(UFPA) Ácidos
2 participantes
Página 1 de 1
(UFPA) Ácidos
A acidez é um conceito fundamental em química. Segundo a teoria de Arrhenius, um ácido é uma substância
que em solução aquosa libera íons H+. Entretanto, substâncias ácidas diferentes, como o ácido clorídrico (HCl) e
o ácido acético (CH3COOH), possuem graus de acidez diferentes. Uma solução 0,1 mol/l de HCl possui uma concentração de H+ cerca de 75 vezes maior que uma solução 0,1 mol/l de ácido acético. Essa diferença se deve ao (à)
a) maior constante de equilíbrio de ionização do ácido acético
b) menor eletronegatividade do cloro em relação ao oxigênio.
c) maior capacidade do íon acetato em repelir íons H+.
d) formação de ponte de hidrogênio na solução de HCl.
e) menor grau de ionização do ácido acético em solução aquosa.
Gabarito: e.
A questão, no início, já deu as molaridades. Porém, se não fosse isso, acho que a resposta E estaria incorreta, devido à lei de Ostwald.
A verdadeira explicação para a força ácida não estaria em conceitos de eletronegatividade (ex.: o cloro é muito eletronegativo, puxando os elétrons etc.)?
que em solução aquosa libera íons H+. Entretanto, substâncias ácidas diferentes, como o ácido clorídrico (HCl) e
o ácido acético (CH3COOH), possuem graus de acidez diferentes. Uma solução 0,1 mol/l de HCl possui uma concentração de H+ cerca de 75 vezes maior que uma solução 0,1 mol/l de ácido acético. Essa diferença se deve ao (à)
a) maior constante de equilíbrio de ionização do ácido acético
b) menor eletronegatividade do cloro em relação ao oxigênio.
c) maior capacidade do íon acetato em repelir íons H+.
d) formação de ponte de hidrogênio na solução de HCl.
e) menor grau de ionização do ácido acético em solução aquosa.
Gabarito: e.
A questão, no início, já deu as molaridades. Porém, se não fosse isso, acho que a resposta E estaria incorreta, devido à lei de Ostwald.
A verdadeira explicação para a força ácida não estaria em conceitos de eletronegatividade (ex.: o cloro é muito eletronegativo, puxando os elétrons etc.)?
DaviBahia- Estrela Dourada
Re: (UFPA) Ácidos
O HCl é um ácido muito forte. Já o CH3COOH é um ácido fraco, devido ao menor grau de ionização, por isso tem essa diferença de acidez.
maico33LP- Matador
Re: (UFPA) Ácidos
Oi Maico,
Grau de ionização depende da molaridade, e não somente do ácido em si
Por isso, não acho que seja a melhor explicação. Acredito que o verdadeiro motivo dessa diferença de força esteja na eletronegatividade, entende?
Grau de ionização depende da molaridade, e não somente do ácido em si
Por isso, não acho que seja a melhor explicação. Acredito que o verdadeiro motivo dessa diferença de força esteja na eletronegatividade, entende?
DaviBahia- Estrela Dourada
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos