PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

IME CG - Lugar geométrico/Geometria analítica

4 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

IME CG - Lugar geométrico/Geometria analítica Empty IME CG - Lugar geométrico/Geometria analítica

Mensagem por PedroCunha Qua 08 Jan 2014, 23:12

Olá companheiros. Trago outra questão 'cabeluda' do IME:

Dada a curva IME CG - Lugar geométrico/Geometria analítica Mathtex e a reta IME CG - Lugar geométrico/Geometria analítica Mathtex determine o lugar geométrico dos centros das circunferências que são tangentes a reta e tangentes exteriormente à curva.

Bom, a princípio tentei fazer um desenho, sabendo que o centro da circunferência é C(5,0) e o raio é 3.

Ficou da seguinte maneira:

IME CG - Lugar geométrico/Geometria analítica O49j

No "olhômetro", vemos que uma das circunferências que satisfazem tem centro C'(0,0) e raio 2. 

Mas como generalizar?

Obrigado pela ajuda.

Abraços,
Pedro

¹Não possuo gabarito.
PedroCunha
PedroCunha
Monitor
Monitor

Ir para o topo Ir para baixo

IME CG - Lugar geométrico/Geometria analítica Empty Re: IME CG - Lugar geométrico/Geometria analítica

Mensagem por Euclides Qui 09 Jan 2014, 01:00

Com algum esfôrço mental, ou croquis, você pode concluir que a curva será uma parábola com eixo de simetria coincidente com o eixo horizontal.

No meu caso, eu acabei, por "insight", concluindo que o centro da curva dada era o foco da parábola que assim teria p=5, F(0,5) e uma diretriz em x=-5.

Daí é fácil dar a equação:

verificando:

IME CG - Lugar geométrico/Geometria analítica W64g

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

IME CG - Lugar geométrico/Geometria analítica Empty Re: IME CG - Lugar geométrico/Geometria analítica

Mensagem por Medeiros Qui 09 Jan 2014, 01:03

Pedro,
no "olhômetro" eu diria que é uma parábola do tipo x=ay².

Note que cada ponto P da circunf. dada funciona como o pólo e a reta x=-2 como a diretriz dos centros C das circunferências procuradas.

Um ponto vc já definiu: (0, 0).

Tomemos o ponto (5, 3) sobre a circunf. dada. A circunf. que tangencia esse ponto e a reta tem raio R=7 e centro Cn(5, 10).

Consideremos a parábola: x = a.y²
p/ x=5, y=10 -----> a=1/20 ----------> x = y²/20

Vamos testar para y=5 -----> x = 25/20 = 5/4.
neste caso, em direção à reta, o raio vale: R=2 + 5/4 -----> R=13/4 = 3,25.
deveremos ter (R+r)²=(5 - 5/4)² + 5² -----> R+r=25/4
como r=3 -----> R=13/4 = 3,25 ............. confirma.

Note que isto é "olhômetro". Falta provar algebricamente.

Abs.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagem por Medeiros Qui 09 Jan 2014, 01:09

O Euclides foi mais rápido.

fica a questão de "qual é o domínio dessa parábola" ou, de outro modo, "existe circunferência que tangencie no ponto (8, 0) da curva dada?".
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Mensagem por Euclides Qui 09 Jan 2014, 01:15

Medeiros escreveu:fica a questão de "qual é o domínio dessa parábola" ou, de outro modo, "existe circunferência que tangencie no ponto (8, 0) da curva dada?".

Sem dúvida nenhuma: não. Uma circunferência que tangencie a primeira em (8,0) será tangente à reta x=8 e nunca à reta em x=-2.

O domínio é .

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por Medeiros Qui 09 Jan 2014, 01:20

Sim, Euclides.
Tal circunferência não existe. Isso foi só para provocar porque
x = f(y).
então imaginei que o domínio estaria no eixo das ordenadas (y) e a imagem no eixo das abscissas (x).
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Mensagem por megatron0000 Qui 09 Jan 2014, 01:23

Fiz o mesmo desenho que você, mas inclui uma das circunferências (delimitada por A, B e C) que atendem as exigências citadas, para ficar fácil de generalizar... ¬¬'

Uploaded with ImageShack.us

No desenho, A e D são centros das circunferências, B e C são pontos de tangência. Observe que o segmento AC (raio) tem que ser horizontal, porque faz 90° com a reta azul (x+2=0).

Então, vamos pressupor que todas as circunferências desconhecidas (aquelas cujos centros queremos determinar) têm um ponto como centro , , e um raio .

Bom, a primeira coisa que podemos garantir é que a distância entre esse centro e o ponto C vai ser sempre igual ao raio da circunferência (basta olhar o desenho). Em termos de equação, ficaria assim:

A segunda coisa (e já basta) é que a distância entre esse centro e o ponto D vai ser igual à soma entre o raio da circunferência desconhecida e o raio da circunferência determinada pela questão (esse último vale 3).
Equacionando essa observação, ficaria assim:

Agora, lendo o enunciado da questão, voltamos a lembrar que é pedido o lugar geométrico dos CENTROS das circunferências desconhecidas, ninguém quer saber do raio delas.Então, é suficiente usar as 2 equações finais a que chegamos com as 2 observações para "sumir" com o da história, e conseguir uma equação que relacione com .
Relacionar os dois é determinar o lugar geométrico deles, afinal.
Façamos isso:

Conseguimos e completamente em função de . Para finalizar, basta substituir esses 2 resultados na equação que eu chamei de :

Pronto, está aí o lugar geométrico dos centros das circunferências que são tangentes à reta dada e à circunferência dada. Não custa fazer um desenho desse resultado para vermos onde estão esses centros  (parábola):

IME CG - Lugar geométrico/Geometria analítica 2l75

megatron0000
Iniciante

Mensagem por Euclides Qui 09 Jan 2014, 01:29

Mais um adendo: o uso de duas circunferências particularmente escolhidas permite identificar facilmente foco e diretriz:

IME CG - Lugar geométrico/Geometria analítica 0qiu

com muito pouca conta.

Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por Medeiros Qui 09 Jan 2014, 01:31

Parabéns, Megatron! Foi uma participação de bom nível.

Só uma observação:
y² - 20x = 0 -------> x = y²/20 .......... isto me parece uma parábola, não um hipérbole.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Mensagem por megatron0000 Qui 09 Jan 2014, 01:33

O_o De onde eu tirei hipérbole ? Só pode ser sono, só pode ...

megatron0000
Iniciante

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo