PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Raciocínio Lógico (Sugestão de Livro)

5 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Raciocínio Lógico (Sugestão de Livro) Empty Raciocínio Lógico (Sugestão de Livro)

Mensagem por Convidado Seg 17 Jun 2013, 09:10

Fala gente, blz!?

Qual livro, ou o que, vcs me recomendam para o estudo de raciocínio lógico? Podem ser livros de todos os níveis de dificuldade e de aprofundamento, desde que tal livro seja altamente conceituado...

Vlw!!!

Jhenrique

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Raciocínio Lógico (Sugestão de Livro) Empty Re: Raciocínio Lógico (Sugestão de Livro)

Mensagem por RobertoPatricio Seg 17 Jun 2013, 10:46

Pra desenvolver o raciocínio lógico, nada melhor que a boa e velha matemática.

RobertoPatricio
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 160
Data de inscrição : 20/02/2013
Idade : 33
Localização : fortaleza Ce

Ir para o topo Ir para baixo

Raciocínio Lógico (Sugestão de Livro) Empty Re: Raciocínio Lógico (Sugestão de Livro)

Mensagem por Giiovanna Ter 18 Jun 2013, 14:13

Raciocínio lógico se desenvolve fazendo exercícios estilo ENEM. Não nível enem, mas que tenham estilo parecido, mas bem mais desafiadores,

Acho que nada melhor que um bom livro de análise combinatória e probabilidade para isso. Recomendo o livro do Morgado, Fundamentos de matemática elementar, mas vocênpode achar muitos outros.

Outra dica que eu tenho: Programação ajuda muito a desenvolver o raciocínio lógico. Pode parecer estranho ou bobo, mas aprender uma linguagem como C ou Java Script te ajudam a entender muitos algoritmos e resolver outros problemas de matemática. Talvez não seja o que você quer agora, quer algo mais didático, acredito eu, mas achonque não custaria você pelo menos ver sobre o assunto e pensar em aprender alguma coisa nas férias.
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Raciocínio Lógico (Sugestão de Livro) Empty Re: Raciocínio Lógico (Sugestão de Livro)

Mensagem por NewGate Ter 18 Jun 2013, 14:47

OBMEP,OBM,ENEM são legais que treinar raciocínio, principalmente para quem vai fazer rs. Recentemente achei o site do professor Joselias, ele da aulas eu acho para concursos públicos, envolvendo raciocínio lógico, no blog tem exercícios, comentários, matemática geral, pode ajudar:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
NewGate
NewGate
Jedi
Jedi

Mensagens : 240
Data de inscrição : 02/06/2013
Idade : 27
Localização : Teresina - PI

Ir para o topo Ir para baixo

Raciocínio Lógico (Sugestão de Livro) Empty Re: Raciocínio Lógico (Sugestão de Livro)

Mensagem por Matheus Fillipe Ter 18 Jun 2013, 15:36

Concordo com todos acima e ainda recomendo o primeiro volume da coleção fundamentos da matemática elementar, que faz um tratamento excelente da "antiga" teoria logica.
Matheus Fillipe
Matheus Fillipe
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 893
Data de inscrição : 19/05/2013
Idade : 26
Localização : Araxá

Ir para o topo Ir para baixo

Raciocínio Lógico (Sugestão de Livro) Empty Re: Raciocínio Lógico (Sugestão de Livro)

Mensagem por Convidado Ter 18 Jun 2013, 16:08

Não estou me referindo a exercícios para treinar o raciocínio lógico-matemático, mas me refiro a lógica formal. Aquelas teorias lógicas do fundamentos de matemática elementar são muitas pobrizinhas, eu queria uma teoria mais rica e esclarecedora.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Raciocínio Lógico (Sugestão de Livro) Empty Re: Raciocínio Lógico (Sugestão de Livro)

Mensagem por NewGate Ter 18 Jun 2013, 17:10

"Pobrezinhas"?

Conseguiu decorar a tabela verdade e todas as propriedades? Lógica não é atual já existe a muito tempo, se conseguir decorar a tabela e as propriedades vai entender qualquer questão..
NewGate
NewGate
Jedi
Jedi

Mensagens : 240
Data de inscrição : 02/06/2013
Idade : 27
Localização : Teresina - PI

Ir para o topo Ir para baixo

Raciocínio Lógico (Sugestão de Livro) Empty Re: Raciocínio Lógico (Sugestão de Livro)

Mensagem por Matheus Fillipe Ter 18 Jun 2013, 17:50

Pessoal, eu acredito que lógica pode ser tudo menos decorar. A lógica é a mãe do raciocínio e a teoria lógica, que é antiga mesmo, tem a função de formalizar os processos de raciocínio lógico. Assim como a matemática não é feita de equações e sim de conceitos, a lógica, que está acima de tudo, é gerada pela compreensão de um fenômeno,a formalização, assim como a equação para o resto da matemática, concretiza o que é fundamentado.
Jhenrique, você quer algo aplicado do tipo álgebra booleana?
Matheus Fillipe
Matheus Fillipe
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 893
Data de inscrição : 19/05/2013
Idade : 26
Localização : Araxá

Ir para o topo Ir para baixo

Raciocínio Lógico (Sugestão de Livro) Empty Re: Raciocínio Lógico (Sugestão de Livro)

Mensagem por Rock6446 Ter 18 Jun 2013, 22:32

Aqui está um material de lógica elementar que eu estudei por um tempo: 

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Eu usei esse site e o livro do Iezzi.
Rock6446
Rock6446
Jedi
Jedi

Mensagens : 242
Data de inscrição : 26/05/2012
Idade : 29
Localização : Brasília, DF, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Raciocínio Lógico (Sugestão de Livro) Empty Re: Raciocínio Lógico (Sugestão de Livro)

Mensagem por Convidado Qua 19 Jun 2013, 14:12

Essa ideia de decorar a tabela verdade não é nem um pouco esclarecedora...

Por exemplo

Eu particularmente não entendo e infiro nada de

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Por outro lado, acho muito mais intuitivo dizer que a solução do seguinte sistema

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

é x=1 e y=1

Com um pouquinho de lógica percebe-se que a proposição solução é verdadeira somente se a proposição x e a proposição y forem verdadeiras também. Caso uma das proposições x ou y forem falsas, então a proposição solução, isto é, a resposta, também será.

Não é uma questão de contextualização, é uma questão de explicação mesmo. Venho observando que aqueles que ensinam matemática usam cada vez menos a língua portuguesa para esclarecer os mecanismos dos fatos. Isso é tão evidente que o livro do Iezzi aborda certas proposições, fornece a tabela verdade e nem se quer dá um exemplo concreto a respeito.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Raciocínio Lógico (Sugestão de Livro) Empty Re: Raciocínio Lógico (Sugestão de Livro)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos