Propriedades Periódicas
2 participantes
Página 1 de 1
Propriedades Periódicas
Em relação as propriedades periódicas, classifique os seguintes questionamentos em verdadeiro ou falso, justificando cada resposta:
I) A condutibilidade elétrica de uma solução de KCl é menor em relação a condutibilidade de uma solução de NaCl.
II) O átomo de 7N libera energia ao receber um elétron na fase gasosa.
III) Ao receber um elétron na fase gasosa, o átomo de 9F absorve energia.
Ainda não possuo o gabarito de tal questão, por isso gostaria de uma resolução integral. De já, agradeço!
I) A condutibilidade elétrica de uma solução de KCl é menor em relação a condutibilidade de uma solução de NaCl.
II) O átomo de 7N libera energia ao receber um elétron na fase gasosa.
III) Ao receber um elétron na fase gasosa, o átomo de 9F absorve energia.
Ainda não possuo o gabarito de tal questão, por isso gostaria de uma resolução integral. De já, agradeço!
Anderson_007- Recebeu o sabre de luz
Re: Propriedades Periódicas
I) Devido ao fato da Energia reticular (Er = KQq/d --> simplificada) do KCl ser menor, uma vez que o potássio apresenta maior raio, a condutividade desse sal é maior que a do NaCl. (F)
II) Ao receber um elétron, o Nitrogênio atinge um nível de energia mais estável, pelo fato de ter alta afinidade eletrônica, havendo, portanto, liberação de energia. (V)
III) Pelo mesmo motivo do segundo item. (F)
Já tem gabarito?
II) Ao receber um elétron, o Nitrogênio atinge um nível de energia mais estável, pelo fato de ter alta afinidade eletrônica, havendo, portanto, liberação de energia. (V)
III) Pelo mesmo motivo do segundo item. (F)
Já tem gabarito?
schow- Jedi
É isso mesmo, muito obrigado schow.
Só fiquei em dúvida em um aspecto: a estabilidade está relacionada à ligação química, se o nitrogênio estivesse isolado e no estado gasoso seria correto dizer que ao receber um elétron ele simplesmente liberaria energia, certo? Isso por que, analogamente, quem perde um elétron precisa receber energia.
Dá pra notar bem isso pelas equações de Bohr:
E = 13,6/Ni² - 13,6/Nf²
Só fiquei em dúvida em um aspecto: a estabilidade está relacionada à ligação química, se o nitrogênio estivesse isolado e no estado gasoso seria correto dizer que ao receber um elétron ele simplesmente liberaria energia, certo? Isso por que, analogamente, quem perde um elétron precisa receber energia.
Dá pra notar bem isso pelas equações de Bohr:
E = 13,6/Ni² - 13,6/Nf²
Essa questão trata, principalmente nos dois últimos itens, do conceito de afinidade eletrônica, que é a energia liberada por um átomo, gasoso e no estado fundamental, quando recebe um elétron. Os elementos F e N apresentam grande afinidade eletrônica.
Eu acho que essa equação que escreveu só serve para as espécies hidrogenoides, a equação para outros elementos deve ser mais complicada, mas para entender o princípio de como isso funciona ela ajuda.
Eu acho que essa equação que escreveu só serve para as espécies hidrogenoides, a equação para outros elementos deve ser mais complicada, mas para entender o princípio de como isso funciona ela ajuda.
schow- Jedi
Muito obrigado schow. E quanto à equação, ele é destinada mesmo aos hidrogenoides, esqueci-me!