Fuvest - MMC e MDC
3 participantes
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
Fuvest - MMC e MDC
Olá pessoal, boa tarde.
Alguém pode me ajudar no item B desse exercício?
O produto de dois números naturais a e b é 600.
a. Quais são os possíveis divisores naturais primos de a?
b. Quais são os possíveis valores do máximo divisor comum de a e b?
Obrigado desde já.
Alguém pode me ajudar no item B desse exercício?
O produto de dois números naturais a e b é 600.
b. Quais são os possíveis valores do máximo divisor comum de a e b?
- Spoiler:
- Os possíveis valores do mdc dos números a e b são: 1, 2, 5 e 10.
Obrigado desde já.
Última edição por Kaleun em Ter 07 Dez 2021, 01:09, editado 1 vez(es)
Kaleun- Iniciante
Re: Fuvest - MMC e MDC
Bom, se nós fatorarmos o número 600, teremos que 600= 2.2.2.5.5.3
Repare que temos várias opções para os valores de a e b. Porém, para nós obtermos o MDC de a e b, temos que ter um número comum para a e b, simultaneamente.
Exemplo: 2x300---> os dois são divisíveis por 2.
5x120---> os dois são divisíveis por 5
10x60 ---> os dois são divisíveis por 10.
1x600----> os dois são divisíveis por 1
3x200----> os dois não são divisíveis por 3, então 3 não faz parte.
Entendeu? temos pegar um número divisor de ambas as partes.
Repare que temos várias opções para os valores de a e b. Porém, para nós obtermos o MDC de a e b, temos que ter um número comum para a e b, simultaneamente.
Exemplo: 2x300---> os dois são divisíveis por 2.
5x120---> os dois são divisíveis por 5
10x60 ---> os dois são divisíveis por 10.
1x600----> os dois são divisíveis por 1
3x200----> os dois não são divisíveis por 3, então 3 não faz parte.
Entendeu? temos pegar um número divisor de ambas as partes.
Ceruko- Estrela Dourada
Kaleun gosta desta mensagem
Entendi Ceruko, obrigado pela resposta.
Mas uma coisa não ficou 100% clara.
Nesse exercício temos que "propor" os valores de a e b, eu fiquei em dúvida sobre quantos números devemos chutar para a e b para chegar na resposta e não perder nenhuma divisor em potencial deles.
600 tem 24 divisores, e eu fiquei tentado a tentar manejar a e b para checar cada um deles (o que ia demorar um tempão). Queria sacar qual é a manhã desse.
Abraço!
Mas uma coisa não ficou 100% clara.
Nesse exercício temos que "propor" os valores de a e b, eu fiquei em dúvida sobre quantos números devemos chutar para a e b para chegar na resposta e não perder nenhuma divisor em potencial deles.
600 tem 24 divisores, e eu fiquei tentado a tentar manejar a e b para checar cada um deles (o que ia demorar um tempão). Queria sacar qual é a manhã desse.
Abraço!
Kaleun- Iniciante
Está um "pouco" emporcalhado mas acho que dá para entender.
600 tem 24 divisores, portanto temos 12 pares {a, b} cujo produto forma esse número. Estão listados na tabela em preto.
As tabelas roxa e verde referem-se aos pares da tabela preta e seguem sua orientação posicional.
O a pode ser qualquer um dos 24 divisores de 600, logo os "divisores primos de a são {2, 3, 5}
Porém na tabela verde eu fiz os possíveis divisores primos de a E b, simultaneamente, resultando {2, 5, 10} que está em baixo da tabela. Fiz esta consideração porque ressalta que são, a menos do 1, os mesmos números do item (b).
b. Quais são os possíveis valores do máximo divisor comum de a e b? ---> tabela roxa.
Obtive o MDC para cada par (a x b) listado na tabela preta. OBS: no resultado embaixo da tabela roxa esqueci de listar o 1. Então o resultado correto é {1, 2, 5, 10}.
600 tem 24 divisores, portanto temos 12 pares {a, b} cujo produto forma esse número. Estão listados na tabela em preto.
As tabelas roxa e verde referem-se aos pares da tabela preta e seguem sua orientação posicional.
O a pode ser qualquer um dos 24 divisores de 600, logo os "divisores primos de a são {2, 3, 5}
Porém na tabela verde eu fiz os possíveis divisores primos de a E b, simultaneamente, resultando {2, 5, 10} que está em baixo da tabela. Fiz esta consideração porque ressalta que são, a menos do 1, os mesmos números do item (b).
b. Quais são os possíveis valores do máximo divisor comum de a e b? ---> tabela roxa.
Obtive o MDC para cada par (a x b) listado na tabela preta. OBS: no resultado embaixo da tabela roxa esqueci de listar o 1. Então o resultado correto é {1, 2, 5, 10}.
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
Ceruko e Kaleun gostam desta mensagem
Entendi Medeiros, muito obrigado! Melhorou muito meu entendimento dessa matéria ainda meio confusa pra mim.
Abraços aos dois colegas que ajudaram!
Abraços aos dois colegas que ajudaram!
Kaleun- Iniciante
Ceruko gosta desta mensagem
Kaleun, acho que o Medeiros conseguiu responder sua dúvida. Bastava você selecionar números simultâneos divisores tanto de "a" quanto de "b". Creio que não há uma fórmula a respeito e o único modo é fatorar e analisar os números kkkk.
Excelente explicação, Medeiros!
Excelente explicação, Medeiros!
Ceruko- Estrela Dourada
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos