PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Máquinas Térmicas

Ir para baixo

Máquinas Térmicas Empty Máquinas Térmicas

Mensagem por Ghoul Seg 19 Ago 2013, 15:04

(IFGO)  
As máquinas térmicas são dispositivos que operam sempre em ciclos, isto é, retornam periodicamente às condições iniciais. Uma maneira de estudá-las é por meio de transformações que ocorrem dentro destes ciclos, representados por um gráfico do comportamento da pressão de um gás de trabalho em função do volume por ele ocupado.

O gráfico a seguir representa um ciclo de uma máquina térmica realizado por um sistema gasoso:
Máquinas Térmicas Image012

Analise as afirmativas.
 
I.             De A para B ocorre uma expansão isobárica.
II.            De B para C o trabalho é motor, ou seja, realizado pelo sistema.
III.          A variação de energia interna no ciclo ABCDA é positiva.
IV.          No ciclo fechado, ABCDA, não há variação de energia interna e o trabalho total é nulo.
 
Está(ão) correta(s).
 
a)            Apenas a afirmativa I.
b)           Apenas as afirmativas I e II.
c)            Apenas as afirmativas I e IV.
d)           Apenas as afirmativas I, II e III.

e)           Apenas as afirmativas I, II e IV.

Segundo as respostas,a alternativa III está errada pois não há variação de energia interna no ciclo devido à igualdade da temperatura inicial e final do sistema. Minha dúvida é,como posso saber, a partir desse gráfico, a variação da energia interna?

Ghoul
Padawan
Padawan

Mensagens : 51
Data de inscrição : 21/02/2013
Idade : 29
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Máquinas Térmicas Empty Re: Máquinas Térmicas

Mensagem por Convidado Seg 19 Ago 2013, 15:26

Segundo as respostas,a alternativa III está errada pois não há variação de energia interna no ciclo devido à igualdade da temperatura inicial e final do sistema. Minha dúvida é,como posso saber, a partir desse gráfico, a variação da energia interna?
O simples fato de o gás retornar às condições iniciais, isto é à mesma temperatura, volume e pressão, indica que a energia interna não sofreu variação. Já (ítem IV) o trabalho total (a área do retângulo) não é nulo, até porque se a a máquina não realizasse trabalho não teria utilidade.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos