pontos medios
4 participantes
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
pontos medios
O lado de um triângulo equilátero mede 3x. Unindo-se os pontos médios de seus lados, obtém-se um novo triângulo equilátero. Unindo-se os pontos médios do novo triângulo, obtém-se outro triângulo equilátero e, assim sucessivamente. Então a soma dos perímetros de todos os triângulos construídos é:
a)5x b)6x c)7x d)8x
Eu pensei no seguinte, como os pontos médios cortam o lado em duas partes iguais e isso acontecera sucessivamente então cheguei a conclusão que isso é uma PG de razão 1/2 , ou seja, uma PG finita pois sua razão esta entre -1 e 1.
Sn=a1/1-q
Sn=3x/1-1/2
Sn=3x/1/2
Sn=6x
Quero saber se esse raciocínio está certo ou não, caso não esteja poderiam me ajudar nela. Agradeço desde já.
a)5x b)6x c)7x d)8x
Eu pensei no seguinte, como os pontos médios cortam o lado em duas partes iguais e isso acontecera sucessivamente então cheguei a conclusão que isso é uma PG de razão 1/2 , ou seja, uma PG finita pois sua razão esta entre -1 e 1.
Sn=a1/1-q
Sn=3x/1-1/2
Sn=3x/1/2
Sn=6x
Quero saber se esse raciocínio está certo ou não, caso não esteja poderiam me ajudar nela. Agradeço desde já.
leopinna- Mestre Jedi
Re: pontos medios
Acredito que você tenha somado os lados, não os perímetros. E veja que o enunciado pede a soma dos perímetros dos triângulos construídos, isto é, não acho que deve ser considerado o triângulo original (de lado 3x).
Como os triângulos construídos são equiláteros, o lado de um triângulo será igual à metade do lado do triângulo anterior. Os lados serão, então, k, k' = k/2, k'' = k/4.., formando uma PG de razão 1/2. A soma dos perímetros será:
3k + 3k' + 3k'' + ... = 3. (k+k'+k''...)
A parte entre parênteses é a soma dos termos de uma PG ilimitada que converge:
S = 3S' = 3.(a1/1-q) = 3.(k/1-1/2) = 3.(3x/1/2) = 18x
Essa soma inclui o triângulo original, mas foi pedido apenas a soma dos perímetros dos triângulos construídos. Assim, S = 18x - 3.3x = 18x - 9x
S = 9x
(não tem uma quinta alternativa?)
Como os triângulos construídos são equiláteros, o lado de um triângulo será igual à metade do lado do triângulo anterior. Os lados serão, então, k, k' = k/2, k'' = k/4.., formando uma PG de razão 1/2. A soma dos perímetros será:
3k + 3k' + 3k'' + ... = 3. (k+k'+k''...)
A parte entre parênteses é a soma dos termos de uma PG ilimitada que converge:
S = 3S' = 3.(a1/1-q) = 3.(k/1-1/2) = 3.(3x/1/2) = 18x
Essa soma inclui o triângulo original, mas foi pedido apenas a soma dos perímetros dos triângulos construídos. Assim, S = 18x - 3.3x = 18x - 9x
S = 9x
(não tem uma quinta alternativa?)
Gabriel Rodrigues- Matador
Pior que não.
leopinna- Mestre Jedi
Acho que 3x é o perímetro do triângulo original
Seu lado mede x
O novo triângulo tem lado x/2 e perímetro 3x/2
q = 1/2
a1 = 3x
S = 3x/(1 - 1/2) ----> S = 6x
Seu lado mede x
O novo triângulo tem lado x/2 e perímetro 3x/2
q = 1/2
a1 = 3x
S = 3x/(1 - 1/2) ----> S = 6x
Elcioschin- Grande Mestre
É uma PG infinita de razão 1/2, sendo P o perímetro original (P=3x)
Euclides- Fundador
leopinna escreveu:O lado de um triângulo equilátero mede 3x. Unindo-se os pontos médios de seus lados, obtém-se um novo triângulo equilátero. Unindo-se os pontos médios do novo triângulo, obtém-se outro triângulo equilátero e, assim sucessivamente. Então a soma dos perímetros de todos os triângulos construídos é:
a)5x b)6x c)7x d)8x
Sn=a1/1-q
Sn=3x/1-1/2
Sn=3x/1/2
Sn=6x
Confiei no enunciado.
Acho que não é pra considerar o triângulo original (de perímetro 3x) como um dos triângulos construídos. Seria 6x-x = 5x.
Gabriel Rodrigues- Matador