PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questão- Gravitação Universal

2 participantes

Ir para baixo

Questão- Gravitação Universal Empty Questão- Gravitação Universal

Mensagem por nicolasprates Ter 18 Fev 2014, 15:41

Desde os idos de 1930, observações astronômicas indicam a existência da chamada matéria 
escura. Tal matéria não emite luz, mas a sua presença é inferida pela influência gravitacional 
que ela exerce sobre o movimento de estrelas no interior de galáxias. Suponha que, numa 
galáxia, possa ser removida sua matéria escura de massa específica ρ> 0, que se encontra 
uniformemente distribuída. Suponha também que no centro dessa galáxia haja um buraco negro 
de massa M, em volta do qual uma estrela de massa  m descreve uma órbita circular. 
Considerando órbitas de mesmo raio na presença e na ausência de matéria escura, a respeito da 
força gravitacional resultante F exercida sobre a estrela e seu efeito sobre o movimento desta, 
pode-se afirmar que:

A. ( ) F é atrativa e a velocidade orbital de m não se altera na presença da matéria escura. 
B. ( ) F é atrativa e a velocidade orbital de mé menor na presença da matéria escura. 
C. ( ) F é atrativa e a velocidade orbital de mé maior na presença da matéria escura. 
D. ( ) F é repulsiva e a velocidade orbital de mé maior na presença da matéria escura. 
E. ( ) F é repulsiva e a velocidade orbital de mé menor na presença da matéria escura.

EU já achei a resolução do exercício, ainda assim não intendi perfeitamente a questão....

nicolasprates
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 18/02/2014
Idade : 30
Localização : Cariacica-ES Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Questão- Gravitação Universal Empty Re: Questão- Gravitação Universal

Mensagem por Euclides Ter 18 Fev 2014, 16:06

Questão- Gravitação Universal K0yp

as figuras acima ilustram as duas situações. O próprio Newton já havia demonstrado que a gravidade no interior de uma casca esférica é nula, de modo que a matéria escura eventualmente existente além do raio da órbita não participa das interações gravitacionais.

Igualando a força centrípeta às forças gravitacionais nos dois casos obtemos:

Questão- Gravitação Universal %5CLARGE%5C!%5Cfrac%7Bmv%5E2%7D%7BR%7D%3D%5Cfrac%7BGMm%7D%7BR%5E2%7D%5C%3B%5C%3B%5C%3B%5Cto%5C%3B%5C%3Bv%3D%5Csqrt%7B%5Cfrac%7BGM%7D%7BR%7D%7D

A força gravitacional é sempre atrativa e na situação a) a massa M é maior, com velocidade orbital, portanto, maior.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos