vetores
2 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
vetores
dado os vetores A,B e C dispostos no diagrama da figura,o comprimento,em cm, do vetor resultante da operação A+B-C, é de ?
resposta: 5
resposta: 5
leopinna- Mestre Jedi
Re: vetores
Facil para você gravar tapinha na bundinha, ou seja, a bunda de um vetor vai no começo da flecha do outro, visualize, o vetor B iniciando aonde acaba a flecha - Aí teremos A + B. Mas falta o -C (quando um vetor tiver sinal negativo, inverte-se o sentido (mas prevalece a direção), portanto C ficara invertido, e será colocado a bunda no final da flecha, e assim será feito o vetor resultante.
Para entender melhor fiz um desenho (não consegui desenhar bem estou em notebook tentei fazer o melhor que pude).
Flechas em Vermelho soma dos vetores com o A, ou seja Peguei o Vetor A, coloquei em cima dele o vetor B e o vetor C (So como é A+B-C, C tem sinal negativo, então inverte o sentido) como fiz na imagem. A resultante é a linha marrom ou seja do final da flecha do ultimo vetor até o começo do primeiro vetor.
Para calcular a resultante, usa-se pitagoras, Vr²= x²+y², ou seja, perceba aonde coloquei linha amarela, no eixo x tem 4 quadradinhos e no y 3 quadradinhos.
fazendo a conta:
Vr² = 4² + 3² => Vr² = 16 + 9 => Vr² = 25
e passando o ² para o outro lado vira raiz quadrada, raiz quadrada de 25, é 5. Sua resposta.
Em caso de não entendimento comente novamente, que posso melhorar a imagem.
"Conhecimento é a única coisa que ninguém pode lhe roubar"
Para entender melhor fiz um desenho (não consegui desenhar bem estou em notebook tentei fazer o melhor que pude).
Flechas em Vermelho soma dos vetores com o A, ou seja Peguei o Vetor A, coloquei em cima dele o vetor B e o vetor C (So como é A+B-C, C tem sinal negativo, então inverte o sentido) como fiz na imagem. A resultante é a linha marrom ou seja do final da flecha do ultimo vetor até o começo do primeiro vetor.
Para calcular a resultante, usa-se pitagoras, Vr²= x²+y², ou seja, perceba aonde coloquei linha amarela, no eixo x tem 4 quadradinhos e no y 3 quadradinhos.
fazendo a conta:
Vr² = 4² + 3² => Vr² = 16 + 9 => Vr² = 25
e passando o ² para o outro lado vira raiz quadrada, raiz quadrada de 25, é 5. Sua resposta.
Em caso de não entendimento comente novamente, que posso melhorar a imagem.
"Conhecimento é a única coisa que ninguém pode lhe roubar"
fabriciomag- Iniciante
po não entendi, se poder melhorar um pouco a imagem, se não incomodar é claro.agradeço pela ajuda.
leopinna- Mestre Jedi
Bom veja minha imagem, Coloquei o Vetor A, B, -C um em cima do outro (quando acaba um, já coloquei outro), apenas mudei o vetor C pois ele tem sinal negativo, então muda-se o lado da flecha (muda sentido).
Como pode ver linhas pretas são os vetores A + B - C, linha vermelha é o vetor Resultante (sua resposta graficamente). Mas você quer saber ela em números, pode ver então que fiz 2 linhas amarelas, uma na horizontal e outra na vertical, colocando quantos quadrinhos vai, do começo até o fim.
Para calcular neste caso usa-se pitagoras:
H² = A² + B²
Considere H como seu vetor resultante. E A e B o numero de quadradinhos de cada eixo.
Portanto:
Vetor resultante² = 4² + 3²
Vr² = 16 + 9
Vr² = 25
Vr = raiz de (25)
Vr = 5 cm
OBS: Faça isso SEM PREGUIÇA no papel, desenhe as linhas conforme o seu desenho, e faça um desenho mais preciso que o meu, no papel, assim você entenderá melhor o que estou falando. Caso não entender pode postar novamente.
fabriciomag- Iniciante
Sam+uel gosta desta mensagem
Ha obrigado pela ajuda, agora eu entendi.
leopinna- Mestre Jedi
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos