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Conjunto: Ajuda com revisão de gabarito

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Mensagem por sergio baltar Sáb 24 Ago 2013, 19:01

Boa noite! Os amigos deste fórum sempre que podem tem me ajudando na minha caminhada do aprendizado da matemática.
Sendo assim, venho solicitar ajuda dos amigos novamente.
Trata-se de uma prova que fiz no fim do semestre passado e estou tentando recorrer até hoje com superiores do meu professor.
Acredito que tanto como a elaboração da questão, tanto como gabarito estão errados e/ou mal elaborados, que no mínimo causam dúvidas aos alunos, dificultando encontrarem as melhores respostas.
Abaixo coloco link que vai abrir a questão e seu gabarito e em seguida, dissertarei sobre meu ponto de vista.
 
https://2img.net/r/ihimizer/img24/3055/szkd.jpg

 
 
O tema principal diz que A e B são subconjuntos de Y.
Pelo gabarito da letra E) Y é um conjunto com 220= 1.048.576 elementos EXATAMENTE.  Ou seja, nem 1 a mais e nem 1 a menos.
Com número milionário de elementos fica muito difícil este aluno listar exatamente todos os elementos do conjunto Y.  Tentarei argumentar usando a lógica.
O problema só citou 2 subconjuntos que foi A e B.  É sabedor que o conjunto Y pode possuir até 1.048.576 subconjuntos.
Vejamos que o módulo 1, volume 1 pagina 18 diz a respeito sobre definição de subconjunto: “Se todo elemento de um conjunto A também é elemento de um conjunto B, então dizemos que A é subconjunto de B e escrevemos A está contido em B”.
Notem, que o elaborador da prova não especifica, detalha quem são os elementos de A e nem os elementos de B.   Ora, se não podemos afirmar quem é quem, por conclusão óbvia, não podemos jamais afirmar que B é parte de A ou vice-versa.  Até porque o problema diz que A pode ter no mínimo 1 elemento e B no máximo 2 elementos.  Sendo assim, temos hipóteses prováveis que A pode ser parte de B ou B ser parte de A em um determinado tempo.  Pois, 2 é maior que 1 e esta hipótese de 2 elementos em 1 subconjunto e 1 elemento em outro subconjunto é bipolar.
Ressalto ainda, que A e B são subconjuntos de Y, logo não pode existir subconjuntos iguais, elementos iguais em Y.  Caso contrário a própria fórmula de 2N não seria aceita pela lógica matemática.
Vejamos, { { }, 1, 2, 3, 4, {1,2},...{20}}, são alguns exemplo reais dos elementos de Y.  Se chamarmos de B={{ }, 1} e A={2, 3, 4, {1,2},{20}}.
Apagando as chaves e as vírgulas que delimitam A, “sobram” os seguintes elementos de A:  2 3 4 {1,2}{20}(5 elementos) e de B: { } 1 (dois elementos).
 
Sendo assim, a justificativa do gabarito na letra A), pois todos os conjuntos dados são não vazios, ou seja, possuem no mínimo um elemento.  Está totalmente equivocada.  Porque a perguntar gira em saber se determinados elementos faziam parte de A e ter mínimo 1 elemento, tanto serve para subconjunto A e também para o subconjunto B.   Desta maneira, acertaram que é verdadeiro e erraram a justificativa.  
 
A letra B) é confusa e induz o aluno ao erro, como exemplo deste aluno.  Ainda bem, que tem a justificativa que podemos guiar a um raciocínio que na prova é breve pelo curto tempo.
 
Lê-se na letra B: “ O conjunto vazio não está contido em A”. Eu acho que coloquei algo do tipo: “  V.  Pois, o conjunto vazio pertence a A”.   Porque a expressão pertence faz mais sentido que a expressão está contido, neste caso específico.
 
Reparem com atenção, semana 9 parte  1, páginas 24 a 26.
Para qualquer conjunto A, temos: { } C A, ou seja, { } está contido em qualquer conjunto.
E no nosso A da questão, A não é conjunto e sim um subconjunto.  Definição de subconjunto já foi definida acima.  Para entendermos melhor o raciocínio lógico, vejam o exercício 7 na página 25 e o gabarito deste exercício na página 26, todos na mesma semana de aula.   Os exercícios iv e v falarão por si só em defesa do aluno.  O iv) o conjunto vazio PERTENCE a P, pois pode ser listado visualmente.   Diferente do conjunto Y da questão, que não podemos LISTAR, VER o conjunto vazio.  Desta maneira, por via reflexa, não poderíamos afirmar que o conjunto vazio pertence a Y.   Porém, por definição matemática podemos sim dizer que o conjunto vazio está contido em Y, pois Y é CONJUNTO.
Por outro lado, o conjunto vazio é subconjunto de Y assim como A também é subconjunto de Y.  Ora, a página 24 não disse que o conjunto vazio está contido em qualquer subconjunto.   As palavras “conjunto” e “subconjunto” não são iguais, sinônimos.  Somando ao fato, que há possibilidades do conjunto vazio fazer parte do subconjunto A, embora nem eu e nem quem elaborou a prova podemos afirmar que o conjunto vazio faz parte de A ou B.
Por favor, leiam com atenção esta tese matemática.  Sabemos que o conjunto Y possuem 220 exatamente, se colocarmos, adicionarmos o conjunto vazio tanto no conjunto A e no conjunto B, listaremos retirando as chaves exteriores e as vírgulas, 220 + 1 elementos, pois o conjunto vazio será repetido. Sendo assim, o conjunto vazio pode pertencer a B e nem estar contido ou mesmo pertencer a A.  
Na letra D) talvez tenha colocado V, pois um pode ser maior que outro e sendo assim, um pode estar contido no outro.
Como já foi provado acima, A pode ser maior que B ou pode ser menor que B, pela definição de quantidade mínima da própria questão.  Inclusive, destaco que elaborador não deixa claro que todos os 220 elementos do conjunto Y estão distribuídos somente entre A e B.  Logo, podemos ter subconjuntos C, D etc.
 
Em suma, aceito ajuda e qualquer opinião será muito bem vinda.  Antecipadamente, muito obrigado!

 

sergio baltar
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Mensagem por Giiovanna Sáb 24 Ago 2013, 19:56

Bom, vou dar a minha humilde opinião

Notem, que o elaborador da prova não especifica, detalha quem são os elementos de A e nem os elementos de B.   Ora, se não podemos afirmar quem é quem, por conclusão óbvia, não podemos jamais afirmar que B é parte de A ou vice-versa


Isso não é verdade. O enunciado é claro: A é o conjunto cujos elementos são conjuntos com pelo menos 1 elemento , por exemplo.


Assim, estão em A todos os subconjuntos de {1,2,3, ..., 20} menos o conjunto que contém o conjunto vazio.


E estão em B todos os conjuntos da forma: {1}, {1,2} ... e etc.


Então A não está contido em B e a letra A não apresenta confusão alguma.


A letra B não "induz" ao erro, mas é apenas uma questão de atenção na hora da leitura (tal como na definição dos conjuntos A e B). De fato, o vazio é subconjunto (e portanto está contido) em qualquer conjunto. Acredito que seu professor tenha sido bem esperto em colocar essa questão, pois há uma grande diferença em pertencer e estar contido. Um elemento nunca está contido, pois quando falamos em estar contido falamos em conjuntos.
Na realidade, a expressão contido faz muito mais sentido, pois se falassemos em pertence teriamos que usar chaves, tal como foi feito na anterior.
Essa é uma questão, de fato, clássica na parte de conjuntos.




Para qualquer conjunto A, temos: { } C A, ou seja, { } está contido em qualquer conjunto.
E no nosso A da questão, A não é conjunto e sim um subconjunto.  Definição de subconjunto já foi definida acima. 




ao meu ver esse argumento não faz sentido nenhum.
Seja X um conjunto tal que X = {1,2,3,4} e seja Y um outro conjunto tal ue Y ={1,2,3,4,5}. X é subconjunto de Y. Isso significa automaticamente que o conjunto vazio não está mais contido em X? Todo subconjunto é um conjunto. O vazio está contido em todo conjunto e, em particular, em todo subconjunto, não é?
 Se fosse assim, o vazio não estaria contido no conjunto de números naturais, já que este é subconjunto dos reais.
Bom, talvez eu não tenha entendido a sua argumentação, não sei...

Ainda, não entendi por que o vazio estar contido em A ou estar contido em B implica que Y terá 2^20 + 1 elementos. Não entendi o seu raciocínio. Veja que, se X={1,2}, então A ={1,1,1} é ainda sim um subconjunto de X. Pois o elemento 1 repetido não acrescenta nenhuma informação nova, e isso não altera a cardinalidade de A. É como se eu falasse pra você três vezes "meu nome é giovanna", a informação é a mesma.

Mas isso não vem ao caso, o fato do vazio estar contido em A é diferente de pertencer. Já vimos que ele não pertence. 

Bom, ao meu ver, a questão está perfeitamente correta. De fato, o estar contido e o pertencer confundem um pouco, e seu professor foi "malandro" ao perguntar isso, mas é tudo uma questão de leitura. A questã é basicamente sobre leitura. 
Os conjuntos A e B foram perfeitamente definidos, acredito que não deixaram espaço para contestar. O problema é que seus elementos não estão, no enunciado, visualmente retratados, o que por causar xonfusão caso você não faça um esboço.

Bom, se quiser falar mais alguma coisa, ainda aceito seu ponto de vista.

Espero não ter sido muito "agressiva", e se eu fui mil desculpas, não foi a intenção Razz

Espero ter ajudado


Última edição por Giiovanna em Sáb 24 Ago 2013, 20:06, editado 1 vez(es)
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Mensagem por sergio baltar Sáb 24 Ago 2013, 20:00

Agressiva não.  Me responda só quantos elementos possui A e quantos elementos possui B?

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Mensagem por sergio baltar Sáb 24 Ago 2013, 20:07

Só me responda o seguinte: Conjunto com no mínimo 01 elemento, quer dizer que tenha 10, 20 ou 30?

No mínimo 01 elemento quer dizer que ele pode ter um só e mais nada.  Ora, se ele pode ter só um elemento e B pode ter 2, o menor não poder conter o maior.

Ou seja, a partir do momento que um exercício pode conter esta hipótese, jamais elaborador nenhum pode afirmar que B está contido em A, sem acrescentar este detalhe. 

Mas, tudo bem, é sua opinião.  Continua mantendo a minha neste sentido.  Beijos

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Mensagem por Giiovanna Sáb 24 Ago 2013, 20:16

Certo. Vamos contar de quantas maneiras podemos formar subconjuntos com no mínimo 1 elemento:

Conjunto: Ajuda com revisão de gabarito Gif.download?card%28A%29%3D%20%5Cbinom%7B20%7D%7B1%7D%20+%20%5Cbinom%7B20%7D%7B2%7D%20+%20..

O problema é que, não é A que tem nomininimo um elemento, mas sim os conjuntos que são elementos de A que tem no minino um elemento.
A é formado por conjuntos da forma
{x}, {x,y}, {x,y,z}, ..., {x,y,z,w, ..., a}

Entendeu?
Não existe hipótese faltando, o enunciado é claeo: Os elementos de A são os subconjuntos de {1,2,...,20} com pelo menos 1 elemento
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Mensagem por sergio baltar Sáb 24 Ago 2013, 20:45

Eu entendi que vc está tentando justificar, mas pela justificativa do próprio professor na letra c) ele só usa o termo elementos e não o termo conjunto com elementos, como vc interpreta.

Outra informação, X que é subconjunto { 1,2,3...20} e não de A como vc citou.

O que quero que vc entenda, que mesmo no seu raciocínio mínimo 01 elemento, não quer dizer que por obrigatoriedade, tenha que ter mais de um elemento.  Ele pode ter 1000 conjuntos com apenas um elemento e Conjunto B pode ter 1000 conjuntos com 2 elementos.  Ou os dois podem ter 1000 conjuntos com 2 elementos, em revezamento, sem repetirem os elementos até chegarem a contagem de 2^20.  Basta somente, listar os 2^20 elementos e distribuir entre A e B.  Claro que é muito mais fácil, colocar 10, 20, 1000 elementos em A do que revezar com 1 ou 2 elementos.  mas, facilidade não quer dizer que seja uma regra fixa e tenha tais elementos. 

No mais vai virar discussão sem sentido.  Virão outras opiniões e com estas novas opiniões poderemos abrir nossos horizontes.

Beijos gatinha e obrigado!

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Mensagem por Giiovanna Sáb 24 Ago 2013, 23:07

Oi Sergio,

Algumas coisas sobre conjuntos:

1) Não faz diferença se repetimos elementos em conjuntos. O conjunto {1,1,1,1,1,1,1} é igual ao conjunto {1}. Elementos repetidos não acrescentam nenhuma informação nova ao conjunto. Repito, os conjuntos são idênticos.
Se isso fosse possível, seria possível termos subconjuntos de conjuntos finitos que são infinitos (e há um teorema que prova que isso é absurdo)

2) É impossível que A e B sejam dois subconjuntos de Y distintos que possuem o mesmo número de elementos do conjunto Y (no qual estão contidos), pois teriamos que A U B excede o número de elementos de Y, o que seria absurdo (nesse caso, isso é impossível por Y ser finito)

Agora, sobre a questão:
Y é o conjunto dos subconjuntos de {1,2,3,...,20}, isso é inquestionável. Então, se A é subconjunto de Y, de fato A é um conjunto de subconjuntos de {1,2,3,...,20}. Nunca citei que A era subconjunto de {1,2,3,...,20}, mas sim, que pertencem à A todos os subconjuntos com mais de um elemento de {1,2,...,20} Ou seja, A é da forma

A = { {1}, {2}, ... , {1,1}, {1,2}, ..., {1,2,3,4}, ...} e todos os demais subconjuntos que não o vazio de {1,2,...,20}. Então a cardinalidade de A é de fato 2^20 -1 . Coloque quantos conjuntos quiser {1} em A, a cardinalidade continuará exatamente a mesma. Isso não faz diferença em conjuntos, nenhuma.

E como A contém todos os elementos (sim, a regra é fixa!) de Y que não são o conjunto vazio, a cardinalidade de A é exata, bem como a de B. 
Escolha qualquer elemento de Y que não é o conjunto vazio que ele estará sim, em A. 

Veja que é absurdo que se não estivesse, pois isso significaria que tal subconjunto não é elemento de Y (A tem uma lei fixa).


Quanto ao que o professor disse, não existe dúvidas também. Pelo próprio enunciado:

Sejam A e B subconjuntos ...


A : (conjunto) dos conjuntos com no mínimo um elemento

O "no mínimo um elemento" refere-se aos conjuntos que são elementos de A (como {1}, {2,6,8,20} e outros). Aliás, se fosse A que tem no mínimo um elemento, a frase deveria ser escrita (sem sentido) como:

A: dos conjuntos, com no mínimo um elemento.

"Quem" tem no mínimo um elemento são os subconjuntos de {1,2,...,20}, e não A

Veja como a vírgula muda totalmente a leitura!


Última edição por Giiovanna em Sáb 24 Ago 2013, 23:36, editado 1 vez(es)
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Mensagem por sergio baltar Sáb 24 Ago 2013, 23:36

Sabadão e agente neste conjunto vazio, snifff.

Troca a foto, poe uma foto sorrindo, que assim me convence.  Vc séria assim, ainda não me convenceu, rs!

Outro dia, comece de trás para frente, olhe o gabarito da professora e assim por diante.

Lembro ainda, um conjunto para conter o outro tem que possuir elementos em comum e como A e B são subconjuntos de Y, logo não podem ser repetidos, desta maneira não serão comuns.

Importante menina séria que entendi seu raciocínio, respeito, mas é incompleto.  Não sei se vc já fez todos os concursos, como inteligente que é, já deve estar na faculdade, verás que muitas questões são anuladas, quando analisamos de trás para frente, ou seja, do gabarito oficial para a prova.  E questão anulada ajuda muito, pois soma pontos e não tira.

Infelizmente, vc achou a professora um gênio!  Tinha que achar qualquer argumento duvidoso para me ajudar.  É assim que advogados defendem serial killer e não os policiais.

Tudo bem, me da um sorriso que por hoje estourou meus pequenos neurônios. Very Happy 

Bom final de semana e obrigado pela atenção, bj!

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Conjunto: Ajuda com revisão de gabarito Empty Re: Conjunto: Ajuda com revisão de gabarito

Mensagem por Giiovanna Sáb 24 Ago 2013, 23:44

Lembro ainda, um conjunto para conter o outro tem que possuir elementos em comum e como A e B são subconjuntos de Y, logo não podem ser repetidos, desta maneira não serão comuns.


Que? {1,2,3} e {1,2} são subconjuntos de {1,2,3,4} e possuem elementos comuns. Mas não são iguais pois, por definição, dois conjuntos sao iguais, se e somente se, possuem todos os elementos em comum.


De fato. A e B não são iguais, e nem B é subconjunto de A (pois vazio é elemento de B)


Enfim Razz Bom, eu estudo de sábado mesmo, então não me importo em discutir sobre conjuntos a essa hora da noite Smile


Sim, já estou na faculdade e curso  matemática. E tenho certeza (até agora, é claro Smile ) de que a questão está correta (mas pode abrir espaço para ambiguidades, como você disse). Infelizmente não tenho um sorriso para te convencer Razz Mas quem sabe relendo você entenda o por que de alguma das coisas que você disse não serem válidas. Ambos os conjuntos fora bem definidos e existem contra exemplos para o que você disse. Bom, espero aue essa questão não tenha te prejudicado muito Smile  Mas eu daria como causa perdida Sad (Até por que professores de matemática dificilmente irão anular alguma coisa por que achamos que há ambiguidade. Nesse caso, acho qu não há, mas a leitura não é das mais fáceis)


Algumas definições (como pertence e contido) são sutis e acabam virando "pegadinha" em provas, sei como é isso (já cai em várias!)


Bom final de semana, até Smile Espero que alguém venha aqui dar uma ajuda nesse dilema.
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Conjunto: Ajuda com revisão de gabarito Empty Re: Conjunto: Ajuda com revisão de gabarito

Mensagem por sergio baltar Dom 25 Ago 2013, 00:14

:SW2: :LS: :aaa: Conjunto: Ajuda com revisão de gabarito 503132 

Mas, se mudar de ideia e conseguir ver um defeito sequer pelo menos no gabarito; me avise.

Eu também, quando mais novo, quase não sorria igual a vc.  Foi quando descobri que a cada sorriso vc ganha 3 segundos a mais de vida e a cada choro perde 3 minutos da vida.

Descobri que não existe verdade absoluta e sim relativa.  Descobri que nem tudo que reluz é ouro.  Descobri que ser 8 ou 80, me deixava radical e assim me extirpava de experimentar números mais prazerosos entre 8 e 80.
Descobri que 1 + 1= 3, quando se soma com amor.  Descobri que o homem nunca foi à Lua.    Descobri que enquanto o homem lutava para dar a volta ao mundo em 80 dias, que a melhor viagem dura apenas 30 cm.  Sim, é apenas a distancia que trago dos meus pensamentos e levo até meu coração.
    Portanto, minha terrível promotora sorria, o sorriso é manifestação dos lábios quando os olhos encontram o que coração procura.  o sorriso não tira o sofrimento, mas alivia a dor.  O sorriso é melhor maquiagem que uma mulher pode usar.

   O sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores(Mario Quintana).
   
  É mais fácil obter o que deseja com sorriso do que com a ponta da espada(Shakespeare)

:tuv: obrigado

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Conjunto: Ajuda com revisão de gabarito Empty Re: Conjunto: Ajuda com revisão de gabarito

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