PG infinita
+2
Berchades
Lukash10
6 participantes
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
PG infinita
Um prisioneiro está preso em uma masmorra incrivelmente escura. Nessa masmorra, há três túneis: o primeiro leva à saída em 1 hora, o segundo leva à saída em 3 horas e o terceiro faz com que o prisioneiro retorne à masmorra em 6 horas (depois que o prisioneiro retorna à masmorra, ele está muito atordoado e não consegue mais reconhecer os túneis). O tempo médio que o prisioneiro levará para sair desta masmorra é de, aproximadamente:
Resposta: 5 horas
Valeu
Resposta: 5 horas
Valeu
Berchades- Padawan
Re: PG infinita
Baita confusão. Quem criou essa questão?
Leonardo Sueiro- Fera
Nao tem sentido isso aí ...
Lukash10- Recebeu o sabre de luz
Olha só, como as portas tem o mesmo peso:
Na porta 1 temos: 1 hora
Na porta 2 temos: 3 horas
Na porta 3 como ele não reconhece mais os tuneis, ou vai na 1 ou vai na 2, e o tempo médio disso vai ser: [(6 +1) + (6 + 3)]/2 = 8 horas
Então: (1 + 3 + 8 )/3 = 4 horas
Dá uma conferida no gabarito.
Na porta 1 temos: 1 hora
Na porta 2 temos: 3 horas
Na porta 3 como ele não reconhece mais os tuneis, ou vai na 1 ou vai na 2, e o tempo médio disso vai ser: [(6 +1) + (6 + 3)]/2 = 8 horas
Então: (1 + 3 + 8 )/3 = 4 horas
Dá uma conferida no gabarito.
pedroita- Recebeu o sabre de luz
A questão é essa mesmo e ta certo o gabarito. A dica que eu tenho é que é pra usar pg infinita.
Berchades- Padawan
Muito mal formulada a questão. Impossível decifrar.
Leonardo Sueiro- Fera
Mas está claro o que deve ser feito na questão. O problema é como fazer. Você tem 3 túneis, só que um deles não leva até a saída da masmorra, então o prisioneiro ficaria preso para sempre. Temos que achar o tempo médio que um preso demora pra sair da masmorra. Ele pode demorar 1 hora (se entrar no primeiro túnel), 3 horas (se entrar no segundo túnel) ou pode ficar preso eternamente se entrar no último túnel. O exercício pede o tempo médio dessas situações.
Berchades- Padawan
O tempo médio é infinito, ué ...
Leonardo Sueiro- Fera
Eu pensei da seguinte forma
o prisioneiro tem somente duas formas de sair da masmorra
Que poderá ser feito pelo túnel que leva 1 h para sair ou pelo túnel que leva 3 h para sair ou o prisioneiro pegará o túnel que leva 6 h para voltar a masmorra
Logo as probabilidades são
1/3->1h
1/3->3h
1/3_>6h (o que deveremos abrir em mais um caso
Então a probabilidade seguirá raciocínio análogo porém partindo de que o prisioneiro pegou o túnel que leva 6 h
1/3.1/3_>1h+6h
1/3.1/3->3h+6h
1/3.1/3->6h+6h (Mais um caso !)
O que nos leva a perceber que a probabilidade de o prisioneiro ficar preso ETERNAMENTE na masmorra o é ínfima
O que nos permite dizer que a probabilidade do prisioneiro sair é maior do a de ele ficar preso
Então supondo que ele saia após pegar o túnel de 6h uma vez
o tempo médio seria de
[1+3+(1+3)+(3+6)]/4 = 5 horas
Mas amigos este resultado é extremamente hipotético . Entretanto foi o único que fez sentido pra mim até o momento .
Por favor se acharem algum erro me CORRIJAM , façam qualquer coisa mas não permitam manter um raciocínio errado para uma questão tão difícil com esta .
Estou aberto à discussões .
Perdoem me mas tive uma ideia de última hora mas fiquei com preguiça de apagar o resto
O fato da suposição de entrar duas vezes no túnel de 6h pode ter como suporte a PG infinita das probabilidades
1ª vez 1/3
2ª vez 1/9
3ª vez 1/27
.
.
.
Então a soma da PG é (1/3)/[1-(1/3)]=2
Daí a suposição de ter entrado no túnel de 6h duas vezes
o prisioneiro tem somente duas formas de sair da masmorra
Que poderá ser feito pelo túnel que leva 1 h para sair ou pelo túnel que leva 3 h para sair ou o prisioneiro pegará o túnel que leva 6 h para voltar a masmorra
Logo as probabilidades são
1/3->1h
1/3->3h
1/3_>6h (o que deveremos abrir em mais um caso
Então a probabilidade seguirá raciocínio análogo porém partindo de que o prisioneiro pegou o túnel que leva 6 h
1/3.1/3_>1h+6h
1/3.1/3->3h+6h
1/3.1/3->6h+6h (Mais um caso !)
O que nos leva a perceber que a probabilidade de o prisioneiro ficar preso ETERNAMENTE na masmorra o é ínfima
O que nos permite dizer que a probabilidade do prisioneiro sair é maior do a de ele ficar preso
Então supondo que ele saia após pegar o túnel de 6h uma vez
o tempo médio seria de
[1+3+(1+3)+(3+6)]/4 = 5 horas
Mas amigos este resultado é extremamente hipotético . Entretanto foi o único que fez sentido pra mim até o momento .
Por favor se acharem algum erro me CORRIJAM , façam qualquer coisa mas não permitam manter um raciocínio errado para uma questão tão difícil com esta .
Estou aberto à discussões .
Perdoem me mas tive uma ideia de última hora mas fiquei com preguiça de apagar o resto
O fato da suposição de entrar duas vezes no túnel de 6h pode ter como suporte a PG infinita das probabilidades
1ª vez 1/3
2ª vez 1/9
3ª vez 1/27
.
.
.
Então a soma da PG é (1/3)/[1-(1/3)]=2
Daí a suposição de ter entrado no túnel de 6h duas vezes
Edson Catão- Recebeu o sabre de luz
note que ao pegar o ultimo caminho e voltar ao inicio, ele tem as mesmas chances das condiçoes iniciais de escolher os caminhos certos, logo a media x e dada por:
x=(1+3+6+x)/3 --> 2x=10 --> x=5
x=(1+3+6+x)/3 --> 2x=10 --> x=5
dlemos- Jedi
Página 1 de 2 • 1, 2
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos