IME CG - Lugar geométrico/Geometria analítica
4 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
IME CG - Lugar geométrico/Geometria analítica
Olá companheiros. Trago outra questão 'cabeluda' do IME:
Dada a curva e a reta determine o lugar geométrico dos centros das circunferências que são tangentes a reta e tangentes exteriormente à curva.
Bom, a princípio tentei fazer um desenho, sabendo que o centro da circunferência é C(5,0) e o raio é 3.
Ficou da seguinte maneira:
No "olhômetro", vemos que uma das circunferências que satisfazem tem centro C'(0,0) e raio 2.
Mas como generalizar?
Obrigado pela ajuda.
Abraços,
Pedro
¹Não possuo gabarito.
Dada a curva e a reta determine o lugar geométrico dos centros das circunferências que são tangentes a reta e tangentes exteriormente à curva.
Bom, a princípio tentei fazer um desenho, sabendo que o centro da circunferência é C(5,0) e o raio é 3.
Ficou da seguinte maneira:
No "olhômetro", vemos que uma das circunferências que satisfazem tem centro C'(0,0) e raio 2.
Mas como generalizar?
Obrigado pela ajuda.
Abraços,
Pedro
¹Não possuo gabarito.
PedroCunha- Monitor
Re: IME CG - Lugar geométrico/Geometria analítica
Com algum esfôrço mental, ou croquis, você pode concluir que a curva será uma parábola com eixo de simetria coincidente com o eixo horizontal.
No meu caso, eu acabei, por "insight", concluindo que o centro da curva dada era o foco da parábola que assim teria p=5, F(0,5) e uma diretriz em x=-5.
Daí é fácil dar a equação:
verificando:
No meu caso, eu acabei, por "insight", concluindo que o centro da curva dada era o foco da parábola que assim teria p=5, F(0,5) e uma diretriz em x=-5.
Daí é fácil dar a equação:
verificando:
Euclides- Fundador
Pedro,
no "olhômetro" eu diria que é uma parábola do tipo x=ay².
Note que cada ponto P da circunf. dada funciona como o pólo e a reta x=-2 como a diretriz dos centros C das circunferências procuradas.
Um ponto vc já definiu: (0, 0).
Tomemos o ponto (5, 3) sobre a circunf. dada. A circunf. que tangencia esse ponto e a reta tem raio R=7 e centro Cn(5, 10).
Consideremos a parábola: x = a.y²
p/ x=5, y=10 -----> a=1/20 ----------> x = y²/20
Vamos testar para y=5 -----> x = 25/20 = 5/4.
neste caso, em direção à reta, o raio vale: R=2 + 5/4 -----> R=13/4 = 3,25.
deveremos ter (R+r)²=(5 - 5/4)² + 5² -----> R+r=25/4
como r=3 -----> R=13/4 = 3,25 ............. confirma.
Note que isto é "olhômetro". Falta provar algebricamente.
Abs.
no "olhômetro" eu diria que é uma parábola do tipo x=ay².
Note que cada ponto P da circunf. dada funciona como o pólo e a reta x=-2 como a diretriz dos centros C das circunferências procuradas.
Um ponto vc já definiu: (0, 0).
Tomemos o ponto (5, 3) sobre a circunf. dada. A circunf. que tangencia esse ponto e a reta tem raio R=7 e centro Cn(5, 10).
Consideremos a parábola: x = a.y²
p/ x=5, y=10 -----> a=1/20 ----------> x = y²/20
Vamos testar para y=5 -----> x = 25/20 = 5/4.
neste caso, em direção à reta, o raio vale: R=2 + 5/4 -----> R=13/4 = 3,25.
deveremos ter (R+r)²=(5 - 5/4)² + 5² -----> R+r=25/4
como r=3 -----> R=13/4 = 3,25 ............. confirma.
Note que isto é "olhômetro". Falta provar algebricamente.
Abs.
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
O Euclides foi mais rápido.
fica a questão de "qual é o domínio dessa parábola" ou, de outro modo, "existe circunferência que tangencie no ponto (8, 0) da curva dada?".
fica a questão de "qual é o domínio dessa parábola" ou, de outro modo, "existe circunferência que tangencie no ponto (8, 0) da curva dada?".
Medeiros- Grupo
Euclides- Fundador
Sim, Euclides.
Tal circunferência não existe. Isso foi só para provocar porque
x = f(y).
então imaginei que o domínio estaria no eixo das ordenadas (y) e a imagem no eixo das abscissas (x).
Tal circunferência não existe. Isso foi só para provocar porque
x = f(y).
então imaginei que o domínio estaria no eixo das ordenadas (y) e a imagem no eixo das abscissas (x).
Medeiros- Grupo
Fiz o mesmo desenho que você, mas inclui uma das circunferências (delimitada por A, B e C) que atendem as exigências citadas, para ficar fácil de generalizar... ¬¬'
Uploaded with ImageShack.us
No desenho, A e D são centros das circunferências, B e C são pontos de tangência. Observe que o segmento AC (raio) tem que ser horizontal, porque faz 90° com a reta azul (x+2=0).
Então, vamos pressupor que todas as circunferências desconhecidas (aquelas cujos centros queremos determinar) têm um ponto como centro , , e um raio .
Bom, a primeira coisa que podemos garantir é que a distância entre esse centro e o ponto C vai ser sempre igual ao raio da circunferência (basta olhar o desenho). Em termos de equação, ficaria assim:
A segunda coisa (e já basta) é que a distância entre esse centro e o ponto D vai ser igual à soma entre o raio da circunferência desconhecida e o raio da circunferência determinada pela questão (esse último vale 3).
Equacionando essa observação, ficaria assim:
Agora, lendo o enunciado da questão, voltamos a lembrar que é pedido o lugar geométrico dos CENTROS das circunferências desconhecidas, ninguém quer saber do raio delas.Então, é suficiente usar as 2 equações finais a que chegamos com as 2 observações para "sumir" com o da história, e conseguir uma equação que relacione com .
Relacionar os dois é determinar o lugar geométrico deles, afinal.
Façamos isso:
Conseguimos e completamente em função de . Para finalizar, basta substituir esses 2 resultados na equação que eu chamei de :
Pronto, está aí o lugar geométrico dos centros das circunferências que são tangentes à reta dada e à circunferência dada. Não custa fazer um desenho desse resultado para vermos onde estão esses centros (parábola):
Uploaded with ImageShack.us
No desenho, A e D são centros das circunferências, B e C são pontos de tangência. Observe que o segmento AC (raio) tem que ser horizontal, porque faz 90° com a reta azul (x+2=0).
Então, vamos pressupor que todas as circunferências desconhecidas (aquelas cujos centros queremos determinar) têm um ponto como centro , , e um raio .
Bom, a primeira coisa que podemos garantir é que a distância entre esse centro e o ponto C vai ser sempre igual ao raio da circunferência (basta olhar o desenho). Em termos de equação, ficaria assim:
A segunda coisa (e já basta) é que a distância entre esse centro e o ponto D vai ser igual à soma entre o raio da circunferência desconhecida e o raio da circunferência determinada pela questão (esse último vale 3).
Equacionando essa observação, ficaria assim:
Agora, lendo o enunciado da questão, voltamos a lembrar que é pedido o lugar geométrico dos CENTROS das circunferências desconhecidas, ninguém quer saber do raio delas.Então, é suficiente usar as 2 equações finais a que chegamos com as 2 observações para "sumir" com o da história, e conseguir uma equação que relacione com .
Relacionar os dois é determinar o lugar geométrico deles, afinal.
Façamos isso:
Conseguimos e completamente em função de . Para finalizar, basta substituir esses 2 resultados na equação que eu chamei de :
Pronto, está aí o lugar geométrico dos centros das circunferências que são tangentes à reta dada e à circunferência dada. Não custa fazer um desenho desse resultado para vermos onde estão esses centros (parábola):
megatron0000- Iniciante
Mais um adendo: o uso de duas circunferências particularmente escolhidas permite identificar facilmente foco e diretriz:
com muito pouca conta.
com muito pouca conta.
Euclides- Fundador
Parabéns, Megatron! Foi uma participação de bom nível.
Só uma observação:
y² - 20x = 0 -------> x = y²/20 .......... isto me parece uma parábola, não um hipérbole.
Só uma observação:
y² - 20x = 0 -------> x = y²/20 .......... isto me parece uma parábola, não um hipérbole.
Medeiros- Grupo
O_o De onde eu tirei hipérbole ? Só pode ser sono, só pode ...
megatron0000- Iniciante
Página 1 de 2 • 1, 2