Fuvest
5 participantes
Página 1 de 1
Fuvest
O gráfico representa, num dado instante, a velocidade transversal dos pontos de uma corda, na qual se propaga uma onda senoidal na direção do eixo dos x.
A velocidade de propagação da onda na corda é 24m/s. Sejam A, B, C, D e E pontos da corda. Considere, para o instante representado, as seguintes afirmações:
I. A freqüência da onda é 0,25 Hz.
II. Os pontos A, C e E têm máxima aceleração transversal (em módulo).
III. Os pontos A, C e E têm máximo deslocamento transversal (em módulo).
IV. Todos os pontos da onda se deslocam com velocidade de 24m/s na direção do eixo x.
São corretas as afirmações:
a) todas.
b) somente IV.
c) somente II e III.
d) somente I e II.
e) somente II, III e IV.
RESPOSTA: C
Fonte:http://www.dombosco.com.br/curso/estudemais/fisica/ex_movimento-ondulatorio.php#questao3
A velocidade de propagação da onda na corda é 24m/s. Sejam A, B, C, D e E pontos da corda. Considere, para o instante representado, as seguintes afirmações:
I. A freqüência da onda é 0,25 Hz.
II. Os pontos A, C e E têm máxima aceleração transversal (em módulo).
III. Os pontos A, C e E têm máximo deslocamento transversal (em módulo).
IV. Todos os pontos da onda se deslocam com velocidade de 24m/s na direção do eixo x.
São corretas as afirmações:
a) todas.
b) somente IV.
c) somente II e III.
d) somente I e II.
e) somente II, III e IV.
RESPOSTA: C
Fonte:http://www.dombosco.com.br/curso/estudemais/fisica/ex_movimento-ondulatorio.php#questao3
Última edição por digoferrari1995@gmail.com em Sáb 06 Jul 2013, 13:57, editado 1 vez(es)
digoferrari1995@gmail.com- Jedi
Re: Fuvest
Como não aparecem 2 cristas ou vales consecutivos na figura é só multiplicar a distância da crista ao vale que aparece por 2 para saber o comprimento de onda.
I) Sendo λ=8, temos f=24/8 -> f=3
cara essa eu só sei a I mesmo, só que repara as alternativas, se a I tá errada quer dizer que só ficamos com a letra C e E, pois acho que falata alguma coisa na sua letra B.
I) Sendo λ=8, temos f=24/8 -> f=3
cara essa eu só sei a I mesmo, só que repara as alternativas, se a I tá errada quer dizer que só ficamos com a letra C e E, pois acho que falata alguma coisa na sua letra B.
kakaroto- Mestre Jedi
Essa também consegui fazer. Estava em dúvida mesmo na III.
digoferrari1995@gmail.com- Jedi
digoferrari1995@gmail.com escreveu:Essa também consegui fazer. Estava em dúvida mesmo na III.
A III está correta devido a movimentação da onda no MHS. Todo o movimento da corda corresponde ao MHS em que nele é transportado. Sendo assim, temos:
Ponto A>
Ponto C>
Ponto E>
A projeção desses valores sobre um dos diâmetros de um círculo corresponde ao seu espaço total transposto a um eixo x, sendo assim a máxima elongação/deslocamento.
igorgeoffroy- Iniciante
Boa tarde, alguém saberia me explicar a segunda sentença? Obrigado.
Victor Luz- Mestre Jedi
Mas esses pontos não ficariam parados? Em toda simulação que eu coloco apenas os pontos localizados no ventre da onda se movimentam... ( não seriam estes, pontos ventrais, os pontos de maior deslocamento? )igorgeoffroy escreveu:digoferrari1995@gmail.com escreveu:Essa também consegui fazer. Estava em dúvida mesmo na III.
A III está correta devido a movimentação da onda no MHS. Todo o movimento da corda corresponde ao MHS em que nele é transportado. Sendo assim, temos:
Ponto A>
Ponto C>
Ponto E>
A projeção desses valores sobre um dos diâmetros de um círculo corresponde ao seu espaço total transposto a um eixo x, sendo assim a máxima elongação/deslocamento.
RafaMa- Iniciante
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos