PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cesupa

4 participantes

Ir para baixo

Cesupa Empty Cesupa

Mensagem por digoferrari1995@gmail.com Sex 24 maio 2013, 16:29

O clima em Belém é caracterizado por temperaturas em torno de 30o
C e umidade relativa do
ar em torno de 80%. Julgue as afirmativas abaixo sobre algumas conseqüências da temperatura
e da umidade relativa do ar em nossa cidade:
I - A sensação de calor de uma pessoa, que está associada à taxa de evaporação do suor, é
menor em Belém do que em outra cidade à mesma temperatura e com menor umidade;
II – Em um recinto fechado, a redução da temperatura ao anoitecer produz um aumento da
umidade relativa do ar;
III – Considerando recintos fechados com a mesma umidade relativa e temperaturas diferentes, o
ambiente de maior temperatura possui maior quantidade de vapor d’água no ar;
IV – Ao se retirar uma lata de refrigerante geladeira ela fica mais molhada se a umidade relativa
do ar for menor.
São verdadeiras apenas as afirmativas:
A) I e II
B) II e III Resposta.
C) III e IV
D) II e IV

Não entendi as afirmativas corretas.
digoferrari1995@gmail.com
digoferrari1995@gmail.com
Jedi
Jedi

Mensagens : 275
Data de inscrição : 20/06/2012
Idade : 28
Localização : São Paulo, SP Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cesupa Empty Re: Cesupa

Mensagem por Dinheirow Dom 26 maio 2013, 02:04

I-(Falso) Em uma cidade com menor umidade de vapor, o suor expelido pelo nosso corpo se torna mais suscetível a evaporar porque a fase de agregação das moléculas do ar consegue aceitar mais moléculas de água
II-(Verdadeiro) Você pode imaginar o ar como sendo o solvente e a água, o soluto. Se diminuirmos a temperatura, o coeficiente de solubilidade da água no ar diminui e o vapor tende se saturar. Ou, Você pode pensar da seguinte maneira: diminuindo a temperatura, haverá menos espaço entre as moléculas de ar e, à medida que elas se aproximam, o volume para uma certa quantidade de moléculas diminui, ou seja, a densidade de vapor no recinto aumenta e, por conseguinte, a umidade em relação ao volume do ar também aumenta
III-(Verdadeiro)O raciocínio é análogo ao item II, com a mesma umidade relativa e temperaturas diferentes, o ambiente de maior temperatura possui maior quantidade de vapor d’água porque há mais espaço entre as moléculas de ar
IV-(Falso) Quanto maior a umidade relativa, quando o ar se choca com um corpo mais frio, mais moléculas de águas podem se condensar
Dinheirow
Dinheirow
Jedi
Jedi

Mensagens : 263
Data de inscrição : 12/06/2012
Idade : 29
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cesupa Empty Re: Cesupa

Mensagem por deryck Ter 09 Set 2014, 23:01

alguem poderia re-explicar essa que eu não consegui entender ainda :/ minha duvidas são: ao reduzir a temperatura do ambiente,no caso da II,as moléculas de vapor não condensariam?? e oque influencia o recinto ser fechado?

deryck
Iniciante

Mensagens : 43
Data de inscrição : 13/04/2014
Idade : 27
Localização : rj

Ir para o topo Ir para baixo

Cesupa Empty Re: Cesupa

Mensagem por Carlos Adir Qua 10 Set 2014, 14:17

Considerando que a quantidade de agua suspensa no ar(umidade) não se condense, ao diminuir a temperatura de um corpo, seu volume diminui mas não a quantidade de materia.
Se pegar um determinado volume de 1m³ e resfria-lo, a quantidade das moleculas de agua não diminuirá mas sim seu volume, e para ocupar 1m³ de um ambiente frio, precisará de mais moléculas de agua, consequentemente, em 1m³ de um ambiente frio terá mais moléculas de agua em relação a 1m³ de um ambiente quente.
Veja, as moléculas presentes no ar não condensam tanto quanto às que evaporam. Em um refrigerante por exemplo, as moleculas de agua se condensam quando tocam uma superficie fria. Mas caso o ar esteja na mesma temperatura que o redor, as moléculas de agua não se condensam. Quando resfria um determinado ambiente, resfria tanto o ar e as moleculas de agua quanto aos redores.
Influencia um recinto fechado, pois na alternativa mostra "ao anoitecer", a diminuicao da temperatura do conjunto é demorada, caso esteja em ar livre, pode "escapar" uma quantidade de umidade por exemplo.

____________________________________________
← → ↛ ↔️ ⇌ ⇔ ⇐ ⇒ ⇏ ➥
⁰ ¹ ² ³ ⁴ ⁵ ⁶ ⁷ ⁸ ⁹ ⁺ ⁻ ⁼ ⁽ ⁾ º ª ⁿ ⁱ
₀ ₁ ₂ ₃ ₄ ₅ ₆ ₇ ₈ ₉ ₊ ₋ ₌ ₍ ₎ ₐ ₑ ₒ ₓ ₔ
∴ ≈ ≠ ≡ ≢ ≤ ≥ × ± ∓ ∑ ∏ √ ∛ ∜ ∝ ∞
∀ ∃ ∈ ∉ ⊂ ⊄ ⋂ ⋃ ∧ ∨ ℝ ℕ ℚ ℤ ℂ
⊥ ║ ∡ ∠ ∢ ⊿ △ □ ▭ ◊ ○ ∆ ◦ ⊙ ⊗ ◈
Αα Ββ Γγ Δδ Εε Ζζ Ηη Θθ Ιι Κκ Λλ Μμ Νν Ξξ Οο Ππ Ρρ Σσς Ττ Υυ Φφ Χχ Ψψ Ωω ϑ ϒ ϖ ƒ ij ℓ
∫ ∬ ∭ ∳ ∂ ∇ 
♏️  ℛ ℜ ℰ ℳ ℊ ℒ
Carlos Adir
Carlos Adir
Monitor
Monitor

Mensagens : 2820
Data de inscrição : 27/08/2014
Idade : 28
Localização : Gurupi - TO - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cesupa Empty Re: Cesupa

Mensagem por deryck Qua 10 Set 2014, 21:23

corrija-me se eu estiver errado,vamos la,o meu corpo possui 1m³ de volume e estaria em contato com o ar,sendo que o mesmo possui vapor,quando eu reduzir a temperatura ambiente diminuirei o grau de agitação molecular e logo terá mais moléculas ocupando um espaço pequeno.logo se antes tivessem 100 moléculas de vapor em contato ao meu corpo, agora terá 120 << suposição. então a pressão exercida pela vapor é maior,e eu sentiria mais abafado já que o vapor diminui a evaporação.usei isso com uma ideia minha e juntei um pouco com a sua... Se alguém quiser acrescentar algo a minha ideia eu agradeço pois se tiver algo mesmo que minimo ou a ideia esteja carecendo de informações passar um tempo vira uma bola de neve...


e na parte do "oq influenciaria o recinto estar aberto ou fechado?" vc diz isso pelo fato de causas externas? tipo um vento bater na área analisada e carregar um pouco do vapor presente,isso? 

agora uma outra ideia se eu tenho um ambiente aberto e a temperatura cai cada vez mais,desconsiderando o vento,teriamos uma umidade relativa maior do q considerando um recinto fechado certo?pq com a diminuição da temperatura o fluidos ocupariam espaços cada vez menores e a parte de baixo ficariam mais "preenchida" do que considerando um ambiente fechado certo esse pensamento?se estiver qualquer coisinha errada peça que alguem me corrija.

e por ultimo esse efeito de diminuição do espaço ocupado por um determinado fluido é muito superior,dizendo no aumento ou diminuição da umidade relativa, ao da condensação do mesmo?pq inicialmente eu considerei que as paredes do recinto ficariam umidas e umidade relativa do ar diminui,por causa da condensação do vapor.

deryck
Iniciante

Mensagens : 43
Data de inscrição : 13/04/2014
Idade : 27
Localização : rj

Ir para o topo Ir para baixo

Cesupa Empty Re: Cesupa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos