Quadrilátero reverso
2 participantes
Página 1 de 1
Quadrilátero reverso
Considere um quadrilátero reverso e três segmentos: o primeiro com extremidades nos pontos médios de dois lados opostos, o segundo com extremidades nos pontos médios dos outros dois lados opostos, o terceiro com extremidades nos pontos médios das diagonais. Prove que esses três segmentos se interceptam num ponto.
Pensei no seguinte, mas não estou conseguindo completar o raciocínio:
Pensei no seguinte, mas não estou conseguindo completar o raciocínio:
- Spoiler:
- Os pontos médios nos lados do quadrilátero são vértices de um paralelogramo e os dois primeiros segmentos traçados são diagonais desse paralelogramo. Então, devem se cortar num ponto.
Se provássemos que as retas que passam por esses três segmentos são intersecções de planos distintos e secantes dois a dois, o terceiro segmento deveria concorrer nesse mesmo ponto que as diagonais concorrem. (teorema dos três planos secantes).
O problema é que não estou conseguindo enxergar esses planos. Sei que os dois primeiros segmentos são coplanares, por serem concorrentes.
Gabriel Rodrigues- Matador
- Mensagens : 1148
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 28
Localização : São Carlos, SP
Re: Quadrilátero reverso
Construímos o quadrilátero reverso com os vértices nas bordas das bases de um cilindro reto de altura h. Verificamos que as diagonais deste tipo de quadrilátero não se cruzam e são reversas.
O segmento r, que tem suas extremidades nos pontos médios dos diâmetros das bases, é o próprio eixo axial do cilindro e seu ponto médio está a meia altura deste (h/2).
O segmento s, cujas extremidades são pontos médios de arestas de mesmo tamanho e simétricas em relação ao eixo do cilindro, é a diagonal de um círculo concêntrico ao círculo da meia altura. Portanto s cruza r no seu ponto médio e s_|_r.
As diagonais são, também, segmentos simétricos em relação ao eixo axial do cilindro e ambas de mesmo tamanho; portanto seus pontos médios ficam na borda de um círculo concêntrico ao da meia altura. Logo o segmento t, cujas extremidades são tais pontos, é uma diagonal deste círculo e, desta forma, passa pelo ponto médio de r e também lhe é perpendicular.
Obs.: não estudei a possível perpendicularidade entre s e t.
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR
Tópicos semelhantes
» Diagonais do quadrilátero reverso
» Quadrilátero
» Ciclo reverso de Carnot
» Quadrilátero
» quadrilátero
» Quadrilátero
» Ciclo reverso de Carnot
» Quadrilátero
» quadrilátero
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos