PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

vetores

2 participantes

Ir para baixo

vetores Empty vetores

Mensagem por leopinna Sáb 31 Ago 2013, 17:18

dado os vetores A,B e C dispostos no diagrama da figura,o comprimento,em cm, do vetor resultante da operação A+B-C, é de ?
vetores Zgg1

resposta: 5

leopinna
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 939
Data de inscrição : 07/05/2013
Idade : 29
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

vetores Empty Re: vetores

Mensagem por fabriciomag Sáb 31 Ago 2013, 22:59

Facil para você gravar tapinha na bundinha, ou seja, a bunda de um vetor vai no começo da flecha do outro, visualize, o vetor B iniciando aonde acaba a flecha - Aí teremos A + B. Mas falta o -C (quando um vetor tiver sinal negativo, inverte-se o sentido (mas prevalece a direção), portanto C ficara invertido, e será colocado a bunda no final da flecha, e assim será feito o vetor resultante.
                                      vetores O0yl
Para entender melhor fiz um desenho (não consegui desenhar bem estou em notebook tentei fazer o melhor que pude).
Flechas em Vermelho soma dos vetores com o A, ou seja Peguei o Vetor A, coloquei em cima dele o vetor B e o vetor C (So como é A+B-C, C tem sinal negativo, então inverte o sentido) como fiz na imagem. A resultante é a linha marrom ou seja do final da flecha do ultimo vetor até o começo do primeiro vetor. 

Para calcular a resultante, usa-se pitagoras, Vr²= x²+y², ou seja, perceba aonde coloquei linha amarela, no eixo x tem 4 quadradinhos e no y 3 quadradinhos.
fazendo a conta:
Vr² = 4² + 3² => Vr² = 16 + 9 =>   Vr² = 25   
e passando o ² para o outro lado vira raiz quadrada, raiz quadrada de 25, é 5. Sua resposta.

Em caso de não entendimento comente novamente, que posso melhorar a imagem.

"Conhecimento é a única coisa que ninguém pode lhe roubar"

fabriciomag
Iniciante

Mensagens : 22
Data de inscrição : 10/08/2013
Idade : 29
Localização : Cascavel

Ir para o topo Ir para baixo

vetores Empty Re: vetores

Mensagem por leopinna Dom 01 Set 2013, 17:18

po não entendi, se poder melhorar um pouco a imagem, se não incomodar é claro.agradeço pela ajuda.

leopinna
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 939
Data de inscrição : 07/05/2013
Idade : 29
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

vetores Empty Re: vetores

Mensagem por fabriciomag Dom 01 Set 2013, 17:52

vetores Vetor1

Bom veja minha imagem, Coloquei o Vetor A, B, -C um em cima do outro (quando acaba um, já coloquei outro), apenas mudei o vetor C pois ele tem sinal negativo, então muda-se o lado da flecha (muda sentido).

Como pode ver linhas pretas são os vetores A + B - C, linha vermelha é o vetor Resultante (sua resposta graficamente). Mas você quer saber ela em números, pode ver então que fiz 2 linhas amarelas, uma na horizontal e outra na vertical, colocando quantos quadrinhos vai, do começo até o fim.

Para calcular neste caso usa-se pitagoras:
H² = A² + B²

Considere H como seu vetor resultante. E A e B o numero de quadradinhos de cada eixo. 
Portanto:
Vetor resultante² = 4² + 3²
Vr² = 16 + 9
Vr² = 25
Vr = raiz de (25)
Vr = 5 cm

OBS: Faça isso SEM PREGUIÇA no papel, desenhe as linhas conforme o seu desenho, e faça um desenho mais preciso que o meu, no papel, assim você entenderá melhor o que estou falando. Caso não entender pode postar novamente.

fabriciomag
Iniciante

Mensagens : 22
Data de inscrição : 10/08/2013
Idade : 29
Localização : Cascavel

Sam+uel gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

vetores Empty Re: vetores

Mensagem por leopinna Dom 01 Set 2013, 18:16

Ha obrigado pela ajuda, agora eu entendi.

leopinna
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 939
Data de inscrição : 07/05/2013
Idade : 29
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

vetores Empty Re: vetores

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos