correta. 
D) apenas duas são corretas. 

O gabarito diz que é letra c), ou seja, apenas uma afirmativa é correta, eu sei que a primeira está errada mas achei que as outras duas estavam corretas. Então, qual delas está errada e porquê?
Johannes
Johannes
Jedi
Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Atomística Empty Re: Atomística

Mensagem por Matheus Bertolino Ter 18 Mar 2014, 21:48

a) Falso, vide o princípio da incerteza.
b) Verdadeira, atentando-se para o "podem ser", que é diferente de "são", visto que os orbitais não determinam a verdadeira trajetória do elétron, que pode estar em qualquer lugar da eletrosfera.
c) Falsa, pois para definir um orbital você apenas precisa de 3 números quânticos. O 4o número quântico, o número quântico de spin, apenas diferencia os dois diferentes elétrons que ocupam um mesmo orbital.

=)
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagem por Johannes Qua 19 Mar 2014, 14:30

Obrigadoo!
Johannes
Johannes
Jedi
Jedi

Mensagem por Mineira_lanes Sex 23 Fev 2024, 08:43

Johannes escreveu:Com  relação  ao  modelo  atômico  moderno,  um  estudante  fez  as seguintes afirmativas: 

·A  posição  de  um  elétron,  no  átomo,  pode  ser  determinada  com exatidão; 
.Em um átomo, os orbitais são regiões do espaço que podem ser ocupadas por elétrons; 
·A  cada  orbital  atômico  podem  ser  associados  4  números quânticos com valores definidos. 

A) nenhuma é correta. 
B) todas são corretas. 
C) apenas uma é correta. 

O gabarito diz que é letra c), ou seja, apenas uma afirmativa é correta, eu sei que a primeira está errada mas achei que as outras duas estavam corretas. Então, qual delas está errada e porquê?

Ressuscitando essa dúvida, não entendo o porquê de a primeira alternativa estar incorreta, pelo que entendo, o princípio da incerteza diz que não podemos determinar com precisão a posição e o momento linear de um elétron *simultaneamente*, ou seja, é possível determinar a posição, só não é possível determinar a posição e o momento linear, mas a alternatia não cita momento linear. 

Eu, com certeza, não entendi algo do Princípio, fico grata se alguém puder me ajudar
Mineira_lanes
Mineira_lanes
Padawan
Padawan

Mensagem por JaquesFranco Sex 23 Fev 2024, 17:02

Mineira_lanes escreveu:
Johannes escreveu:Com  relação  ao  modelo  atômico  moderno,  um  estudante  fez  as seguintes afirmativas: 

A) nenhuma é correta. 
B) todas são corretas. 
C) apenas uma é correta. 

Ressuscitando essa dúvida, não entendo o porquê de a primeira alternativa estar incorreta, pelo que entendo, o princípio da incerteza diz que não podemos determinar com precisão a posição e o momento linear de um elétron *simultaneamente*, ou seja, é possível determinar a posição, só não é possível determinar a posição e o momento linear, mas a alternatia não cita momento linear. 

Eu, com certeza, não entendi algo do Princípio, fico grata se alguém puder me ajudar

Com exatidão é impossível. Note que [latex]\Delta x \Delta p \geq \dfrac{h}{2}[/latex], se fosse possível descobrir com exatidão a velocidade ou a posição do eletrón, essa incerteza teria o valor de 0, mas então teriamos [latex]\Delta x \Delta p = 0[/latex], o que é impossível.
JaquesFranco
JaquesFranco
Jedi
Jedi

Mineira_lanes gosta desta mensagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo