Atomística
4 participantes
Página 1 de 1
Atomística
Com relação ao modelo atômico moderno, um estudante fez as seguintes afirmativas:
·A posição de um elétron, no átomo, pode ser determinada com exatidão;
.Em um átomo, os orbitais são regiões do espaço que podem ser ocupadas por elétrons;
·A cada orbital atômico podem ser associados 4 números quânticos com valores definidos.
Analisando as afirmativas do estudante, conclui-se que:
A) nenhuma é correta.
B) todas são corretas.
C) apenas uma é correta.
D) apenas duas são corretas.
O gabarito diz que é letra c), ou seja, apenas uma afirmativa é correta, eu sei que a primeira está errada mas achei que as outras duas estavam corretas. Então, qual delas está errada e porquê?
.Em um átomo, os orbitais são regiões do espaço que podem ser ocupadas por elétrons;
·A cada orbital atômico podem ser associados 4 números quânticos com valores definidos.
A) nenhuma é correta.
B) todas são corretas.
C) apenas uma é correta.
O gabarito diz que é letra c), ou seja, apenas uma afirmativa é correta, eu sei que a primeira está errada mas achei que as outras duas estavam corretas. Então, qual delas está errada e porquê?
Johannes- Jedi
Re: Atomística
a) Falso, vide o princípio da incerteza.
b) Verdadeira, atentando-se para o "podem ser", que é diferente de "são", visto que os orbitais não determinam a verdadeira trajetória do elétron, que pode estar em qualquer lugar da eletrosfera.
c) Falsa, pois para definir um orbital você apenas precisa de 3 números quânticos. O 4o número quântico, o número quântico de spin, apenas diferencia os dois diferentes elétrons que ocupam um mesmo orbital.
=)
b) Verdadeira, atentando-se para o "podem ser", que é diferente de "são", visto que os orbitais não determinam a verdadeira trajetória do elétron, que pode estar em qualquer lugar da eletrosfera.
c) Falsa, pois para definir um orbital você apenas precisa de 3 números quânticos. O 4o número quântico, o número quântico de spin, apenas diferencia os dois diferentes elétrons que ocupam um mesmo orbital.
=)
Matheus Bertolino- Fera
Obrigadoo!
Johannes- Jedi
Johannes escreveu:Com relação ao modelo atômico moderno, um estudante fez as seguintes afirmativas:
A) nenhuma é correta.
B) todas são corretas.
C) apenas uma é correta.
Ressuscitando essa dúvida, não entendo o porquê de a primeira alternativa estar incorreta, pelo que entendo, o princípio da incerteza diz que não podemos determinar com precisão a posição e o momento linear de um elétron *simultaneamente*, ou seja, é possível determinar a posição, só não é possível determinar a posição e o momento linear, mas a alternatia não cita momento linear.
Eu, com certeza, não entendi algo do Princípio, fico grata se alguém puder me ajudar
Mineira_lanes- Padawan
Mineira_lanes escreveu:Johannes escreveu:Com relação ao modelo atômico moderno, um estudante fez as seguintes afirmativas:
A) nenhuma é correta.
B) todas são corretas.
C) apenas uma é correta.
Ressuscitando essa dúvida, não entendo o porquê de a primeira alternativa estar incorreta, pelo que entendo, o princípio da incerteza diz que não podemos determinar com precisão a posição e o momento linear de um elétron *simultaneamente*, ou seja, é possível determinar a posição, só não é possível determinar a posição e o momento linear, mas a alternatia não cita momento linear.
Eu, com certeza, não entendi algo do Princípio, fico grata se alguém puder me ajudar
Com exatidão é impossível. Note que [latex]\Delta x \Delta p \geq \dfrac{h}{2}[/latex], se fosse possível descobrir com exatidão a velocidade ou a posição do eletrón, essa incerteza teria o valor de 0, mas então teriamos [latex]\Delta x \Delta p = 0[/latex], o que é impossível.
JaquesFranco- Jedi
Mineira_lanes gosta desta mensagem
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos